4 truques de maquiagem para disfarçar sintomas da menstruação

Aprenda como disfarçar com maquiagem sinais comuns da menstruação, como acne, olheira, manchas na pele e até inchaço

0 698

menstruação

Se sofrer de cólica e alterações de humor durante o período menstrual já é ruim, para muitas mulheres essa “tal semana” é um pesadelo ainda maior já que as mudanças hormonais acabam trazendo também sinais visíveis na pele, como acne, olheiras, manchas vermelhas e pontos de inchaço. Ruim, né?

Se você faz parte desse time, não precisa se preocupar. Separei quatro técnicas de maquiagem (e outra diquinhas também!) para você disfarçar e amenizar esses sinais da menstruação e manter sua aparência natural, mesmo durante “aqueles dias”. Espia só!

Disfarçando as espinhas
Por causa da enorme variação nos hormônios, é normal aparecem espinhas na região do colo, pescoço e mandíbula durante o período de menstruação, inclusive nas mulheres mais velhas. Elas normalmente são internas e bem doloridas. Portanto, o mais indicado é prevenir o aparecendo dessas erupções ao invés de trata-las. Como? Limpando muito bem a pele pelo menos duas vezes ao dia com água gelada, sabonete neutro e adstringente, inclusive alguns dias antes da sua menstruação começar. E se mesmo assim uma espinha ou outra aparecer, aposte nos corretivos em bastão já que são mais secos e vão durar o dia todo. Só tome cuidado para não passar o corretivo apenas sobre a espinha deixar sua pele com tons diferentes. Lembre-se que ela precisa estar uniforme para garantir um efeito natural! Finalize a maquiagem aplicando um pó para diminuir a oleosidade da pele (e ajudando a impedir o surgimento de novas espinhas) e borrife um pouco de finalizador para garantir que a maquiagem dure o dia todo.

(Benefit Cosmetics Lemon Aid Concealer – $ 20/ NARS Concealer in Pale Yellow – $25 / Bobbi Brown Creamy Concealer Kit – $ 35 / Clinique Yellow Concealer – $ 30)

(Benefit Cosmetics Lemon Aid Concealer – $ 20/ NARS Concealer in Pale Yellow – $25 / Bobbi Brown Creamy Concealer Kit – $ 35 / Clinique Yellow Concealer – $ 30)

Escondendo olheiras e manchas na pele
Não adianta, na semana da sua menstruação os corretivos se tornarão seus principais aliados, principalmente os coloridos! São eles quem vão conseguir disfarçar a aparência funda das olheiras e outras manchas mais escures, amareladas ou vermelhas na pele. Aliás, sabia que, durante a menstruação, as chances dessas manchas aparecerem aumenta em 30% se você não dormir bem, se alimentar direito, nem aplicar protetor solar todos os dias? Um perigo, né? Portanto, use o corretivo rosa para amenizar a aparência das marcas fundas das olheiras e diminuir a ilusão de profundidade e aposte no corretivo verde para esconder manchas na pele causadas pelo sol, acne e vasinhos dilatados.

(Contém 1g – R$ 37,90 / Bobbi Brown Creamy Corrector – $ 30 / NYX Concealer in Pink – $ 110)

(Contém 1g – R$ 37,90 / Bobbi Brown Creamy Corrector – $ 30 / NYX Concealer in Pink – $ 110)

Iluminando a pele pálida
Você já deve ter passado por isso: na semana da sua menstruação você nota o quanto rosto e está pálido e “sem vida” quando está limpo e sem maquiagem. Essa queixa é comum entre a maioria das mulheres, mas tem solução. Tudo o que você precisa é no seu kit maquiagem o trio “bronzer, blush e iluminador”. Eu mesma não saio sem eles!! Na frente do espelho finja que está mandando um beijo para você mesma e aplique o bronzer (um pó um ou dois tons mais escuros que o da sua pele) na região mais funda formada pelas bochechas. Lembre-se que esse traço precisa ser bem reto e na diagonal, formando uma linha entre sua orelha e seus lábios. Em seguida, passe uma boa camada de blush um dedo acima do bronzer, esfumando os dois produtos com um pincel grosso em movimentos leves. Finalize com o iluminador nas têmporas, região próxima ao canto externo dos olhos. Vale também pincelar levemente a testa, nariz e queixo com o pincel que você usou para esfumar o blush e o bronze para dar um ar mais saudável ao rosto, como se sua face estivesse coradinha de sol.

Sugestões de onde aplicar o bronzer (marrom) e o iluminador (branco) para deixar a pele mais bonita e com ar saudável e natural

Sugestões de onde aplicar o bronzer (marrom) e o iluminador (branco) para deixar a pele mais bonita e com ar saudável e natural

Diminuindo a impressão de inchaço
É quase impossível passar pela semana da menstruação sem sentir pernas e barriga um pouquinho inchadas. Antes de ensinar um bom truque com maquiagem, o recado principal é prevenir! Como? Evitando nesses dias roupas muito apertadas como calças jeans e leggings. Prefira roupas mais soltinhas, como vestidos e batas, dando destaque para os decotes (como o V ou ombro a ombro), para desviar a atenção para a área do colo. Nos pés, deixe de lado as bocas de cano alto (que prender a circulação do sangue nas panturrilhas e tornozelo) e aposte em calçados leves e confortáveis, como sapatilhas, tênis, botas de cano baixo ou rasteirinhas.
Para quem for expert em maquiagem, vale fazer como Kim Kardashian e apostar no strobing – técnica que usa a maquiagem para realçar pontos fortes e corrigir imperfeições. Basta passar pelo corpo um pouco de iluminador nas áreas que você gostaria de destacar, como o colo por exemplo, e aplicar um pouco de bronzer (pó escuro) nos pontos de inchaço para diminuir e suavizar medidas. Mas atenção: esse “contorno” precisa ser muito sutil e bem esfumado, para criar a impressão de bronzeado natural da pele. No YouTube você encontra vários tutoriais de strobing corporal. Que tal dar uma olhada?

Lembre-se que a menstruação só dura alguns dias e isso não deve abalar sua autoestima. Unindo essas técnicas de maquiagem com uma alimentação balanceada, boas horas de sono e alguns tratamentos estéticos, como massagem, drenagem e peelings, tenho certeza que você vai passar por “aqueles dias” mais linda do que nunca.

Bjs,
Fabi Scaranzi