Menu
 10648
Como escolher as plantas certas para a sua varanda
Mesmo que mora em apartamento pode ter um jardim para chamar de seu! Saiba quais espécies de plantas escolher e como cuidar para que elas cresçam fortes e saudáveis, mesmo em um espaço com muito vento e pouca luz
varanda-gourmet-para-comer

(Imagem: donncha.net)

Quem mora em apartamento sabe o sacrifício que é conseguir fazer com que plantas e flores cresçam fortes e bonitas em áreas com pouca luz e muito vento. Mas engana-se quem pensa que não dá pra aproveitar terraços e varandas pra fazer um jardim bem bonito, só é preciso levar alguns fatores em consideração antes de escolher as plantas ou flores pra plantar:

– Sol
– Vento
– Clima
– Posicionamento dos prédios ao redor
– Finalidade da muda escolhida
– Tamanho do vaso para a planta
– Substrato correto para determinada espécie
– Quantidade de água suficiente para fazer sua planta crescer forte e saudável
– Adubo e poda necessários para que sua planta não perca a força conforme for crescendo

Escolhendo a planta certa
Algumas espécies de plantas e flores são realmente lindas, mas será que as condições de sol e clima da sua sacada ou varanda são suficientes para fazê-las crescer cada vez mais saudáveis? Dá uma olhada nas espécies indicadas para cada tipo de varanda e escolha já a sua.

Varandas em andares baixos
Quem mora em andares baixos tem sorte, já que a maioria das plantas se desenvolve bem nessas condições. A Cruzia, tanto em arbusto ou arvoreta, pode ser uma boa opção, mas precisa ser podada constantemente já que pode atingir até 6 metros de altura.

Quer mais opções?

– Orquídeas
– Bromélias
– Samambaias
– Heras
– Brilhantinas
– Ripsális
– Peperômias
– Marantas

Varandas em andares altos
Esse tipo de varanda normalmente recebe muito vento todos os dias, por isso, o melhor é evitar plantas altas e com troncos finos, já que elas se quebram facilmente. Uma opção certeira é a Pata de Elefante, já que seus troncos são fortes, baixos e com folhas fortes, além de não precisaram de muita luz.

Dá uma olhada nessas outras espécies:

– Cactáceas
– Crotón
– Suculentas
– Aspargos
– Frutas cítricas
– Jabuticabas
– Espada de São Jorge

Varandas com muito vento
Aqui, quanto maior o vaso e mais rústica a planta, melhor. O motivo? Elas têm crescimento lento e se adaptam ao clima, além de tolerarem muito bem temperaturas mais baixas, como o Pitosporo, por exemplo.

Outras:

– Kaizuka
– Azaleia
– Viburno
– Podacarpo
– Gardênia
– Lança

Varandas com sol pela manhã
Sacadas com alta incidência de sol até as 10h da manhã recebem muito bem plantas que se adaptam à meia sombra, como o Antúrio. Só tome cuidado para que os raios solares não queimem as folhas das plantas. Se for o caso, o deixa-las na varanda apenas por algumas horas.

Mais espécies:

– Lírio da Paz
– Clívia
– Bromélias
– Hosta
– Begônias

Varandas com sol durante a tarde
Na hora de comprar suas plantas, procure por espécies bem rústicas, como a Strelitzia, já que elas suportam bem o sol pleno e a radiação intensa. A Strelitzia, aliás, além de resistentes, são lindas, coloridas e podem ficar expostas ao sol o dia inteiro. Bom, né?

Quer outras? Olha aí:

– Bougainvillea
– Solano
– Bela Emília

Varandas com chuva frequente
Quem mora em regiões chuvosas normalmente sofre pra fazer uma planta vingar, mas não por causa da chuva em si, já que a maioria se adapta bem a essas condições, e sim porque a maioria dos vasos não drenam a água o suficiente, fazendo o recipiente inundar e, com o tempo, apodrecendo a muda. Aí, o segredo é escolher espécies de plantas que precisam de rega abundante, como o Buxinho.

Ou então:

– Clúsia
– Bulbine
– Moreia
– Agave

Anotou? Eu, que adoro um jardim bem bonito e decorado, já estou de olho para redecorar o meu. Depois me conte qual espécie escolheu para o seu, ok?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: bbel.uol.com.br


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO ESTILO
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação