Menu
 5430
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
A B C da beleza! O significado das palavras famosas nos salões
Entender a linguagem usada nos salões pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, criei esse dicionário da beleza com as 20 palavras mais usadas por cabeleireiros e maquiadores para pôr um fim de vez às suas dúvidas!

DESTAQUE

Não importa o quanto a gente se interesse pelo mundo da beauté, a cada ida nos salões de beleza ouvimos um termo novo, seja pra falar de make, cabelos ou até cosméticos. Aí fica difícil não se sentir perdida!

Normalmente em inglês, alguns nomes foram criados para explicar o comprimento de alguns cortes, produtos para dar um up na maquiagem e até tratamentos de beleza para deixar a pele ainda mais bonita.

Pra você ficar por dentro dos termos que andam rolando por aí, separei as 20 palavras do universo da beleza que estão sendo super faladas por cabeleireiros e make-up artists hoje!

Água micelar: novidade no mercado de cosméticos, esse produto remove impurezas – inclusive a maquiagem – sem agredir ou irritar a pele. E como suas fórmulas, em geral, são isentas de álcool e agentes químicos (como parabenos e conservantes), é muito indicada para peles sensíveis.

AGUA

Baking: é a técnica de maquiagem que tem como objetivo criar uma pele iluminada e já é usado há muito tempo por quem usa maquiagem pesada diariamente. Foi apelidado como o “novo contorno” e inclusive já foi testado pelo maquiador de Kim Kardashian, Mario Dedivanovic.

BB Cream: é o nome do um produto que mudou a forma como as mulheres lidam com maquiagem no dia a dia. Prático, ele reúne várias etapas em um único frasco: hidrata a pele, suaviza imperfeições, uniformiza, ilumina, tem ação antibrilho e protege dos raios UV.

Blur: os produtos que fazem o efeito Blur, são conhecidos por criarem um “Photoshop” no rosto, escondendo as rugas, linhas de expressão e minimizar os poros.

Bob: corte com base reta na altura da nuca, ganhou notoriedade com Coco Chanel e depois foi rebatizado na sua nova versão.

BOB

Contouring: técnica de contorno, tanto no rosto quanto nos cabelos, a fim de disfarçar pequenos defeitos, reduzir medidas e destacar os pontos fortes. Basicamente, a contouring esculpe o rosto por meio de um jogo de luz e sombra criado com produtos como iluminador e pó bronzeador.

Cushion Make Up: é uma nova forma de embalar produtos líquidos e em gel, que se apresentam de forma compacta e vêm com uma esponja built-in, que dispensa uma quantidade equilibrada do produto em cada pincelada.

Decapagem: técnica que remove os pigmentos de colorações dos fios.

DECAPAGEM

Glossy: efeito de maquiagem que deixa a pele mais molhadinha, quase parecendo suada, como se estivesse com gloss nas têmporas. Esse efeito é bastante usado no verão, pois dá um aspecto saudável e adere bem à pele. Para os cabelos, quando os fios estão molhados de gel ou spray de acabamento molhado, também podem ser considerados glossy.

High-tech: maquiagem feita através de um equipamento conhecido também como “airbrush”, que substitui os pincéis por uma pistola que utiliza ar comprimido para reforçar os efeitos da maquiagem, dar o efeito perfeito e natural ao rosto e fixar o make por mais tempo.

Lip balm: é o nome em inglês dos hidratantes labiais. Ótimo para quem fica com a boca ressecada em dias frios ou quando toma sol.

Long bob: corte reto com pontas desconectadas e comprimento que varia da altura do queixo até os ombros. É uma opção versátil que entrou para a modinha em 2013 e continua até hoje.

LONG BOB

Matizar: remover a pigmentação amarelada dos fios loiros ou grisalhos, resultado do acúmulo de poluição e fatores externos. Pode ser feita em casa com xampus matizadores, aqueles em tom de roxo.

Messy: técnica que pode ser aplicada tanto nos cabelos longos quanto nos médios. O messy hair nada mais é do que fios um pouco mais volumosos e levemente ondulados nas pontas, modelados com mousse ou pomada.

Multimasking: é o nome dado à ideia de usar diversas máscaras para o rosto ao mesmo tempo, em áreas diferentes. Você pode usar uma para cuidar da oleosidade na zona T, outra para hidratar a região dos olhos ou cuidar dos cravinhos no nariz, entre outras opções.

Ombré hair: velho conhecido nos salões, esse efeito “sombreado”, em francês, consiste em clarear os fios em degradê, deixando a raiz com o tom natural do cabelo.

Pixie: corte curto e desconectado, também conhecido como “joãozinho”. Recentemente, ganhou notoriedade com Anne Hathaway, Jennifer Lawrence e Coco Rocha.

PIXIE

Primer: queridinho dos profissionais de beleza, o primer deve ser aplicado diretamente na pele antes de qualquer item de make. Sua função é preparar o terreno para os produtos e ajudar a preservá-los no rosto por mais tempo.

Strobing: é a mais recente técnica de beleza para acentuar e destacar as características faciais que a luz natural ressalta em nosso rosto como o osso da sobrancelha, bochechas, nariz e o arqueado da boca. Você pode usar um iluminador ou sombras claras para jogar mais luz às áreas altas do rosto, como têmporas, queixo, testa e topo do nariz.

Sun kissed: efeito de coloração no cabelo que parece que os fios foram queimados pelo sol. Eles ficam com leves mechas mais claras, mais concentradas nas pontas.

Fim das dúvidas?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: GettyImage


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação