Como fazer vinho quente e quentão para sua festa junina

Tem coisa mais gostosa do que os pratos de festa junina? Eu adoro! Aprenda já duas receitas clássicas de vinho quente e quentão para deixar sua festa ainda mais tradicional

1 1019

Como entrar em junho sem pensar em festa junina? Eu adoro! Além da festa ser super animada, a comida é tão gostosa que fica até difícil escolher o que experimentar primeiro. E se as guloseimas são um clássico dessa festa brasileira tão tradicional, algumas bebidas também são!

Afinal, tem como pensar em festa junina sem lembrar que vinho quente e quentão? Impossível, né? Elas são a cara desse evento e, além de saborosos, ajudam a esquentar quem está curtindo uma festa junina à céu aberto e passando um friozinho.

Que tal então aprender duas receitas clássicas e bem tradicionais para fazer um vinho quente e um quentão bem saborosos, exatamente como pede a festa? Aprenda já como fazer:

Receita tradicional de vinho quente
Vinho-quente-na-maça
Tempo de preparo: 30 minutos Nível: Fácil Rendimento: 15 copos pequenos

Ingredientes:
– 1 ½ xícara de açúcar
– 3 xícaras de chá de água quente
– 2 paus de canela
– 5 cravos da índia
– 1 litro de vinho tinto
– 2 maçãs cortadas em pedaços pequenos

Preparo: Em uma panela, coloque o açúcar e espere atingir o ponto caramelado. Adicione a água, o vinho, a canela e os cravos. Mexa até que os ingredientes incorporem e atinjam uma consistência homogênea. Pra terminar, coloque as maçãs e espere levantar fervura. Deixe descansar por mais cinco minutos e sirva bem quente. Que tal usar a maçã como copo? Fica lindo e super charmoso!

Receita tradicional de quentão
13.05.2014_13.16.25.quentao21
Tempo de preparo: 40 minutos Nível: Fácil Rendimento: 8 porções

Ingredientes:
– 1 garrafa de cachaça (600 ml)
– 600 ml de água
– 1/2 kg de açúcar
– Casca de 2 laranjas
– Casca de 1 limão
– 50 g de gengibre em pedacinhos
– Cravo-da-índia a gosto
– Canela de pau a gosto
– 1 maçã cortada em pedacinhos

Preparo: Em uma panela grande, coloque o açúcar, as cascas de laranja, o limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver derretendo, coloque a cachaça e a água, deixando cozinhar em fogo médio por 20 a 25 minutos. Filtre e, em seguida, acrescente a maçã picadinha. Mantenha no fogo após o preparo e sirva bem quente.

Receitas de festa junina deliciosas e super fáceis de fazer em casa, né? Diz pra mim, você gosta mais de um vinho quente ou não resiste a um quentão?

Bjs,
Fabi Scaranzi