Como lavar seu vestido de festa em casa

Voltou da festa de Réveillon com manchas na sua roupa branca? Aprenda como lavar seu vestido de festa em casa sem crise e deixe a peça limpinha e com cara de nova

0 1236

img_2020

A comemoração da virada do ano foi uma delícia! Você dançou e festejou com os amigos e parentes como se não houvesse amanhã, mas hoje já começou 2017 em pânico olhando sua roupa de ontem toda suja.

É mancha de vinho, suor, energético… e se o vestido for longo então, não preciso nem comentar a cor da barra, né? Mas calma, não precisa se desesperar. Dá, sim, pra lavar seu vestido de festa em casa e deixa-lo como novo, sem crise.

O primeiro passo é identificar o tipo de tecido do seu vestido. Isso vai ajudar você a saber se você pode, ou não, lava-lo em casa, com segurança. Abaixo, ensino um passo a passo pra você lavar seu vestido de festa em casa com segurança. Agora, se você achar o tecido da sua roupa muito delicado, o melhor é procurar uma lavanderia especializada e perguntar se eles fazem lavagem à seco.

Como lavar seu vestido de festa em casa em apenas sete passos
Já conferiu a etiqueta e tem certeza que é possível lavar seu vestido de festa em casa? Então siga o passo a passo abaixo, lembrando sempre que, para preservar os detalhes (como rendas e bordados) e evitar danificar as fibras do tecido, o melhor é lavar o vestido sempre à mão!

1. Encha uma bacia com água e um pouco de detergente líquido.

2. Seu vestido é longo e está com a barra toda suja? Então coloque somente essa parte do vestido na solução de água com sabão e deixe que a camada superficial de sujeira “grossa” saia imediatamente. Em seguida, esvazie o tanque e encha-o novamente com água e sabão.

3. Se a peça estiver manchada, faça um pré-tratamento antes da lavagem. Como? Usando sabão (líquido ou em pó) para roupas delicadas para tirar manchas de tecidos delicados claros ou escuros que contenham pedraria, bordados e outros tipos de apliques.

4. Não se esqueça de ler as instruções de uso no rótulo do seu sabão para não errar na quantidade ou aplicação. E cuidado na hora de esfregar as manchas. Vestidos de festa normalmente são bem delicados, lembra?

5. Deixe a peça de molho nessa solução de água e sabão por 30 minutos. Depois troque de água quantas vezes for necessário até que ela fique transparente, sem soltar nenhuma sujeira.

6. Enxágue bem e esprema o vestido com as mãos para tirar o excesso de água. Não torça! Vá dobrando o vestido como se fosse guarda-lo numa gaveta. Essa técnica evita que o tecido esgarce ou se desgaste.

7. Pendure o vestido em um cabide extremamente limpo e coloque-o para secar em local bem ventilado e arejado.

passadeira-e1428671923639

Agora que seu vestido está limpinho, use um ferro a vapor para passa-lo e então, guarde-o no avesso em uma capa de TNT, mantendo-o longe da umidade e da luz. De tempo em tempos, retire seu vestido de lesta do armário para arejar e evitar o risco da peça mofar.

Pronto! Viu como é fácil lavar seu vestido de festa em casa e ainda economizar um bom dinheirinho com lavanderia? E uma última dica: nunca guarde seu vestido de festa sem lavar, já que resquícios de suor, respingos de comida ou bebida podem causar manchas difíceis de tirar, atrair traças e até mofar, se não forem lavadas imediatamente.

Bjs,
Fabi Scaranzi