Fechar
Menu
 1392
Como organizar a despensa de maneira funcional
Organizar a despensa de maneira prática e funcional pode te ajudar (e muito!) na hora de encontrar tudo o que você precisa para uma refeição deliciosa

despensa1

Que tal aproveitar esse comecinho de ano para reorganizar a casa e deixar tudo mais prático e, por que não, mais confortável? Quem está no pique para colocar a mão na massa, sugiro começar pela despensa.

Um bom truque para organizar sua despensa de forma prática e funcional é pensar nos hábitos e estilo de vida da sua família. Não entendeu? Além de levar em conta o tipo de produto, pense também no contexto da sua utilização. Por exemplo: itens para o café da manhã, alimentos leves para enganar a fome no meio da tarde, petiscos para as visitas, bebidas gaseificadas, alcoólicas…

Dando uma olhadinha no site Better Homes and Gardens, gostei muito de um modelo de agrupamento por zonas. A ideia é que você selecione as categorias de acordo com as suas necessidades. Dá uma olhada que bacana!

Como organizar a despensa por zonas
Comece planejando o espaço destinado a cada agrupamento. Caixas organizadoras, latas e cestos são indispensáveis para delimitar essas áreas e deixar tudo bem organizadinho. Se preferir, use etiquetas para que todas as pessoas da sua casa entendam o que vão encontrar em cada zona.

Zona 1: Reserve esse espaço para tudo o que for serviço para visitas, recepções e festas. Vale tudo, desde petiscos até velas e guardanapos decorados. Assim você capricha na apresentação e encontra tudo sem estresse.

Resultado de imagem

Zona 2: Aqui, deixe à mão todos aqueles ingredientes necessários para preparar os alimentos: óleos, maisena, farinhas, coberturas…

Zona 3: Na hora de organizar a despensa, divida essa zona em sete partes, uma para cada dia da semana. A ideia é já deixar ali, inclusive, a receita que seja realizada em cada um desses dias. Assim você monta jantares práticos, especialmente se trabalha fora e chega fora “moída”.

Zona 4: Guarde aqui os alimentos em geral, sempre suborganizados por tipos: sopas prontas, molhos, qualquer tipo de enlatado, etc.

Zona 5: Todos aqueles itens para lanches fora de casa, como guardanapo, material para embalagens, talheres e bolsa para levar tudo. Essa zona é imprescindível para quem vai direto do trabalho para faculdade, cursos ou academia.

Zona 6: Tudo aquilo que vai na sua mesa no café da manhã.

zona 6

Outras ideias de categoria: ingredientes para sobremesas rápidas, uma zona para “besteirinhas” (bolachas recheadas, salgadinhos, bolinhos…), itens para o lanche escolar das crianças… Tudo o que você precisa é pensar em divisões que façam sentido para os hábitos e rotinas da sua família e arrasar na organização da sua despensa.

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: Better Homes and Gardens


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação