Fechar
Menu
 9960
Como organizar seus papéis e documentos em caixas e arquivos
Conta de luz, IPVA, IPTU, condomínio... é muito papel pra guardar e contas pra arquivar! Abaixo, 7 dicas para organizar seus documentos de forma prática e funcional

Uma vida organizada exige uma rotina organizada! Já notou como a vida fica muito mais prática quando arrumamos nossa bagunça e deixamos só o que é preciso sempre à mão? Por isso, trouxe hoje sete dicas para facilitar a organização dos seus documentos e outros papéis, como contas de luz, condomínio, TV à cabo, recibos, termos de garantias, manuais de instrução… Espia só!

1. Crie várias categorias com cores diferentes
A maneira de organizar seus documentos é você quem escolhe! Seja em caixas, gavetas, arquivos, pastas sanfonadas ou fichários, o importante é que você catalogue seus papeis usando um sistema de organização por cores. A ideia é simples: use uma cor para cada tipo de categoria que faça sentido pra você. Por exemplo: verde para as contas da casa, azul para as contas do carro, rosa para as contas do trabalho… Essas cores podem aparecer em pastas, etiquetas e até divisórias. O importante é que para cada categoria você escolha uma cor diferente e, se dentro delas precisar criar subcategorias, escolha novas cores que facilitem ainda mais a procura pelo papel.

(Foto: cleanmama.net via goodhousekeeping.com)

(Foto: cleanmama.net via goodhousekeeping.com)

2. Crie uma pasta apenas para os trabalhos escolares dos filhos
Não dá pra guardar todos os trabalhos escolares dos pequenos, mas alguns são tão memoráveis que merecem um carinho especial. Para não misturar os bilhetes de Dia das Mães ou desenhos da aula de artes com os seus papéis do banco, escolha uma pasta colorida apenas para eles e escolham juntos o que deve ser guardado e o que pode ir para o lixo.

(Foto: simpleasthatblog.com)

(Foto: simpleasthatblog.com)

3. Crie um espaço para suas “memórias afetivas”
Mesmo com tantos documentos para organizar, não se esqueça de separar um espaço para guardar suas cartas, desenhos, bilhetinhos dos filhos… tudo aquilo que é importante e especial pra você. Aí, quando bater saudade, fica fácil recuperar esses papéis e reviver bons momentos.

foto 3

4. Deixe os convites futuros à vista
Pra não correr o risco de perder nenhum compromisso, crie um espaço de fácil visibilidade na sua casa para guardar convites, listas de compras, e-mails importantes… Melhor ainda se você guardar esses papéis próximos de um calendário, assim consegue organizar sua agenda e não corre o risco de marcar dois compromissos no mesmo dia. Depois que a data passar, basta arquivar os papéis em outras pastas já existentes. Viu como é fácil?

(Foto: simplyfabulousliving.com)

(Foto: simplyfabulousliving.com)

5. Monte um sistema de triagem inteligente
Sabe aqueles dias corridos em que você não tem tempo de organizar os papéis novos que acabaram de chegar pelo correio? Coloque-os numa estação de triagem com categorias como: ler, arquivar, resolver o quanto antes. Isso vai te ajudar a deixar seu sistema de organização mais fácil, além de economizar tempo.

(Foto: thedecorfix.com /organizinghomelife.com)

(Foto: thedecorfix.com / organizinghomelife.com)

6. Organize suas contas em três diferentes níveis
Primeiro, coloque as contas novas no processo de triagem. Na hora de organizá-las, divida as contas numa pasta sanfonada separadas pelos meses de cobrança. No final do ano, arquive-as numa pasta “definitiva” por aproximadamente cinco anos, até estar liberada para jogar os documentos fora.

foto 7

7. Elimine o máximo que puder
Recibos de lojas, comprovante de cartão, contas antigas já pagas… tudo o que você tiver certeza que pode ir para o lixo, jogue sem dó. Quanto mais espaço livre você tiver para arquivar os papéis que contas que ainda vão chegar (acredite, eles virão!), melhor.foto 8Viu como é simples? Que tal usar esse domingo para colocar essas dicas em prática e organizar tudo direitinho, hein?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: bbel.uol.com.br


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação