Dicas certeiras para mandar bem numa entrevista em inglês

Não precisa suar frio só porque sua entrevista de emprego será em inglês. Essas dicas vão te ajudar a arrasar na língua e não passar vergonha!

0 627

    ico-destinonegocio-entrevista-de-emprego-istock-getty-images

    Já faz tempo que a fluência em outras línguas se tornou item obrigatório em qualquer currículo e, dependendo da empresa que você se candidatar, as chances de ter que passar por uma entrevista em inglês são enormes!

    A verdade é que, mesmo fluente, a pressão e o nervosismo durante a entrevista podem atrapalhar e até valer a sua vaga. Por isso, é preciso se preparar para não fazer feio durante o bate-papo. Rosângela Souza, fundadora da Companhia de Idiomas, cedeu ao MdeMulher algumas dicas pra você arrasar na sua entrevista em inglês e provar que não existe candidata melhor para a vaga. Espia só!

    1. Só se candidate se de fato tiver o nível de inglês exigido
    O anúncio pede nível de inglês fluente e o seu é intermediário? O melhor é abrir mão dessa vaga e continuar estudando, afinal, durante a entrevista você vai acabar mostrando que não está de acordo com as expectativas da empresa. E se por um acaso você tiver mentido no currículo e decidir fazer a entrevista, o melhor é já ir preparada para entender algumas passagens do diálogo e muito provavelmente, não conseguir a vaga. Mas pensando bem, melhor assim, né? Imagina ser contratada e se ver obrigada a ter uma reunião apenas com estrangeiros? Você não causaria uma boa impressão!

    2. Treine o inglês para a futura entrevista
    Foi avisada da entrevista com antecedência? Ótimo! Então você tem tempo para agendar algumas aulas com um professor particular para treinar a conversação, com foco, inclusive, no tema da entrevista. O melhor é explicar ao professor exatamente o assunto que você precisa praticar, quais vocabulários específicos você precisa aprender e, especialmente, em que nível.

    3. Pesquise sobre sua área de atuação
    Durante uma entrevista, seja ela ou não em inglês, você terá que falar sobre sua área de atuação e aptidões para o cargo. Por isso, é fundamental acessar notícias de sites americanos, inglês, canadenses para treinar o vocabulário e até assistir vídeos sobre o assunto a fim de treinar os ouvidos.

    4. Saiba mais sobre a empresa
    Uma ótima maneira de mostrar interesse na vaga em questão é pesquisar um pouco sobre a história da empresa e citar motivos pelos quais você adoraria fazer parte do time. Sabendo mais sobre a história, fica mais fácil pontuar os destaques positivos da empresa e sua atuação no mercado. No caso de um multinacional, procure no site em inglês informações extras sobre o cargo que pretende ocupar e anote o vocabulário usado ali. Assim fica mais fácil na hora de estudar e se preparar para a entrevista.

    5. Cuidado com os falsos cognatos
    Já ouviu falar neles? Os falsos cognatos são aquelas palavras muito parecidas em português e inglês, mas com significados bastante diferentes e que podem fazer você passar uma vergonha enorme se usadas incorretamente. Quer alguns exemplos? Espia só:

    – actually = na verdade/de fato (não “atualmente”)
    – anticipate = prever (não “antecipar”)
    – particular = específico/exato (não “particular”)

    simulacion-de-entrevista-por-competencias

    6. Não entendeu? Peça para repetir
    Até para os mais fluentes, uma confusãozinha ou outra pode surgir durante a entrevista, ainda mais se o entrevistador for estrangeiro. Se não entender algo que foi dito durante a conversa, não tenha vergonha de pedir que a pergunta seja refeita. É melhor ser honesta e dizer que não entendeu do que correr o risco de responder algo completamente sem sentido.

    7. Vá no seu ritmo
    Quem disse que fluência é sinônimo de rapidez? Aliás, ao falar rápido para mostrar que você entende tudo da língua, você corre o risco de se enrolar toda e passar a maior vergonha. O melhor é falar mais devagar, fazendo pausas e sempre prestar atenção não apenas no conteúdo da conversa, mas se a resposta que você está prestes a dar é a melhor escolha.

    8. Não faça traduções literais
    Não dá pra traduzir um pensamento em português diretamente para o inglês e achar que está arrasando, afinal a construção das frases nessas duas línguas é bem diferente, tanto na ordem, quanto nas expressões e preposições. Na entrevista, tente não pensar em português. Lembre-se que você estudou e está apta a conquistar essa vaga. Tudo o que você precisa é de um pouco de calma e concentração.

    9. Deu branco? Não perca o foco
    Se em português vira e mexe a gente esquece uma palavinha, imagina em outra língua! Deu “branco” e você não se lembra como falar tal palavra em inglês? Sem problemas! Mantenha a calma e procure encontrar um sinônimo. Não tem problema interromper um pouco a linha de pensamento para refazer a frase. O importante é apresentar todas as suas ideias da maneira mais clara possível!

    10. Errou? Siga em frente
    Falou uma palavra errada ou escorregou na concordância? Agora já foi! Se sentir que precisa corrigir, peça desculpas e fale a versão correta. Se achar que a pisada de bola não foi tão grande assim, continue a entrevista como se nada tivesse acontecido. Entenda que o entrevistador vai analisar todo o conteúdo da conversa e não vai eliminá-la por causa de um errinho ou outro!

    Dicas anotadas?

    Bjs,
    Fabi Scaranzi

    *Fonte: MdeMulher