Dove promove companha para redefinir o conceito de “mulher bonita”

Dá uma olhada na estratégia criada pela marca de cosméticos Dove para hackear bancos de imagens e redefinir o conceito de “mulher bonita”

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Mais uma campanha muito bacana pra gente ficar de olho! A discussão quanto a representatividade feminina nas campanhas continua dando o que falar. Enquanto algumas marcas ainda insistem em manter peças que reproduzam os estereótipos de “padrão de beleza”, a Dove – uma das marcas de cosméticos mais famosas do país – tem trabalhado para contra-atacar diretamente essa polêmica. Quem não se lembra do icônico case Retratos da Real Beleza, criado pela Ogilvy Brasil? (Se você nunca assistiu, vale a pena! Veja abaixo!!)

A missão da Dove, agora, foi redefinir os bancos de imagens! Vou explicar melhor: a ideia é mudar os resultados que aparecem quando você escrever “mulher bonita”e outras terminologias do gênero no campo de buscas, tirando aquele padrão engessado a que estamos tão acostumadas de mulheres exuberantes, fazendo poses sensuais, muitas vezes super retocadas pelo fotoshop…

A primeira etapa da iniciativa, que foi desenvolvida pela agência dinamarquesa Mindshare, contratou fotógrafos profissionais para clicar mulheres reais em seu cotidiano, em profissão menos óbvias, mas verdadeiras. E quando eu digo “mulheres reais”, são mulheres que não possuem a altura e medidas das modelos de passarela e que tem, sim, uma celulite ou outra, estrias, ruguinhas, manchas de sol…e que são igualmente bonitas com suas imperfeições, mas são reais. Tipo “a vida como ela é”, sabe?

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Em um primeiro momento, as imagens foram bancos de imagem famosos, como o Shutterstock, fontes geralmente usadas em grandes campanhas. Na sequência, propagandas foram espalhadas em locais estratégicos de grandes cidades, a fim de induzir o leitor a repensar seu conceito de “mulher bonita” mesmo fora de casa e principalmente, convidar as agências a utilizarem tais fotos em suas campanhas.

Como resultado, a Dove conseguiu que 1.729 imagens fossem baixadas e, ainda melhor, que 42 anunciantes escolhessem tais imagens para ilustrar suas campanhas de marketing na Dinamarca. Não é o máximo?

Dá uma olhada nesse vídeo mostrando a ideia da Dove na íntegra. Muito bacana!!

E aí, o que achou? Acredita que iniciativas como essa são importantes? Acha que elas causam o impacto que deveriam? Conte pra mim nos comentários!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagem: Shutterstock