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Está com dor? 8 alimentos podem acabar com ela!
Sabe aquela dorzinha chata - com a dor de cabeça - que não é forte o suficiente para ser chamada de enxaqueca? Antes de recorrer ao analgésico, procure encontrar a solução na sua geladeira

dor

Acredite ou não, algumas pesquisas garantem que certos alimentos têm funções analgésicas tão eficazes quanto alguns medicamentos encontrados em farmácias. Bom, né? Por isso, com base nas pesquisas mais atuais, listamos os 8 alimentos que não podem faltar na sua lista de supermercados. Além de deliciosos, eles são saudáveis e podem amenizar dores nas costas e cabeças sem que você tenha que recorrer aos comprimidos. Dá uma olhada!

1. Brócolis
broccoli

Um estudo de 2013 realizados pela East Anglia University (UEA), descobriu que o sulforafano, composto encontrado em grande quantidade no brócolis, poderia ser a chave para prevenir ou retardar o agravamento de doenças como a artrite. A pesquisa descobriu ainda que o sulforafano diminui a destruição da cartilagem nas articulações e tem propriedades anti-inflamatórias. Mas o efeito não é imediato, portanto não adianta comer um maço de brócolis sempre que a dor aparecer. O ideal é comer um pouco de brócolis todos os dias para prevenir o aparecimento da doença ou agravamento da mesma no futuro.

2. Cafeína
CAFÉ

Um estudo da Universidade de Illinois, realizado em 2009, mostrou que a cafeína pode ajudar a reduzir a dor durante exercícios físicos. Isso porque a ela atua na adenosina do sistema neuromodulador cerebral e da medula espinhal, sistema fortemente envolvido na sensação e processamento da dor. Que tal um café agora, hein?

3. Azeite
azeite

Ficou constatado que pessoas aderem a dieta mediterrânea – rica em azeite de oliva! – apresentam menos problemas de saúde relacionados a inflamações, como doenças degenerativas das articulações, ou até mesmo diabetes. O motivo? O azeite extra-virgem tem em sua composição uma substância química chamada Oleocanthal, um agente anti-inflamatório com ação farmacológica semelhante ao Ibuprofeno, presente nos medicamentos analgésicos.

4. Salmão
salmão

Fonte rica em ômega-3, a gordura do salmão é uma ótima fonte natural para reduzir inflamações. Esse tipo de peixe contém calcitonina, substância já comprovada em estudos, capaz de reduzir inflamações nas articulações, além de proteger contra a dor da osteoartrite. O salmão ainda tem o poder de blindar a memória e melhorar nossa capacidade de foco e concentração.

5. Uva roxa
uva

O resveratrol, composto químico encontrado nas uvas roxas, é um poderoso anti-inflamatório. Por isso, para quem quer manter o corpo livre de dores, recomenda-se consumir uvas roxas, ou tomar uma taça de vinho tinto, todos os dias. Entretanto, os efeitos da substância duram apenas um curto período de tempo, então ele pode ser usado com uma solução para amenizar dores a curto prazo, não excluindo a necessidade de analgésicos recomendados por médicos e especialistas.

6. Gengibre
gengibre

A tradição de usar ervas e temperos para tratar doenças inflamatórias pode ter começado na Ásia e Índia, mas atualmente, muitos profissionais de saúde aqui no Brasil recomendam o gengibre para o tratamento de diferentes tipos de dores. O gengibre alivia a dor, bloqueando uma enzima componente no processo inflamatório. Por isso, experimente tomar de 2 a 3 colheres de chá de extrato de gengibre por dia sempre que sentir novas dores chegando.

7. Alho
alho

Não é nada difícil enumerar os benefícios do alho quando o assunto é saúde! O tempero tem um elevado teor de selênio, tornando-o útil na gestão e prevenção da artrite. Seus antioxidantes também oferecem os nutrientes necessários para reduzir sintomas de dores inflamatórias, como a cefaleia. O alho, quando aliado a medicamentos, tem ainda o poder de aumentar a potência dos anti-inflamatórios, aumentando a potência dos medicamentos.

8. Iogurte
iogurte

Um estudo publicado no Jornal Mundial de Gastroenterologia descobriu que as bactérias presentes no iogurte grego diminuíram significativamente os níveis de proteína C reativas no corpo, marcador sanguíneo de quadros inflamatórios. Além disso, os probióticos do iogurte grego têm o poder de combater dores crônicas, como incômodos nas costas, pescoço, joelhos e quadril.

Agora é só incluir esses alimentos na sua lista de supermercado e amenizar qualquer sintoma de dor!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock


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