Vai viajar? Veja dicas práticas para antes, durante e depois do voo

Veja esse roteiro com dicas e boas práticas para todos os momentos do seu voo. Tem coisa melhor do que viajar com calma e sem nenhum stress?

0 828

fabi viajar

Bom , eu adoro viajar! Acho, de verdade, que é o melhor investimento que a gente faz. Tem um ditado que diz: ” Se algo de bom acontecer, faça uma viagem pra comemorar. Se alho de ruim acontecer, faça uma viagem pra esquecer. Se nada acontecer, faça uma viagem pra que algo aconteça.” Bom, mas independentemente do destino ou duração do voo, sempre rolam algumas dúvidas antes, durante e depois do voo. Seja em relação aos documentos necessários, limite de peso de bagagem, uso de celular no avião e até segurança no aeroporto, dá uma olhada nessas dicas de boas práticas sugeridas pela Azul Viagem para você viajar sem crise, nem correr o risco de passar por alguma dificuldade.

Antes de viajar
Para evitar qualquer contratempo e garantir conforto e agilidade na sua viagem, confira com antecedência se todos os seus documentos estão em ordem. Cheque a validade do seu visto, passaporte, além de ter certeza de estar com identidade e cartão de embarque à mão. Lembre-se também de chegar no aeroporto com uma hora de antecedência para viagens nacionais e três horas antes se for viajar para o exterior. Ah, e não deixe de conferir também o limite de peso da sua mala. As regras mudaram, então o melhor mesmo é sempre levar só o essencial para não ter que pagar excesso de bagagem. Não se esqueça também de etiquetar suas malas (inclusive a de mão!), ter certeza de não estar levando nenhum item proibido (como produtos inflamáveis e líquidos em fracos menores de 100 ml na bagagem de mão) e levar um casaco, já que dentro das aeronaves costuma ser bem frio.

No aeroporto
Ao identificar seu terminal aéreo, pegue a fila do balcão de check-in da companhia. Lá, despache suas bagagens e faça a emissão do seu cartão de embarque. Então, dirija-se à sala de embarque para passar pelo detector de metais. Em seguida, deixe a bagagem de mão na esteira que leva ao aparelho de raio X.

Uma dica importante é sempre usar roupas, calçados e acessórios fáceis de tirar na hora de viajar, principalmente por causa dos sensores de metal. Se puder deixar de lado os cintos, relógios e colares e preferir por calçados fáceis de tirar, como tênis e sapatilhas, melhor!

Depois, siga para o portão de embarque ficando sempre atenta ao número indicado no seu bilhete ou nos monitores digitais espalhados pelo aeroporto. E atenção às informações passadas pelos alto-falantes, que podem informar alterações no portão ou horário de voo.

Durante o voo
Ao entrar no avião, fique de olho nas explicações dadas pelas comissárias de bordo sobre as medidas de segurança. É primordial desligar o celular no momento da decolagem e, durante o voo, mantenha o aparelho em modo avião. Alguns voos já tem wifi pra vc usar durante o voo.

A Azul Viagem indica que os passageiros bebam um copo de água ou suco a cada duas horas, já que nas alturas o organismo fica mais propenso a desidratar. É bom comer alimentos com pouco sal já que, em voos longos, pernas e pés tendem a inchar rapidamente. Outra dica importante é levantar a cada duas horas e dar uma voltinha dentro do avião, assim você ativa a circulação e evita o inchaço.

Formas-económicas-de-viajar-por-el-mundo-610x400

Cuidados com as malas
Muitas malas são danificadas no aeroporto, principalmente as de passageiro que fazem escalas e precisam transferir suas bagagens de um voo para outro. Por isso, precisa aquelas com material bem rígido e em cores chamativas, assim fica fácil de identifica-las. Não deixe de colocar uma etiqueta com seus dados dentro e fora da mala, assim elas podem ser enviadas a você caso sejam extraviadas. Itens de valor devem ir na bagagem de mão, sempre!

Teve a mala extraviada, danificada ou roubada? Informe imediatamente a companhia aérea para que as devidas providências possam ser tomadas.

Aproveitando sua viagem sem medo
Se tiver medo de altura, um bom truque é pedir no momento do check-in por uma poltrona no corredor, assim você não corre o risco de olhar a paisagem sumir pela janela do avião.

Na hora do pouso e da decolagem, respire fundo e mantenha a calma. Tente se distrair durante a viagem ouvindo música, mexendo em aplicativos offline no celular, assistindo filmes, lendo aquele livro que você não teve tempo de ler antes, e porque não, conversando com outros passageiros.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: blog.voeazul.com.br