Aprenda como decifrar a numeração das tintas de cabelo
Assim que terminei meu post sobre como tingir o cabelo em casa, me bateu uma dúvida: será que, assim como eu, as leitoras aqui do site também têm dúvidas quando se depararam com aquela infinidade de tintas de cabelo na farmácia? Afinal, cada número corresponde a uma tonalidade, mas o que será que eles significam?
Pois é! A numeração das tintas de cabelo chega a ser um mistério, aí acabamos escolhendo a cor baseada na foto da embalagem – que nem sempre bate com o tom do produto em si.
Por isso, resolvi pesquisar e descobri que o primeiro passo a considerar é a altura da cor na tabela. O que isso significa? Que quanto maior o número, mais clara é a cor. Por exemplo: enquanto um 10 é loiro claro, um 2 é um preto bem escuro. Pronto, primeira parte desvendada. Dá uma olhada nessa tabela abaixo.
1. Preto Profundo 2. Preto Natural 3. Castanho Escuro 4. Castanho Médio 5. Castanho Claro
6. Loiro Escuro 7. Loiro Médio 8. Loiro Claro 9. Loiro Muito Claro 10. Loiro Claríssimo
Agora, vem os próximos números na caixinha, que indicam os reflexos ou nuances da cor. Os números vão de 0 a 7, como no exemplo abaixo:
.0 Natural .1 Acinzentado .2 Violeta/Azulado .3 Dourado .4 Acobreado .5 Acaju .6 Vermelho .7 Marrom
Agora ficou fácil, né? Um 6.66 é um loiro escuro avermelhado, com reflexos vermelhos. Já um 7.43 é um loiro médio acobreado com reflexos dourados. Viu como descomplicou?
Mas e quando os números das tintas de cabelo se repetem? Eu explico: no caso de um 7.44, por exemplo, significa que o reflexo é duplamente acobreado, ou seja, mais intenso. E se os três números se repetirem, como no 6.66, é sinal de que a cor é muuuuito intensa. No caso do .0, entende-se que a cor é neutra e não puxa nenhuma outra cor e se a tintura de cabelo escolhida tiver dois números antes da vírgula/ponto, significa que a cor não é pura e pode dar um efeito diferente do desejado dependendo do seu tom de cabelo. Simples, né?
Escolhendo a cor ideal pra você
Vai comprar uma tintura de cabelo nova? Preste atenção nessas dicas para conquistar o reflexo que você tanto deseja:
– Marrom e Chocolate estão liberados para todos os tons de pele
– Vermelhos são mais indicados para peles claras
– Cobre são perfeitos para pele mais oliva, enquanto mulheres orientais ficam lindas de acaju
– Se sua pele for amarelada, evite reflexos dourados e vermelhos
– Para cobrir cabelos brancos é preciso fazer o que, nos salões de beleza, é chamado de “base”. Compre tintas de cabelo de cor natural e uma com reflexos (exemplo: 6.0 e 6.6) e misture de metade de cada tubo.
Fim das dúvidas?
Bjs,
Fabi Scaranzi
*Fonte e tabelas: eaibeleza