Fechar
Menu
 2939
7 alimentos que vão blindar sua saúde mental
Cuidar da saúde mental é importante e se for de forma natural, com a ajuda de uma pequena lista de compras no supermercado, melhor ainda!
Frutas vermelhas são as minhas preferidas!

Frutas vermelhas são as minhas preferidas!

Hoje em dia tem remédios e vitaminas pra tudo: pra melhorar nosso sono, foco, bom humor, memória… sem contar aqueles que ajudam na prática de exercícios físicos, no relaxamento muscular e até na qualidade e beleza de nossa pele, unha e cabelo. Mas não é bem melhor ganhar mais saúde sem precisar intoxicar nosso organismo? É por isso que eu sou super a favor da buscar nos alimentos a cura ou prevenção para nossos problemas de saúde, inclusive mental.

Conversando com a nutricionista e minha amiga Daniela Cyrulin sobre saúde mental, descobri que existem sete alimentos pra lá de poderosos quando o assunto é cuidar da nossa mente e blindá-la para que a gente não sofra de perda de memória, falta de atenção e até depressão.

Anote já as dicas da nutricionista e veja quais alimentos não podem faltar na sua próxima lista de compras. Afinal, saúde metal é tudo, né?

Amoras e frutas vermelhas
“As frutas vermelhas, principalmente as amoras, possuem potentes antioxidantes conhecidos como antocianinas que diminuem a inflamação do organismo e incentivam a comunicação entre os neurônios”, explica Daniela Cyrulin. O resultado? Elas melhoram a nossa capacidade de absorver novas informações conforme a idade avança.amorasCafé
Sabia que pessoas que bebem entre três e cinco xícaras de café por dia (xícaras de 50 ml, sem açúcar, nem adoçantes artificiais) têm 65% menos chance de desenvolver mal de Alzheimer em comparação com as que tomam menos de duas xícaras por dia? “A cafeína e os antioxidantes do café têm efeito protetor no cérebro”, diz a especialista.
xicara_de_cafe
Maçã
Além de ser uma delícia, a maçã é a principal fonte de quercetina, uma substância antioxidante que protege as células do cérebro. De acordo com Daniela Cyrulin, ela previne o declínio cognitivo, como perda de memória, falta de atenção e dificuldades relacionadas ao raciocínio lógico. Bom, né? Mas atenção: a maioria da quercetina se encontra na casca da maçã, então nada de descasca-la.macaChocolate
Fim da culpa! Segundo a nutricionista, comer pelo menos 10 gramas de chocolate (com no mínimo 70% de cacau, ou seja, o chocolate “do bem”) por dia ajuda a proteger nossa saúde mental contra a perda de memória relacionada à idade. O motivo? “A grande presença dos polifenóis do cacau, que aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro”.
chocolate bar sweet desseret sugar foodCanela
Interessada em se prevenir contra o mal de Alzheimer? Dois compostos da canela – proantocianidinas e cinamaldeído – podem inativar as proteínas beta amilóides que formam a substância pegajosa no cérebro, que com o tempo levam ao aparecimento da doença. Por isso, da-lhe canela!Cinnamon in closeupProbióticos
90% da serotonina, hormônio do bem-estar, é produzido no intestino. “Um intestino desequilibrado não produz seratonina suficiente e pode ser um grande gatilho para depressão e síndrome do pânico”, diz Daniela. Por isso, devemos ingerir alimentos ou suplementos probióticos para equilibrar nossa flora intestinal, como iogurtes, leite fermentado, queijo e molho de soja.
iogurte-1024x640
Banana
O triptofano é outro aminoácido precursor da serotonina e facilmente encontrado na banana. Para melhorar nossa saúde mental, ela deve ser consumida diariamente, já que melhora nosso humor, sensação de bem-estar, além de foco e concentração. A lanche da tarde perfeito para ter na mesa do escritório.
banana (1)Partiu supermercado?

Bjs,
Fabi Scaranzi

 


FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
Stay Connected
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação