7 dicas de saúde pra não adoecer

Se vira e mexe você acaba ficando de cama – seja por uma dor de garganta ou resfriado – essa matéria é para você! Existem, sim, sete dicas básicas capazes de blindar sua saúde e, de quebra, ajudam você a viver mais e melhor!

0 1679
Salada de frutas com iogurte e granola com suco natural de mirtilo para começar o dia

Salada de frutas com iogurte e granola com suco natural de mirtilo para começar o dia

Nunca ouviu falar no livro Os Segredos das Pessoas Que Nunca Ficam Doentes (editora Lua de Papel)? Então corra para a livraria mais próxima!

Brincadeiras à parte, em seu best seller, o jornalista americano Gene Stone, cansado de ficar doente, resolveu investigar os hábitos e as rotinas de pessoas que nunca adoecem. Através da sua pesquisa, ele descobriu que cinco populações do mundo (da Ilha da Okinawa, no Japão; de Barbagia, na Sardenha, Itália; da comunidade dos Adventistas do Sétimo Dia, em Loma Linda, na Califórnia; da Península de Nicoya, na Costa Rica; e da Ilha de Icária, na Grécia), chegam a comemorar os 100 anos de idade e o melhor: em ótima forma!

Além de manterem uma dieta regrada (rica em nutrientes e com pouquíssima caloria!), as cinco comunidades garantiram que cultivar laços afetivos com a família e amigos é o principal segredo para a saúde emocional. Em seu livro, Gene releva ainda sete atitudes básicas, mas transformadoras na vida dessas pessoas e como elas agem de forma positiva na saúde do nosso corpo e mente. Que tal coloca-las em prática já?

Direto da horta
Na hora de preparar suas refeições, prefira incluir no seu prato alimentos que acabaram de ser plantados. Os alimentos frescos, direto da safra, não recebem grande quantidade de conservantes, além de terem mais nutrientes. E mais: por serem totalmente naturais, eles possuem uma quantidade maior de antioxidantes, fibras e gorduras, o que auxilia no funcionamento de todo o organismo.

Troque suas louças
Pode parecer loucura, mas o truque, além de simples, é bem eficaz! O povo da ilha japonesa revelou a Gene que preferem se alimentar em pratos de 23 cm de diâmetro, ao invés dos pratos que usamos regularmente, com 26 cm. Esses três centímetros a menos garantem aos japoneses uma refeição com até 30% menos de comida. Por isso, troque já sua louça por pratos menores. Além de comer só o necessário, sua taxa de colesterol, triglicérides e pressão arterial ficarão equilibradas e seu peso, estável.prato-salada-emagrecer-dieta-21699

Aumente seu círculo de amigos
De acordo com os habitantes de Sardenha, na Itália, e da Ilha de Icária, na Grécia, uma boa forma de aumentar a motivação e reduzir o stress tanto na vida pessoal, quanto na profissional, é manter-se próxima de amigos e familiares. Esses laços afetivos criam a sensação de segurança, conforto e cumplicidade que muitas vezes precisamos ao encararmos diferentes desafios. Se você não é do tipo que faz amizades facilmente, uma dica é se inscrever em cursos ou até mesmo fazer parte de projetos sociais, como voluntário. A prática fará você conhecer pessoas dos mais diferentes lugares, além de aprender novas crenças e costumes.

Não se esqueça do alho
Além de dar um gostinho maravilhoso na comida, o tempero tem propriedades medicinais muito importantes. Além de melhorar a circulação e a saúde do coração, o condimento diminui significativamente os níveis de colesterol, mantém a pressão arterial equilibrada e dá uma turbinada no nosso sistema imunológico. Por isso, tente incluí-lo no máximo de refeições que puder, além de usá-lo como ingredientes em chás e xaropes caseiros.alho

Inclua a atividade física na sua rotina
Nem pensar em parar de ler essa matéria só porque não é fã de academia, hein? A ideia aqui não é pegar pesado nos aparelhos de musculação, mas sim transformar pequenos hábitos, em práticas saudáveis. Por exemplo: que tal trocar a ida ao trabalho de carro, por uma bicicleta? Ou ir a pé até a padaria? Essas pequenas trocas podem parecer bobagem, mas não só deixam o seu corpo mais saudável, como também aumentam sua flexibilidade e melhoram as articulações. Se você tiver um tempinho na agenda, tente começar um exercício físico que lhe agrade. Não precisa ser necessariamente aeróbico ou musculação. Dança e natação, por exemplo, também trazem benefícios poderosos aos corpo, mente e saúde de órgãos como pulmão e coração.

Não abra mão de um cochilo
Se você precisa de mais um motivo para aproveitar aquela sonequinha depois do almoço, saiba que na Península de Nicoya, na Costa Rica, a prática é mais que um prazer de descanso e relaxamento, ela é vista como um hábito. O motivo? Ela melhora nossa saúde e nos deixa mais espertos, já que recarrega a nossa mente para futuros momentos em que foco, atenção, concentração e memória são extremamente importantes.soneca

Ducha de água fria
É isso mesmo! Mesmo no inverno, tomar um banho rápido com água gelada vai ajudar você a começar o dia com força total. Além de aumentar a circulação, a baixa temperatura reforça o sistema imunológico e melhora o humor. Pesquisadores da Universidade de Portsmounth descobriram que essa queda da temperatura corporal ativa os hormônios do stress, principalmente a noradrenalina, o cortisol e a adrenalina, nos fazendo sentir felizes e em estado de alerta. E os benefícios não param por aí: um estudo alemão garantiu ainda que a água gelada eleva os níveis de glutationa – antioxidante natural do organismo capaz de deixar nossa pele mais jovem. Precisa de mais?

Bjs,
Fabi Scaranzi