Quer fazer um detox no seu sono? Comece pelo quarto!

Quer fazer um detox no seu sono e conseguir noites bem dormidas e de qualidade? Comece fazendo um faxinão no seu quarto

0 1088

mulher-dormindo

Sabia que seu corpo faz um trabalho de reparação, rejuvenescimento e desintoxicação enquanto você dorme? Mas se o seu quarto está sobrecarregado, é bem capaz que você esteja adicionando uma carga negativa extra à qualidade do seu sono, limitando, inclusive, a capacidade do seu organismo de preservar sua saúde, recarregar as energias e te preparar para o dia seguinte.

Um estudo do Centro Médico da Universidade de Rochester (EUA) mostra que nosso cérebro tem um método próprio para drenar resíduos tóxicos enquanto dormimos. A pesquisa mostra, basicamente, que as células do cérebro encolhem em até 60% enquanto dormimos, o que permite que o sistema glinfático – que desempenha no cérebro a mesma função que o sistema linfático no resto do corpo – drene dejetos e compostos em excesso.

Parece complicado, né? Mas o processo de desintoxicação do nosso sono é bem simples! No caso dos hormônios, quando dormimos nosso sistema hormonal entra em um estado de conservação de energia e reparação, produzindo hormônios de crescimento que promovem a manutenção e reparação dos músculos e ossos, renovando tecidos mais rápido do que quando estamos acordadas. É durante a noite, também, que nossa pele acelera sua taxa metabólica para que as células aumentem a produção de proteínas que vão reparar os danos causados pelo tempo e, principalmente, pelos raios de sol.

Cuidado com os vilões do seu quarto
Quer fazer um detox completo? Então além de procurar ter um sono de qualidade, é preciso ter certeza que não tem nenhum fator externo atrapalhando sua saúde.

Colchões: A estrutura dos colchões normalmente é a mesma, mas sabia que muitos deles possuem produtos químicos em pelo menos uma de suas camadas?

– No núcleo: a espuma do colchão é feita com um produto químico que, com o tempo, pode emitir VOCs, um potencial causador de câncer. Essa substância é encontrada, principalmente em espumas de látex sintético e pode também irritar os olhos, nariz e garganta, causando, inclusive, dores de cabeça.

– Enchimento: Muitos colchões são preenchidos com poliéster, um produto petrolífero que pode conter aditivos e contaminantes ocultos.

– Material anti-chamas: Estudo mostram que alguns produtos químicos tóxicos presentes no colchão aparecem na corrente sanguínea e na urina e, com o tempo, acabam desregulando nosso sistema endócrino, causando problemas de fertilidade, doenças na tireóide e câncer.

colchoes

Travesseiros e almofadas: A maioria dos travesseiros é feita de espuma de poliuretano, que é revestido de produtos anti-chamas. Além de todos os perigos listados acima, estudos mostram que esses produtos são poucos eficazes na hora de prevenir ou retardar, de fato, incêndios. Pode?

Lençóis: Se você não resistiu comprar aquele modelo “sem rugas”, sabia que o processo químico de jogo de cama inclui “formoldeído”, uma substância muito parecida com aquela usada para alisar cabelos (como na escova progressiva) e, por ser bem forte, acaba causando irritação na pele e problemas respiratórios em muita gente.

Desintoxicando seu quarto em poucos passos
Quer fazer um detox completo no seu sono? Então anote essas dicas:

Evite colchões e travesseiros com materiais e produtos químicos, como estumas de poliuretanos, anti-chamas formoldeído, pesticidas, colas ou outros adesivos químicos.

Evite colchões feitos com produtos conhecidos por causar alergias, como látex ou soja (incluindo os chamados SoyFoam ou Ecofoam).

Procure colchões impermeabilizados com polietileno e que atenda os padrões do Inmetro.

Prefira sempre produtos feitos com algodão, lã e látex… tudo orgânico!!!

Cheque suas roupas de cama, incluindo lençóis, almoçadas, capas de travesseiro, cobertores, edredons e tenha certeza de que elas são feitas a partir de tecidos naturais e livres de produtos químicos nocivos.

Abra as janelas do seu quarto normalmente 10 minutos antes de dormir para reduzir qualquer acúmulo de compostos orgânicos que possam existir no ambiente.

Procure por selos de qualidade que atestem que seu colchão e roupas de cama não contenham quaisquer materiais om componentes que são conhecidos cancerígenos, desreguladores hormonais, metais pesados, pesticidas e todos os outros listados lá em cima.

Dicas anotadas? Tenho certeza que seu sono vai melhorar 100% e você vai ter energia de sobra pra enfrentar qualquer desafio no dia seguinte.

Bjs,
Fabi Scaranzi