Como lavar e cuidar das suas roupas de academia

Fabiana Scaranzi Por Fabiana Scaranzi4 min leitura18 visualizações

fabi destaque

Quem malha todos os dias sabe como as roupas de academia precisam de um cuidado especial. O motivo? Feitas para serem mais resistentes e para manterem a temperatura do nosso corpo mais arejada, o poliéster, por exemplo, acaba acumulando o dobro de bactérias, o que causa mau cheiro. Aí já viu: se você consegue usar uma calça jeans mais de três vezes sempre precisar lavar, o mesmo não vale para os seus tops e leggings, que precisam ir à máquina logo após o fim do seu treino.

Mas então como continuar usando tecidos de qualidade e manter suas roupas de academia sempre limpas e conservadas? Cinco dicas rápidas vão ajudar você nessa. Olha só!

1. Lave à mão
Mesmo depois de chegar morta da sua aula de spinning, reserve um pouco de energia para lavar à mão suas roupas de academia. Essas peças são super delicadas e merecem um cuidado todo especial. Sabia que se elas não forem bem lavadas, o suor e até as partículas de pele e gordura podem impermeabilizar a roupa? Pois é! Então, aqueça a água até 30°C – aquela temperatura morninha e gostosa – e esfregue as peças com delicadeza. E nada de deixa-las de molho. Assim que acabar de lavar suas roupas de academia, coloque-as imediatamente pra secar.

2. Use sabão neutro
E só! Por mais que seja uma delícia usar roupas cheirosas e macias, produtos mais fortes, como os amaciantes, com o tempo acabam destruindo a respirabilidade do tecido. O mesmo vale para os alvejantes. Por isso, se você encontrar uma manchinha mais difícil de retirar, esfregue aquela região com cuidado e bem de leve com sabão neutro e, se necessário, coloque umas gotinhas de tira-manchas sobre a marca para ajudar na limpeza. Aliás, é o sabão neutro também o responsável por manter a cor viva presente na maioria das roupas de academia. Viu como é bom?

3. Espremer, sim. Torcer, nunca!
Com as roupas já lavadas, é preciso, sim, retirar o excesso de água antes de estica-las pra secar, mas tente resistir à tenção de torcer a peça. O certo é espremer. Basta colocar seu top, camiseta, legging ou até maiô entre as mãos e dar leves apertadas para retirar a água. Lembre-se que o fio das roupas de academia é extremamente sensível e, com o tempo, é natural que elas comecem a ficar moles e sem a estrutura original, principalmente as roupas de natação. Então, ao torcer, você acelera esse desgaste, uma vez que quebra a fibra das peças mais rapidamente. Isso diminui o tempo útil do produto e vai forçar você a comprar roupas novas rapidinho. Haja dinheiro!

como-lidar-com-a-roupa-de-academia-suada-passo-a-passo
(Imagem: Shutterstock)

4. Nada de muito sol
Mesmo quem malha todos os dias e precisa das suas roupas de academia lavadinhas e passadas já no dia seguinte, evitar coloca-las no sol para agilizar o processo é fundamental. Pouca gente sabe, mas o sol, assim como a máquina de secar, estraga as fibras do tecido, principalmente àquelas que contém elastano. O melhor é esperar um pouco mais para usar a peça novamente e deixa-la secar na sombra normalmente. Ah, ferro de passar também está proibido. Assim que sentir que as roupas estiverem completamente secas, dobre-as bem esticadinhas. Qualquer marca ou dobra mais persistente acabará sumindo quando você vestir a peça de novo.

5. Roupas de academia 100% secas
A gente sabe que a correria do dia-a-dia é cada vez maior e que nem sempre dá pra lavar as roupas de academia imediatamente. O problema é que deixa-las guardadas na mochila até você voltar do trabalho são um erro! O suor danifica as fibras do tecido, fazendo com que ele perca suas propriedades tecnológicas, como a proteção UV. Unindo o suor com o ambiente escuro e abafado da sua mochila, as bactérias terão um prato cheio pra proliferarem e deixarem suas peças com um cheio ainda mais desagradável. A solução? Apostar nos sacos plásticos feitos especialmente para lavar roupas. Algumas marcas já lançaram inclusive, sacos plásticos exclusivos para lavar roupas fitness. E nada de misturar cores claras e escuras úmidas, ok? Pois isso aumenta as chances das peças serem danificadas com a acidez do suor. Pronto. Com as roupas separadas em sacos plásticos para lavagem você mantém a qualidade das suas peças de academia e os saquinhos evitam que sua roupa fique deformada ao lavar ou que grudem aquelas bolinhas de pelo tão desagradáveis.

Aprendeu?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: Boa Forma