Fechar
Menu
 5081
Como lavar e cuidar das suas roupas de academia
Leves e delicadas, as roupas de academia pedem um cuidado todo especial. Descubra a melhor forma de lavar e secar suas peças fitness para que elas se mantenham sempre lindas e com qualidade

fabi destaque

Quem malha todos os dias sabe como as roupas de academia precisam de um cuidado especial. O motivo? Feitas para serem mais resistentes e para manterem a temperatura do nosso corpo mais arejada, o poliéster, por exemplo, acaba acumulando o dobro de bactérias, o que causa mau cheiro. Aí já viu: se você consegue usar uma calça jeans mais de três vezes sempre precisar lavar, o mesmo não vale para os seus tops e leggings, que precisam ir à máquina logo após o fim do seu treino.

Mas então como continuar usando tecidos de qualidade e manter suas roupas de academia sempre limpas e conservadas? Cinco dicas rápidas vão ajudar você nessa. Olha só!

1. Lave à mão
Mesmo depois de chegar morta da sua aula de spinning, reserve um pouco de energia para lavar à mão suas roupas de academia. Essas peças são super delicadas e merecem um cuidado todo especial. Sabia que se elas não forem bem lavadas, o suor e até as partículas de pele e gordura podem impermeabilizar a roupa? Pois é! Então, aqueça a água até 30°C – aquela temperatura morninha e gostosa – e esfregue as peças com delicadeza. E nada de deixa-las de molho. Assim que acabar de lavar suas roupas de academia, coloque-as imediatamente pra secar.

2. Use sabão neutro
E só! Por mais que seja uma delícia usar roupas cheirosas e macias, produtos mais fortes, como os amaciantes, com o tempo acabam destruindo a respirabilidade do tecido. O mesmo vale para os alvejantes. Por isso, se você encontrar uma manchinha mais difícil de retirar, esfregue aquela região com cuidado e bem de leve com sabão neutro e, se necessário, coloque umas gotinhas de tira-manchas sobre a marca para ajudar na limpeza. Aliás, é o sabão neutro também o responsável por manter a cor viva presente na maioria das roupas de academia. Viu como é bom?

3. Espremer, sim. Torcer, nunca!
Com as roupas já lavadas, é preciso, sim, retirar o excesso de água antes de estica-las pra secar, mas tente resistir à tenção de torcer a peça. O certo é espremer. Basta colocar seu top, camiseta, legging ou até maiô entre as mãos e dar leves apertadas para retirar a água. Lembre-se que o fio das roupas de academia é extremamente sensível e, com o tempo, é natural que elas comecem a ficar moles e sem a estrutura original, principalmente as roupas de natação. Então, ao torcer, você acelera esse desgaste, uma vez que quebra a fibra das peças mais rapidamente. Isso diminui o tempo útil do produto e vai forçar você a comprar roupas novas rapidinho. Haja dinheiro!

como-lidar-com-a-roupa-de-academia-suada-passo-a-passo

(Imagem: Shutterstock)

4. Nada de muito sol
Mesmo quem malha todos os dias e precisa das suas roupas de academia lavadinhas e passadas já no dia seguinte, evitar coloca-las no sol para agilizar o processo é fundamental. Pouca gente sabe, mas o sol, assim como a máquina de secar, estraga as fibras do tecido, principalmente àquelas que contém elastano. O melhor é esperar um pouco mais para usar a peça novamente e deixa-la secar na sombra normalmente. Ah, ferro de passar também está proibido. Assim que sentir que as roupas estiverem completamente secas, dobre-as bem esticadinhas. Qualquer marca ou dobra mais persistente acabará sumindo quando você vestir a peça de novo.

5. Roupas de academia 100% secas
A gente sabe que a correria do dia-a-dia é cada vez maior e que nem sempre dá pra lavar as roupas de academia imediatamente. O problema é que deixa-las guardadas na mochila até você voltar do trabalho são um erro! O suor danifica as fibras do tecido, fazendo com que ele perca suas propriedades tecnológicas, como a proteção UV. Unindo o suor com o ambiente escuro e abafado da sua mochila, as bactérias terão um prato cheio pra proliferarem e deixarem suas peças com um cheio ainda mais desagradável. A solução? Apostar nos sacos plásticos feitos especialmente para lavar roupas. Algumas marcas já lançaram inclusive, sacos plásticos exclusivos para lavar roupas fitness. E nada de misturar cores claras e escuras úmidas, ok? Pois isso aumenta as chances das peças serem danificadas com a acidez do suor. Pronto. Com as roupas separadas em sacos plásticos para lavagem você mantém a qualidade das suas peças de academia e os saquinhos evitam que sua roupa fique deformada ao lavar ou que grudem aquelas bolinhas de pelo tão desagradáveis.

Aprendeu?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: Boa Forma


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação