Como recuperar a beleza do cabelo pós verão

O cloro e a água salgada fazem um estrago e tanto ao nosso cabelo. Agora, com o fim do verão, chegou a hora de recuperar a beleza e saúde dos fios, seja em casa ou nas clínicas de estética

1 1394

Girl at the Dead Sea

É mar, praia, piscina… os dias de calor intenso são uma delícia, mas já notou como o cloro e a água do mar fizeram mal para o seu cabelo? Agora, com a mudança de estação é normal sentir que os fios estão opacos, sem vida, elásticos ou quebradiços.

Com a mudança de estação, conversei com a dra. Melina Kichler, dermatologista especialista em cabelo da Equipe Maria Bussade, e pedi algumas dicas sobre quais cuidados devemos tomar com nosso cabelo nesta troca de estação. Confira já!

Dá para recuperar o cabelo dos estragos causados pelo sol?
O verão é um período que, assim como acontece com a pele, pode causar alguns danos para o cabelo e couro cabeludo. A exposição solar e os raios UVA atingem tanto a matriz capilar, diminuindo a retenção de água dentro do fio, como destroem também os aminoácidos imprescindíveis para o córtex capilar – que é o que mantém o fio compacto, sedoso e sem porosidade. Consequentemente, os fios ficam cada vez mais quebradiços, opacos, porosos e desidratados. É o desespero de toda mulher! Basta chegar o fim do verão e os cabelos já não são mais os mesmos. Eles perderam o brilho, têm o dobro de pontas duplas e aparentam não ter mais vida. Felizmente, esses danos podem ser revertidos e quanto antes esses cuidados começarem, mais rapidamente a saúde do cabelo por ser recuperada.

Por onde começar o processo de recuperação dos fios?
Inicialmente, a primeira coisa que devemos fazer é devolver ao cabelo as propriedades que os mantém saudáveis: hidratação e regeneração do fio. Isso pode ser feito com uso de produtos que contenham hidratantes capilares potentes (como D-pantenol) e substâncias essenciais para o fortalecimento do fio, como a queratina.

Quais as novidades do mercado que podem ajudar a recuperação dos fios?
Hoje em dia sabemos que, além dos cremes que passamos no comprimento do cabelo, é essencial a nutrição do cabelo desde o folículo piloso, que é a unidade dentro do couro cabeludo de onde cresce o fio. Os tratamentos mais modernos incluem a injeção de produtos estimuladores dentro do couro cabeludo (feitos no consultório dermatológico), além da utilização de lasers que conseguem penetrar a pele e estimular o folículo piloso, fazendo com que o cabelo cresça mais rapidamente e com mais saúde.

summer-skin-care-tips

O que é possível fazer em casa para recuperar a saúde dos cabelos?
Em casa, já podemos iniciar o processo de reconstrução do fio, utilizando produtos reconstrutores específicos para a lavagem – atualmente existem shampoos tanto para a reposição de vitaminas quanto para a hidratação – e utilizando máscaras hidratantes pelo menos duas vezes por semana. A máscara hidratante irá abrir a cutícula capilar para permitir a entrada de água dentro do fio, aumentando sua hidratação. A ingestão aumentada de água também irá contribuir para a hidratação dos cabelos.

Qual é o melhor momento para começar tratamentos mais invasivos e específicos?
Se o seu cabelo está muito desvitalizado, quebradiço ou com queda ativa, é legal investir em tratamentos mais potentes para acelerar esse processo de recuperação imediatamente, pois hoje em dia sabemos que, principalmente com o passar da idade, o cabelo pode não recuperar 100% do seu volume capilar caso a agressão demore a ser revertida.

Não preciso muito para recuperar a beleza do seu cabelo! Agora, é só seguir direitinho as dicas da dermatologista !Que venham novas lembranças e novas fotos. Agora com cabelos saudáveis e hidratados!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Pinterest