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Dia do Lixo na dieta: fazer ou não fazer? Pesquisa dá a resposta!
Será que o Dia do Lixo na dieta é uma prática saudável? Pesquisas avaliaram as consequências desse hábito. Descubra se você deve, ou não, fazer!
junk food

(Imagem: Shutterstock)

Pra quem não é fã de uma alimentação saudável e sente a falta de doces e frituras no dia-a-dia, o final de semana significa muito mais do que relaxar e curtir a vida: o sábado ou domingo apontam a chegada do tão esperado Dia do Lixo. Nunca ouviu falar? O Dia do Lixo nada mais é do que aquele dia em que todas as regras da dieta vão por água abaixo e você está liberada para dar uma escapulida do cardápio saudável e comer tudo aquilo que adora: chocolate, lanche, batata-frita, refrigerante…

Pesquisas recentes realizadas pela Universidade Loughborough, no Reino Unido, concluiu – para a tristeza de muitos – que um único dia da semana em que você “mete o pé na jaca” já é o suficiente para desequilibrar toda a sua alimentação e o pior: aumentar as chances de desenvolver doenças graves, como a diabetes.

No estudo, os voluntários (um total de 15 homens e mulheres) foram instruídos a comer o que quisessem por um dia completo. A lista incluía bacon, linguiça, ovos, doces… Depois, suas taxas de glicose foram medidas e comparadas com os níveis antes do experimento.

O resultado? O organismo dos participantes ficou mais resistente à insulina, hormônio que ajuda a absorver o açúcar no sangue. Essa resistência fez com o que o pâncreas produzisse mais insulina a fim de conter a quantidade elevada de glicose que estava avançando pelo corpo.  Com essa prática constante (o tal Dia do Lixo semanal!), o órgão se sobrecarrega e para de funcionar corretamente, abrindo margens para que doenças como a diabetes se desenvolvam.

É verdade que novas pesquisas ainda precisam explicar o que exatamente causa essa resistência à insulina, mas por enquanto o melhor é não arriscar. Minha dica? Buscar uma alimentação equilibrada no dia-a-dia, mas sempre se permitindo comer uma coisinha ou outra que fuja das regras da dieta. Afinal, é possível compensar no dia seguinte fazendo trocas inteligentes. O importante é ser saudável… e feliz!

Bjs,
Fabi Scaranzi


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