Menu
 1843
Baixe agora meu e-book: 10 erros mais comuns ao falar em público
Outubro Rosa! Instituto Quimioterapia & Beleza recupera autoestima de mulheres com câncer
Com dicas de maquiagem, amarrações de lenços, a escolha do aplique perfeito e muitas mensagens de autoestima, o Instituto Quimioterapia & Beleza ajuda mulheres com câncer a se sentirem mais bonitas e confiantes

flavia f

Todo ano faço questão de fazer uma matéria aqui no site falando sobre o Outubro Rosa – campanha criada para ampliar a conscientização sobre a ocorrência do câncer de mama e a necessidade de prevenção e do autoexame.

Depois de dividir com vocês todas as informações sobre a doença, revelar os mitos e verdades sobre esse tipo de câncer e ainda contar três histórias inspiradoras de mulheres que deram a volta por cima e superaram o câncer de mama com graça e leveza, quero contar um pouquinho sobre um projeto incrível que conheci: o Instituto Quimioterapia & Beleza!

Nunca ouviu falar? O Instituto, criado por Flavia Flores, surgiu através de uma necessidade pessoal. Em 2012 Flavia descobriu o câncer de mama e, desde então, viu sua vida mudar radicalmente. “É estranho admitir, mas o câncer mudou minha vida. Eu não seguia uma boa alimentação, dormia mal, não praticava exercícios, estava sempre na balada. O câncer de mama foi a forma que meu corpo encontrou para me mostrar que algo precisava mudar”, diz.

Com o diagnóstico da doença, Flavia se reinventou. Assumiu uma nova postura, acertou a alimentação, passou a praticar atividades físicas regulares e principalmente a fazer o bem! “Sempre fui muito preocupada em ajudar o próximo e foi com a câncer de mama que encontrei minha missão. Ao descobrir a doença, muitos amigos se afastaram por não saber como abordar o problema. Foi assim que tive a ideia de criar um canal na internet em que eu pudesse mostrar através de fotos e vídeos minha rotina de tratamento e os principais desafios frente à doença, inclusive em relação à moda e beleza. Assim podia mostrar que lutar contra um câncer não era um bicho de sete cabeças e que eu continuava a mesma pessoa”, explicou. A ideia, que a princípio tinha como objetivo atingir amigos e parentes, não demorou até que viralizasse na internet e se tornasse o sucesso que é hoje.

“Acredito que grande parte do meu sucesso se deva ao nome ‘Quimioterapia e Beleza’, que acabei escolhendo sem querer enquanto procurava por truques de beleza na internet para pôr em prática durante o tratamento. Percebi que não existia um site que abordasse dúvidas comuns de beleza de quem está enfrentando um câncer, seja ele do tipo que for”. Através da sua necessidade, surgiu a ideia de criar um espaço para mulheres portadoras de câncer e assim suprir todo tipo de dúvida: como amarrar um lenço, como refazer as sobrancelhas que caíram por causa da quimioterapia, como disfarçar manchas, olheiras e delinear o rosto – que de acordo com Flavia, fica inchado e pálido devido o efeito da quimio. Bacana, né?!

Conheça o Instituto Quimioterapia & Beleza
Conversando com Flavia, descobri que a principal missão do Instituto não é apenas dar dicas de moda e beleza para quem está lutando contra um câncer, mas também levar autoestima e confiança para pacientes do mundo inteiro, inspirando-as e mostrando que elas não estão sozinhas.

Desde a criação Instituto Quimioterapia & Beleza, Flavia já promoveu outras ações bem interessantes. Junto com o Instituto ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético – criou o projeto “De Bem Com Você – A Beleza Contra o Câncer”, onde oferece oficinas de maquiagem dentro de hospitais públicos e presenteia as pacientes com aulas e kits de make.

Outra ação do Instituto que merece atenção é o “Banco de Lenços Flavia Flores”. Através do site www.bancodelencos.com.br pacientes com câncer fazem seu cadastro contando quem são, que tipo de câncer têm, onde se tratam e ainda descrevem um pouco do seu estilo. Assim, Flavia escolhe, dentre as muitas opções que tem, o lenço perfeito para presenciar essas mulheres. “Hoje, mais de 20 mil lenços já foram distribuídos”, conta.

Um modelo de superação
Com o sucesso do Instituto Quimioterapia & Beleza, não demorou até que Flavia Flores fossem convidada a dar palestras e participar de eventos em clínicas e hospitais.

Dentre todas as experiências e histórias confidenciadas, Flavia percebeu que existe uma identificação imediata por parte de mulheres que estão passando pelo que ela passou há cinco anos atrás. “Elas sabem que eu também perdi o cabelo, passei por uma cirurgia, precisei retirar meus seios. Que meu namorado e alguns amigos me abandonaram depois do diagnóstico e que essa dificuldade dos outros em saber como lidar com uma pessoa doente é ‘normal’. Eu vivi o que elas também viveram ou estão vivendo. Essa aproximação é fundamental para mostrar que tudo pode ser superado, dia após dia e que é possível se sentir feliz de novo e dar a volta por cima”.

Hoje, o Instituto Quimioterapia & Beleza sobrevive através de doações e parcerias e, por isso, está constantemente atrás de novos colaboradores para manter esse trabalho tão bonito. Interessados em ajudar podem entrar em contato com Flavia através do site do Instituto, clicando aqui!

Aliás, vale a pena dar uma passadinha no site para conhecer todas as dicas de beleza compartilhadas por Flavia e dividi-las com todas as mulheres guerreiras que estão enfrentando um câncer de mama (ou qualquer outro!) e que precisam se sentir mais bonitas, vaidosas e confiantes.

 “O Instituto é um espaço seguro e uma corrente do bem para que mulheres recuperem sua confiança e autoestima e passem a diante as dicas que aprenderam comigo para outras pacientes precisando das mesmas instruções. É isso que faz meu trabalho tão gratificante. Eu amo o que faço e não troco por nada”.

Incrível a história e iniciativa da Flavia, né?! Um exemplo de superação e força!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fotos: Ricardo Wolff/ Agência RBS


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação