Pesquisa comprova: uso do protetor solar reverte os sinais da idade!

protetor
(Imagem: Shutterstock)

A ROC, marca de dermocosmético da Johnson&Johnson, realizou um estudo clínico ao longo de um ano para avaliar a eficácia do uso constante do protetor solar.

A pesquisa era simples: provar que o uso contínuo de protetor solar ao longo de 52 semanas ajudaria a prevenir danos na pele e a melhorar os sinais visíveis de fotoenvelhecimento.

Para quem não conhece, fotoenvelhecimento são basicamente as rugas, despigmentações, alterações na textura da pele, tidas como feias e podem, muitas vezes, ser acompanhadas de fotocarcinogênese – manchas que podem se tornar cancerígenas no futuro. E são exatamente os filtros solares nossos principais aliados na hora de prevenir essas anomalias na pele. O que o estudo mostra, entretanto, é que, além de prevenir, o protetor solar também é capaz de reverter esse fotodano. Bom, né?

Entenda a pesquisa
Os pesquisadores estudaram 33 mulheres de 40 a 55 anos, com pele branca e exposição moderada ao sol. O estudo chegou ao fim depois de um ano, com 32 mulheres (uma delas desistiu por motivos pessoais!) aplicando protetor solar FPS 30 fotoestável, ou seja, a molécula não sobre danos ao absorver a luz do ambiente e de amplo espectro, protege a pele da radiação solar e também dos raios UVA e UVB se for aplicado todas as manhãs no rosto inteiro. O protetor solar aplicado possuía ingredientes básicos, sem aditivos antienvelhecimento.

Todos os parâmetros de fotoenvelhecimento avaliados por dermatologistas melhoraram significativamente já na 12ª semana. Foram analisados superfície e tom de pele, considerando textura, clareza, uniformidade de tom e pigmentação discreta diferente da natural da pele, e manchas. Um ano depois, as melhoras clínicas foram de 52% em manchas, 40% na textura e 41% na clareza da pele. Já a melhora que ocorreu em tom e pigmentação da pele foi particularmente notável, uma vez que as avaliações finais foram realizadas no final do verão, período em que a pele tende a apresentar um tom desigual e manchas mais evidentes.

Conclusão: não abra mão do filtro solar!!
Deu pra notar a importância da fotoproteção para a prevenção do envelhecimento na aparência da pele, né? Mais que isso, ela garante que os sinais já presentes sejam minimizados e que a aparência da pele melhore significativamente se o protetor solar for usado diariamente. Por isso, nada de preguiça! Inclua esse cuidado com a pele na sua rotina, nem que pra isso você precise acordar cinco minutinhos mais cedo. Sua pele agradece!

Bjs,
Fabi Scaranzi

 

Um comentário em “Pesquisa comprova: uso do protetor solar reverte os sinais da idade!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *