Aprenda a escolher o protetor solar ideal para sua pele

O verão chegou e exige cuidados! Saiba como escolher o protetor solar perfeito pra você e aproveite a estação mais quente do ano com saúde

0 874

protetores-solares-borboletas-na-carteira

É verdade que o protetor solar não só pode, como deve ser aplicado todos os dias do ano, sem exceção, inclusive em dias de frio e chuva. Mas agora que o verão finalmente deu as caras e o sol brilha forte (e beeem quente!) por aí, o cuidado com a pele e com a aplicação do protetor solar precisa ser redobrado.

Mas diante de tantas opções nas farmácias, será que dá pra comprar qualquer protetor solar, considerando apenas o preço? Nada disso! O primeiro passo para escolher o melhor protetor solar pra você é procurar um produto que bloquei os raios UVA e UVB, sempre levando em conta o fototipo ideal para o seu tom de pele.

Vou explicar melhor: os fototipos I e II são as peles muito claras, que sempre ficam vermelhas e quase nunca bronzeiam. Se você faz parte desse grupo, não tem jeito, escolha já os protetores com FPS 60 ou acima. Os fototipos III e IV se caracterizam pela pele mais morena. Se identificou? Então opte pelo FPS 50 no verão intenso e diminua para o 30 em dias mais amenos ou quando a pele já estiver bronzeada. Pele mais escura, com o fototipo V e VI, que dificilmente corre o risco de queimadura, mas precisa ser protegida para evitar o câncer de pele, pode investir no FPS 30 ou 15.

Com o fator de proteção solar escolhido, o próximo passo é se certificar de que o produto é adequado para a atividade que você vai fazer. Por exemplo: se você for nadar ou praticar algum exercício físico que faça você suar depois de alguns minutos, é fundamental comprar um protetor solar à prova d’água.

Em spray, creme, gel, oil free ou oil control, toque seco ou oleoso, que não sai na água ou com cor… as opções são muitas e só você é capaz de sabe qual modelo é melhor para o seu tipo de pele. O importante é se manter sempre protegida e tomar sol com saúde, sem correr o risco de queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

Aplicando o protetor solar sem erro
Nunca é demais reforçar a importância de aplicar o protetor solar de forma correta. Pra isso, você só precisa ficar atenta à três dicas bem simples. Anote aí!

Calcule bem o seu tempo: sabia que a nossa pele não absorve o protetor solar imediatamente? Por isso o melhor é sempre aplicá-lo 20 a 30 minutos antes de expor aos raios solares.

Aplique o produto: agite bem o frasco antes de passar o produto para garantir que todos os ingredientes estão bem misturados. Em seguida, coloque duas colheres de sopa de protetor na palma da mão (se for usar no corpo todo), ou uma colher de chá (somente para o rosto, mãos e pescoço) e esfregue em todas as áreas que serão expostas ao sol.

Reaplique quando necessário: depois de 2 horas exposta em sol direto ou logo depois de ter nadado, suado ou se esfregado na toalha, reaplique o protetor solar em todas as áreas do corpo que entrarão em contato com o sol novamente. Melhor prevenir, né?

Viu como é fácil se bronzear com saúde e aproveitar o verão ao máximo? Eu adoro!

Bjs,
Fabi Scaranzi