Treino funcional poderoso com apenas cinco exercícios

Já parou pra pensar na quantidade de exercícios físicos involuntários que nós fazemos todos os dias? Seja puxando uma caixa do armário, empurrando o carrinho do supermercado, descendo as escadas do escritório, sem querer colocamos nossos músculos em movimento, visando não apenas realizar uma ação, como também manter a estabilidade e o equilíbrio do corpo. Foi pensando nisso que surgiram nas academias o “treino funcional”. Exercícios de alta intensidade realizados com movimentos que praticamos todos os dias. Assim, além de prevenir lesões e melhorar a autonomia dos movimentos naturais da sua rotina, se forem colocados um pouco mais de carga, você perde calorias, reduz medidas e ainda ganha força e tônus muscular. Bom né?
Por isso, com a ajuda do personal trainer Guilherme Camargo, separei cinco exercícios de treino funcional que, além de te deixarem em forma, vão melhorar rapidinho sua saúde e agilidade na rotina. Espia só!
Burnpee
Um dos exercícios mais famosos do treino funcional é o burnpee! Nunca ouviu falar? Comece fazendo um leve movimento de agachamento. Em seguida, estique as pernas para trás e posicione as palmas das mãos no chão, formando um ângulo de 90 graus com os braços. Faça uma flexão, volte a juntar os joelhos ao peito e dê um salto. Repita o exercício 15 vezes.
Com os braços esticados, segure uma bola com as duas mãos. Dê um passo largo à frente, formando um ângulo de 90 graus com o joelho. Ao mesmo tempo, rode o corpo para o lado da perna que avançou, mantendo os braços esticados. Volte o corpo na posição anterior e repita com a outra perna. Faça três séries de 15 repetições para cada lado.

Esse exercício de treino funcional é bem simples, mas dá muito resultado! Com as pernas afastadas na altura dos quadris salte para cima de um objeto fixo ao chão – pode ser um banco, desde que ele seja pesado e você não corra o risco de cair – dobrando os joelhos o máximo que puder, afinal, quanto maior o agachamento, maior o efeito da série. Volte a posição inicial e repita o exercício 20 vezes.

Com o tronco virado para a direita e uma bola nas mãos acima da cabeça, faça um movimento de rotação e agachamento, acompanhando com os olhos o trajeto da bola. Repita para o outro lado lembrando que o movimento deve ser controlado, evitando acelerar na subida e descida, além de travar o abdômen do começo ao fim do exercício. Faça o movimento 15 vezes para cada lado.

Para terminar seu treino funcional, mantenha-se em posição de prancha com os braços à largura dos ombros. Avance com um dos pés até o nível das mãos, apoiando bem a planta do pé. Regresse a posição inicial e repita com a outra perna. Intercale os movimentos 20 vezes, 10 para cada lado.

Bjs,
Fabi Scaranzi
*Ilustrações: Revista Prevenir







