Veludo: aprenda já a usar essa tendência de inverno

O veludo volta com tudo na estação mais fria do ano. Aprenda como combiná-lo e como manter tecido sempre conservado e com cara de novo

3 36433

veludo 3b

Se tem uma tendência que eu amo usar, principalmente nos dias mais frios, é o veludo! E pra minha sorte, ele tem tudo pra reinar absoluto no inverno desse ano e em 2017 também. Oba!

Usado desde a Idade Médica por reis e rainhas e hit nos anos 80, o veludo molhado volta em 2016 ainda mais sofisticado, com uma textura incrível e em tons de cair o queixo. Chic e sempre elegante, o tecido, porém, nem sempre é fácil de ser usado e exige algumas restrições. Abaixo, eu te conto quais!

Aposte nos clássicos
Para não gastar horrores em uma peça de veludo e depois vê-la esquecida no guarda-roupas com a chegada dos dias mais quentes, minha dica é sempre investir em peças que possam render diferentes looks e combinações, independentemente da época do ano. E engana-se quem pensa que o veludo só pode ser usado no inverno rigoroso. Em dias mais fresquinhos, o tecido fica ótimo em saias, blazers e peças mais leves.

E se bater aquela dúvida na hora de escolher a cor do veludo, eu sugiro apostar sempre nos lisos pretos, marinhos, verde-escuros ou bordôs. Perfeitos para serem usados, principalmente à noite, essas cores são clássicas e caem bem tanto em produções mais formais, quanto em looks mais casuais, como bota e calça jeans.

foto 2 foto 3

Com o que combinar
O bom do veludo é que o tecido permite ser combinado com muuuitas outras texturas e acessórios. Com couro, por exemplo, você consegue um look mais moderno, já com a renda, a imagem de uma produção mais clássica e feminina é certeira.

Quem prefere um look mais casual, pode apostar no veludo molhado em casacos e combiná-los com calça jeans (ou shorts!) e camisetas divertidas. Essa combinação, aliás, é perfeita para quem quer apostar na tendência, mas precisa sair de casa logo de manhã.

foto 7 foto 6 foto 11

Vale lembrar que o veludo também é super parceiro da meia-calça. A dupla, além de chic, cai bem em vestidos, saias ou shorts. Combinados com salto alto ou botas, a produção fica linda e elegante, pode apostar!

E se você é daquelas que faz um estilo mais rock’n’roll, experimente combinar o veludo com casados de spikes e coturnos. Fica lindo e cria um efeito incrível!

Quem pode usar
A pergunta é: será que o veludo é pra todo mundo? Felizmente, sim! O veludo é um tecido super democrático e pode ser usado por qualquer mulher, só é preciso tomar alguns cuidados. O veludo molhado, por exemplo, tende a brilhar mais e ser bem chamativo, por isso recomenda-se não usá-lo naquelas partes do corpo que você prefere disfarçar. Se você não quer chamar a atenção para seus seios grandes, por exemplo, opte por uma calça ou saia de veludo e combine a parte de cima com uma camisa de seda de cor neutra. Agora, se a intenção é favorecer a parte de cima do corpo e esconder as gordurinhas a mais no quadril, combine uma blusa ou blazer de veludo com calça jeans ou saia preta, que tende a afinar medidas.

foto 12 foto 10 foto 9 foto 5

Lembre-se sempre de usar o veludo para destacar seus pontos fontes e uma dica: se usados próximos ao rosto, eles vão iluminar aquela mais aquela make poderosa que você levou hoooras pra fazer!

Cuidados na manutenção
Não dá pra negar que o veludo é um tecido delicado, então se você faz a linha desleixada, vai precisar redobrar os cuidados, principalmente para desamassar a peça. Para não correr risco, o melhor é sempre passar a peça de veludo a vapor ou em ferro com temperatura bem baixa.

Na hora de guardar, evite dobrar a peça e procure sempre pendurá-la ao avesso, assim você evita que pelinhos de outras peças se acumulem sobre o veludo.

foto 1

Dicas fashion

– Dá, sim, pra misturar duas peças de veludo, só tenha certeza de que eles sejam da mesma textura. Liso vai sempre com liso, molhado com molhado, cotelê com cotelê. Ok?

– Durante o dia, invista no veludo em cotelês. Sabe aquele veludo canelado e riscadinho? Ele mesmo! Eles são ótimos tanto em calças, quanto em saias, blazers e jaquetas. Essas peças se adaptam ao tecido e em cores como cáqui, cinza e azul-marinho, podem ser usadas facilmente.

– Para a noite, paletós (tanto curtos, quanto longos) e boleros fazem uma combinação perfeita com vestidos de festa de tecidos leves, como seda, cetim e musseline. Tem um casamento ou formatura nesses dias mais frios? Aposte já nos veludos!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Pinterest