Mentoring: como usar o serviço e se tornar uma empresária de sucesso

mentoring3

Nunca se ouviu tanto falar de empoderamento feminino, especialmente no ambiente corporativo. Segundo um estudo realizado pelo Studio Ideias para um projeto do Banco Itaú em 2013, 49% dos empreendedores brasileiros eram mulheres – aproximadamente 13 milhões de pessoas. Em 2017 esse número subiu para 52%. A pergunta que fica agora é: será que todas estão de fato preparadas para fazerem seus negócios crescerem e prosperarem?

É aí que entra o mentoring! Chamado também de mentoria, esse projeto normalmente é comandado por alguém que tenha experiência na área a ser trabalhada, responsável por ensinar o conhecimento técnico às mulheres de negócio que ainda estão começando nesse meio, e propondo as perguntas certas para que elas possam direcionar seu empreendimento da maneira mais eficiente e lucrativa.

O mentoring é totalmente focado a quem já tem uma ideia de negócio ou a quem precisa consolidar sua empresa no mercado de trabalho. Cabe a mentora ajudar a empreendedora a criar as habilidades necessárias para gerir seu estabelecimento e, principalmente, a coloca-la em contato com uma rede de outras mulheres de negócio, criando o famoso networking!

Vantagens do mentoring: porque procurar a ajuda de um profissional!
Um dos principais benefícios do mentoring é que ele promove o desenvolvimento profissional a curto, médio e longo prazo, tornando você uma pessoa muito mais capaz de alcançar seus objetivos dentro da empresa, maximizando sua performance e até melhorando a qualidade de vida.

Outra vantagem é que o processo não é pesado! Os encontros são dinâmicos, divertidos e bem proveitosos, podendo ser realizados, inclusive, em um ambiente que deixe o mentorado confortável.

Além de trabalhar o desenvolvimento individual, muitas empresas hoje procuram o serviço de mentoring a fim de lapidarem talentos e deixarem seus colaboradores mais preparados (inclusive no gerenciamento de crises), trazendo a autoconfiança e as competências necessárias para o sucesso. Ou seja, todo mundo sai ganhando!

mentoring2

E aí, acredita que o serviço de mentoring pode te ajudar a ir mais longe? Eu tenho ajudado muitas mulheres com mentorias quando o assunto é empreender e posso dizer que ter essa ajuda no começo do seu negócio, na construção da sua marca e, principalmente no desenvolvimento de competências faz toda a diferença.

Você tem alguma dúvida em relação à esse assunto ? E quanto ao empreendedorismo, qual é sua maior dificuldade? Conte pra mim nos comentários!

Bjs,
Fabi Scaranzi

 *Imagens: Shutterstock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *