15 dicas para fazer as suas roupas e acessórios durarem mais

Não precisa se desfazer das suas roupas preferidas só porque elas já têm muito tempo de uso. Veja como manter a qualidade e a aparência das suas peças

1 1386

fabi roupas

Melhor do que comprar roupas novas é poder usar aquela nossa peça preferida, várias e várias vezes. Mas será que existem alguns truques capazes de aumentar a durabilidade das nossas peças, inclusive dos sapatos e bolsas? Sim, sim, sim! Eu fui pesquisar e descobri dicas certeiras para fazer nossas roupas e acessórios durarem mais. E o melhor, a maioria delas é sem simples e rápidas de colocar em prática. Espia só!

Peças em couro: devem ser guardadas em ambientes frescos e longe de umidade. Limpe-as somente com produtos específicos para que o tecido não manche e jamais dobre a peça, seja ela uma jaqueta, calça ou bota de cano alto, já que a marca pode causar rachaduras. Pendure as roupas no cabide e coloque um pedaço de papelão ou jornal amassado no comprimento da bota para manter seu formato original.

Cuidado extra com as bolsas: leve sempre um lencinho para limpar rapidamente qualquer mancha que possa vir a surgir e, assim que chegar em casa, guarde sua bolsa em um saco de algodão ou uma fronha.

Dobre os suéteres: muita gente tem o hábito de pendurar esse tipo de roupa, o que acaba deixando a peça mais larga e sem forma em poucos dias. O melhor é sempre dobrá-los e guarda-los em gavetas para que o caimento permaneça perfeito.

Vida longa aos acessórios: com o tempo as bijuterias começam a escurecer, é normal. Para evitar perder a peça rapidamente, passe uma camada de esmalte incolor por todo o colar, brinco, anel, cinto ou pulseira. O esmalte formará uma película protetora ao redor da peça, aumentando bastante a durabilidade.

Dobre seus jeans: sabia que pendurar suas calças jeans só faz com que elas fiquem mais largas? Assim como os suéteres, para manter o caimento perfeito o melhor é dobrar a calça em dois e guardá-la na gaveta.

Sacos plásticos para lavar suas lingeries: não tem peça mais delicada do que uma lingerie, principalmente se for de renda. Por isso, não tem jeito, o melhor é investir nas wash bags – sacolinhas específicas para lavagem. Tudo o que você precisa é colocar suas calcinhas e sutiãs dentro dela e usar a máquina como de costume. As sacolinhas vão permitir que as peças sejam limpas sem precisarem entrar em contato com outras peças. Bom, né?

Branco sempre branco: é fundamental limpar o tecido branco imediatamente após surgir uma sujeirinha. Lave a peça sempre com outras peças da mesma cor e certifique-se da água estar bem quente. Se a peça for em couro, como um tênis branco, por exemplo, use uma escova de dentes velha e macia e, com sabão neutro lave a camada mais superficial da mancha. Em seguida, massageie a região danificada com um pouco de pasta de dente, limpando o produto com uma toalha.

tenis

Coloque enchimento nos sapatos: principalmente os calçados em camurça e couro tendem a perder a cor e o brilho com o passar do tempo. Para impedir que isso aconteça, coloque lenços e ou pedaços de papelão dentro deles para que eles não percam a forma e mantenham a aparência intacta.

Seque naturalmente suas roupas de academia: para manter o formato e o caimento das suas roupas fitness o mais indicado é pendurá-las em um cabide e deixar que elas sequem naturalmente. Quanto mais elas forem para a secadora, mais moles e gastas ficarão.

Lave roupas pretas do avesso: esse truque permite manter a cor “viva” por mais tempo, demorando para que a peça comece a desbotar.

Tinja seu jeans preto: sentiu que sua calça ou jaqueta jeans preta está começando a ficar cinza? Procure em lojas de tecidos tintas próprias para esse material e recupere a aparência da sua peça rapidinho.

Lave menos as suas roupas: não adianta, quanto mais você lavar, mais suas roupas vão perder a cor e formato original. A não ser que você tenha deixado cair algum líquido, molho ou tenha encostado em algum sujo, o melhor é usá-las várias vezes antes de lavar. Se sentir um odor forte nas suas roupas, como o de cigarro por exemplo, deixa-las um dia todo exposta ao sol pode ajudar a eliminar o problema.

Limpe sua máquina de lavar roupas: pode acontecer da sujeira e da tinta de outras peças ficarem acumuladas na sua máquina de lavar roupas, impregnando futuras peças na hora da lavagem. Por isso, é fundamental lavar regularmente sua máquina e remover qualquer rastro de sujeira.

Compre bons cabides: dependendo do cabide que você escolher, eles podem deixar marcas difíceis de tirar, principalmente nos ombros de blusas e casacos. Aposte em cabides firmes e de preferência de madeira para pendurar casacos mais pesados, enquanto cabidos finos de plástico ou acrílico são perfeitos para não deixar que outras peças fiquem amassadas ou marcadas sem necessidade.

Não guarde suas roupas em sacolas: é verdade que esses sacos, principalmente os à vácuo, ajudam a reduzir o espaço no guarda-roupas. Entretanto, essas embalagens mantêm a umidade dentro delas, o que pode deixar suas roupas amareladas.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi