4 dicas para evitar lesões na prática de exercícios físicos

Agora é a hora de começar o “projeto verão”, mas cuidado para não passar dos limites e sair da academia cheia de dores e lesões. Dá uma olhada nessas dicas para malhar com saúde

0 948

fabi exercicio

Já notou como o tempo está voando? E com essa pressa toda, vem a vontade (e necessidade!) de recuperar o tempo que perdido sem finalmente renovar a matrícula da academia.

Se esse desespero bateu em você e conquistar um corpo lindo e durinho em tempo record é sua próxima missão, é natural querer correr contra o tempo e malhar de uma vez tudo o que deveria ter sido malhado durante meses.

É aí que entram os riscos de lesões e dores localizadas. E quando eu digo dor, não é aquela dor gostosa de músculos bem trabalhados depois de uma aula de spinning, mas sim aquela dor aguda, normalmente nas articulações, que a gente insiste em “deixar pra lá” e concluir a série de exercícios já que a empolgação é tanta que não dá vontade de parar.

Sabia que 39,2% dos casos de lesões em atletas têm como causa alguma questão muscular? Quem garante é uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pra não fazer parte dessa estatística, dá uma olhada nessas quatro dicas sobre como se prevenir de dores e lesões e malhar o corpo com saúde e segurança.

1. Alerta vermelho ao sinal de qualquer dorzinha
E quando eu digo “qualquer”, é qualquer mesmo! Assim que começar a sentir dor, pare, principalmente se a dor for muito localizada, como nas articulações dos joelhos, ombros e cotovelos. A mesma atenção vale para dores em apenas um ponto do braço ou perna.

2. Mais do que definir, o importante é fortalecer
Eu sei que a vontade de ganhar pernas torneadas e abdômen definido é enorme, mas antes de tudo é preciso fortalecer os músculos para proteger aquelas áreas mais afetadas por lesões (estiramentos e torções), como ombros, joelhos e tornozelos.

3. Descansar é preciso
Mas nada de malhar um dia e descansar três, hein? Para poupar o corpo de lesões, sem perder os resultados que você tem suado (literalmente) pra ganhar, procure descansar uma vez na semana. Nos outros dias, alterne seu treino entre exercícios de musculação e aeróbicos, assim o corpo não sente tanto.

4. Não se alongue
Sabia que muitos quadros de lesões como estiramento acontecem no momento do alongamento? Por isso é recomendado apenas aquecer o corpo antes de começar sua série de exercícios, seja pedalando 10 minutinhos ou caminhando em nível moderado na esteira por 20 minutos. O que importa é fazer esse aquecimento de forma leve, independentemente do exercício aeróbico que você escolher e busque sempre fazer movimentos que serão repetidos ao longo do treino, como a rotação de braços e abertura de pernas com passos largos.

E aí, pronta pra malhar com segurança? Go, girl!

Bjs,
Fabi Scaranzi