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5 jeitos fáceis de acelerar o metabolismo e queimar calorias
Conforme a idade vai chegando, algumas mudanças simples para acelerar o metabolismo podem fazer uma diferença enorme na sua saúde, beleza e bem-estar

metabolismo

Acelerar o metabolismo e queimar gordura é uma busca constante não apenas para quem quer emagrecer e entrar em forma, mas também para quem procura mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Se você faz parte desse time, a notícia é boa: algumas mudanças simples nos hábitos diários (especialmente na alimentação!) podem te ajudar a agilizar o processo de queima de calorias ao longo do dia. Aprenda já como fazer!

1. Coma um ovo no café da manhã diariamente
De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of the American College of Nutrition, comer um ovo extra pela manhã, pode ajudar a queima de calorias ganhas imediatamente após a refeição. O estudo selecionou 10 mulheres saudáveis e de peso normal entre 19 e 22 anos para seguirem uma dieta rica em proteínas num dia, e uma dieta com alto teor de carboidratos complexos no outro. A ideia era comparar como cada dieta afetava diretamente o metabolismo. Enquanto a primeira possuía 30% de proteína e 30% de carboidratos completos, a segunda contava com 50% de carboidratos e apenas 15% de proteínas, mas sempre iguais na quantidade de açúcar e gordura. O resultado? Após as refeições no dia da alta proteína, os metabolismos dessas mulheres produziam cerca de duas vezes mais calor, uma indicação de que também estavam queimando mais calorias.

2. Corte 25% das suas refeições
“Se você não sente fome três a quatro horas depois de terminar uma refeição, é porque você está comendo demais de uma só vez”, diz Tamara Melton, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética Americana. E por que isso é um problema? Simples! Porque no mundo ideal, o certo é você comer de três em três horas para que seu corpo receba um fluxo constante de calorias para queimar e usar como energia. Então, se você quer acelerar o metabolismo, não tem jeito, precisa diminuir a quantidade das suas refeições. Comece dando uma olhada no seu prato e tenha certeza de que ele possui tudo o que você precisa: um quarto de legumes, um quarto de vegetais, um quarto de proteína magra (carne branca ou peixe) e um quarto de amido ou grãos integrais. Depois, corte essas porções em 25% e preste atenção na sua fome – ela deve ser sanada com essa quantidade menor de comida, mas não o suficiente pra que te deixar se sentindo “cheia”. Se depois de três horas você estiver pronta comer novamente, é porque está no caminho certo. Se estiver faminta, com dor de cabeça e fraqueza, a quantidade de comida não foi suficiente, aí é melhor cortar apenas um oitavo ao invés de um quarto.Resultado de imagem para prato com peixe3. Transforme seu treino de musculação em um circuito
Qualquer tipo de exercício físico já é válido na hora de queimar calorias e acelerar o metabolismo, agora se você quer dar um up nesse processo e potencializar seu treino, pare de fazer suas séries em blocos: todas as abdominais, um descaso, todos os agachamentos, outro descanso… Transforme seu treino em um circuito, intercalando as atividades. Assim, você mantém sua frequência cardíaca elevada, e dá um boost na queima de calorias. Preparada pra mudança? Se você costumava fazer três séries de abdominal e descansar, três séries de agachamento e descansar, três séries de um minuto de corrida intensa e descansar, aqui vai uma alternativa: faça uma série de abdominal, agachamento e corrida sem interrupções entre elas, depois de descanse por um minuto e meio e repita a sequência mais duas vezes.

4. Ignore das ordens da sua mãe pra você sentar e relaxar
Um pequeno estudo realizado pela Mayo Clinic rastreou os momentos diários de 10 pessoas com obesidade leve e 10 pessoas magras por 30 dias e descobriu que o grupo magro gastou cerca de duas horas a mais por dia agitando o corpo ou em pé do que o grupo com excesso de peso, que se mostrou sedentário e permaneceu sentado quase o dia todo. Em números, essa diferença representou cerca de 350 calorias por dia a menos no grupo com peso equilibrado. Por isso, se você precisa de motivação para levantar da cadeira, pegar as escadas ao invés do elevador, pense nisso: além de alongar o corpo e prevenir problemas de coluna e torcicolo, você aproveita para acelerar o metabolismo e queimar várias calorias sem nem ao menos se dar conta. Bom, né?

Young business woman working on a laptop.

5. Pratique o HIIT a qualquer hora e lugar (sem ter medo de parecer louca)
Nós já falamos de alimentação saudável, sedentarismo, treino na academia… mas que tal aproveitar pequenas situações do dia-a-dia (como uma caminhada na hora do almoço, a ida do trabalho até o metrô ou ponto de ônibus, aquela corridinha rápida na farmácia ou padaria, para praticar exercícios de alta intensidade – o famoso HIIT? Mesmo que a distância seja curta, pesquisas já comprovaram que exercícios rápidos que demandam muito da sua força e esforço, ajudam a aumentar (e muito) a perda de peso. E mais: é por causa desse esforço pesado que emagrecemos mais rapidamente, já que o nosso corpo demora várias horas para voltar ao seu estado normal e essa demora faz com o que o metabolismo continue acelerado e trabalhando mesmo depois do término dos exercícios.

Viu só como acelerar o metabolismo é mais fácil do que você imagina?

Bjs,
Fabi Scaranzi


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