5 truques fáceis pra te ajudar a parar de roer unha

Quer parar de roer unha ou ajudar alguém que sofre com essa terrível mania? Veja cinco dicas fáceis e infalíveis para abrir mão desse vício rapidinho

2 706

stressi-1

Se você não rói unha, com certeza conhece alguém que não consegue abrir mão desse hábito. Pesquisas revelam que 30% das crianças, 45% dos adolescentes, 24% dos jovens adultos e 5% dos adultos mais velhos têm a mania de roer unha e citam a “aparência feia das mãos” como o principal prejuízo.

Os malefícios, entretanto, vão muito além! Tanto a unha, quanto a cutícula ou a pele são camadas importantes na nossa proteção contra agentes externos, como vírus e bactérias. Ao eliminarmos essas barreiras, deixamos nosso organismo exposto a esses perigos. E se você ainda precisa de uma lista de doenças que podem ser causadas pelo simples ato de roer unha, dá uma olhada abaixo:

Infecções que resultam em inflamação e pus
Problemas gastrointestinais, como esofagite infecciosa, gastrite, verminose, diverticulite ou até apendicite
 Desgaste na dentição, na musculatura do maxilar e na articulação temporomandibular, causando fraturas nos dentes, gengivite e problemas de mordida
Maior probabilidade de doenças virais, como gripe H1N1, diarreia e até hepatite A devido o hábito de levar a mão suja à boca constantemente
Maiores chances de doenças como caxumba, rubéola, sarampo e meningites virais

Um perigo, né? Por isso, se você não consegue parar de roer unha, seja por ansiedade, vício, nervoso ou até genética mesmo, abaixo separei cinco truques simples (mas bem eficientes!) para você colocar em prática todos os dias. Para simples, mas seguindo-os à risca você vai perceber como é possível, sim, abrir mão desse hábito feio pouco a pouco. Tem coisa melhor do que proteger sua saúde e, de quebra, garantir mãos lindas?

1. Base fortalecedora
Esse é o primeiro passo para quem quer mesmo parar de roer unha. Aliás, nos rendemos a essa tentação principalmente quando notamos que nossas unhas não estão cuidadas, nem esmaltadas. Por isso, tenha sempre por perto uma base fortalecedora específica para quem tem essa mania. A diferença? Elas têm sabores fortes e bem amargos, que imediatamente repelem a boca. Outra opção também é investir em bases fortificantes que ajudam a recuperar aquelas unhas que ficaram enfraquecidas depois de tanto serem roídas.

2. Deixe as unhas sempre esmaltadas
Dá um dó de estragar aquelas unhas bem bonitas e esmaltadas, não dá? Por isso, mesmo que você tenha que pintá-las em casa você mesma, nunca deixe suas unhas sem esmaltes. Opte pelas cores fortes e escuras que chamam mais a atenção e são mais difíceis de descascar. Aliás, esse é outro bom truque: antes de pensar em roer a unha de fato, se preocupe em descascar primeiro todo o esmalte. Isso vai te poupar algum tempo!!

truques-e-remedios-naturais-para-deixar-de-roer-unhas2

3. Tenha sempre uma lixa na bolsa
Muita gente não tem o hábito de roer unha, mas acaba levando a mão à boca quando percebe uma lascadinha. Na intenção de corrigir o problema, na maioria dos casos deixamos a unha torta e bem desigual. Por isso, deixe sempre uma lixa dentro da bolsa. Assim, qualquer cantinho quebrado ou lascadinho pode ser reparado rapidinho, ajudando com que elas cresçam de maneira forte e por igual.

4. Afaste-se do alicate
Um dos maiores erros de quem rói unha é usar o alicate para igualar o comprimento das unhas, afinal, elas quase nunca ficam do mesmo tamanho. Para servir como incentivo e abrir mão desse hábito, use apenas a lixa para reparar e conter as quebras. Você vai ver como suas unhas vão crescer bem rapidinho!

5. Escolha uma unha como foco
Para muita gente, roer unha pode ser um vício difícil de superar. E mais: quem sofre dessa mania normalmente tem uma unha “preferida” que acaba sofrendo mais que as outras. Que tal deixar então apenas essa para ser roída num primeiro momento e poupar as outras? Ao ver o resto das unhas lindas, compridas e bem cuidadas, não vai ser difícil parar de maltratar essa unha também!

Dicas anotadas? Tenho certeza que a partir de hoje, parar de roer unhas vai ficar cada vez mais fácil!

Bjs,
Fabi Scaranzi