Menu
 3005
Academia ou ao ar livre: dicas para malhar em qualquer lugar
Seja na rua ou na academia, algumas regrinhas são imprescindíveis para você malhar melhor e conseguir o corpo dos sonhos sem dores nem lesões

fabi destaque

Nem todo mundo é fã de academia. Tem gente que não gosta de exercícios de musculação, de revezar os aparelhos com desconhecidos ou até de correr na esteira olhando sempre para o mesmo ponto fixo. Agora tem gente que é o contrário: adora fazer amigos, ter o acompanhamento de um treinador, trabalhar os músculos usando os mais diferentes aparelhos de ginástica.

Não importa qual seja o seu perfil. Separei 10 dicas infalíveis para quem gosta de malhar, seja na rua ou na academia. Assim você não desanima e trabalha para que o seu corpo fique ainda mais em forma e o melhor: livre de lesões! Bora juntas!

Para se dar bem na academia

fabi academia

1. Escolha um bom calçado
Do mesmo modo que você sabe que academia não é o lugar certo pra vestir uma lingerie super sensual, a escolha do calçado também precisa ser pensada. Além de optar por tênis leves e confortáveis (e que não obriguem você a colocar três esparadrapos em cada pé!), o melhor é procurar numa loja de artigos esportivos o tênis que melhor se adeque às suas necessidades: corrida, aeróbico, funcional, musculação…

2. Roupas adequadas, sempre
Quanto menos você sentir as suas roupas, melhor. Não deixe que elas te apertem, saiam do lugar ou que a costura incomode. Lembre-se que na academia as distrações são muitas e que foco é tudo!

3. Consulte um personal trainer
Você não precisa do acompanhamento diário de um personal para se dar bem na academia, mas procure alguém especializado para te ensinar a melhor maneira de trabalhar as áreas que precisam de mais atenção, alinhar sua postura e ajudar você a ajustar acentos, encostos e carga de cada aparelho. Tudo para que você não se machuque e trabalhe os músculos da maneira certa.

4. Crie uma rotina semanal
Depois de fazer sua matrícula na academia, monte um plano de exercícios e inclua-o na sua rotina. Faça chuva, frio ou sol, não vale desanimar. E se precisar de um estímulo a mais pra sair da cama, lembre-se que é o seu dinheiro que está sendo gasto sem ser usado. Quer motivação melhor?

5. Não troque seu treino sem supervisão
Mesmo que a academia se torne a sua segunda casa, não mude sua série de exercícios sem antes consultar um treinador. Eles sabem melhor do que ninguém os limites que seu corpo aguenta e onde e o quanto de carga aumentar.

6. Não sobrecarregue certos músculos
Mesmo que você sonhe em definir as coxas ou chapar o abdômen, é fundamental equilibrar suas séries de exercícios trabalhando todo o corpo. Essa harmonia vai ajudar você a se exercitar diariamente, sem sobrecarregar uma única região, nem sentir dores em excesso e até sofrer lesões.

7. Combine exercícios de musculações com aeróbicos
Alternando uma hora de spinning com aparelhos de musculação, como a cadeira abdutora, por exemplo, você consegue um corpo mais tonificado, além de trabalhar melhor a área cardíaca, aumentando a sensação de bem-estar.

8. Aproveite a tecnologia
Existe uma lista de apps no seu celular voltados exatamente para quem adora se exercitar gastar horas na academia: medição de batimentos cardíacos, contagem de calorias gastas, músicas para ouvir enquanto malha… vale muito a pena!

9. Mantenha-se sempre hidratada
A regra é básica: se suar, tome água! Exercícios na academia tendem a exigir maior esforço físico, por isso é sempre bom ter à mão uma garrafinha de água ou de isotônicos.

10. Vigie sua alimentação
Não adianta se matar na academia e depois correr para o fast food mais próximo. Procure uma nutricionista, ou peça para seu treinador montar um cardápio bem leve pra você, mas que reponha todos os nutrientes que perdeu durante o treino.

Para se dar bem ao ar livre

fabi ar livre

1. Consulte um médico
Se você está pensando em se jogar no universo da corrida ou da pedalada, passe por um especialista para ter certeza que seu corpo está apto para esse tipo de exercício e qual a melhor intensidade da corrida para quem está começando.

2. Calçados específicos
Mais uma vez, engana-se quem pensa que tênis é tudo igual! Correr está super na moda e cada vez mais marcas especializadas em esporte, como Nike e Adidas, têm desenvolvido tênis específicos para esse exercício. Eles se adaptam melhor aos pés, além de terem sistemas de amortecedor nos lugares certos.

3. Não erre no tecido
Diferente da academia que possui sistemas de ar condicionado, o clima pode ser um grande vilão para quem prefere exercícios ao ar livre. Portanto, escolha roupas elásticas, sem compressão e de preferência de poliamida, por conta da leveza do tecido e da sua capacidade de troca térmica equilibrada.

4. Preparação prévia
Todo exercício físico requer uma fase de acompanhamento para mostrar ao corpo que, aos poucos, ele passará a aumentar sua carga de força e esforço. Eu sei que a vontade de alcançar seus objetivos é enorme, mas vá com calma, ok?

5. Fase de adaptação
Um dia de corrida não é o suficiente para você se inscrever no primeiro circuito que vir por aí! Seu corpo precisa de algumas semanas para se acostumar com a nova fase de exercícios, por isso não tenha pressa e comece sempre com um ritmo lento e velocidade baixa. O mesmo vale para pedaladas ou exercícios aeróbicos.

6. Se doer, pare
Como você não terá um treinador ao seu lado, qualquer dorzinha requer uma atenção redobrada. O exercício físico é para ser um hobby, um esporte e não uma tortura. Não deixe que seu corpo se estresse e sofra uma pressão desnecessária. Dores nas articulações, por exemplo, não são a resposta de um exercício bem feito, mas sim de que você pode estar pisando errado ou forçando demais as regiões dos joelhos e tornozelos. Para evitar problemas futuros de saúde, se sentir qualquer dor, diminua a velocidade e transforme sua corrida, por exemplo, em caminhada. Seu corpo agradecerá.

7. Resultados a curto prazo
Como em todo esporte de resistência, disciplina nos exercícios ao ar livre é fundamental. Faça no seu celular uma lista com seus pequenos objetivos e trabalhe para alcança-los. A cada meta cumprida, crie uma nova. Assim, você vai conquistando resultados a curto prazo e as chances de desistir são ainda maiores.

8. Monitorize seu rendimento
Controle a distância que você pedala, a energia que consome e as calorias que queima a cada corrida. Os resultados positivos serão estímulo suficiente para você se esforçar a ir cada vez mais longe, literalmente.

9. Dieta do que?
Os hidratos de carbono, ou simplesmente carboidratos, são a principal fonte de energia do nosso organismo, mas muitas vezes são vistos como inimigos no combate ao excesso de peso. Mesmo quem quer emagrecer precisa ter em mente de que nosso corpo precisa deles, inclusive para render melhor. Portanto, além de se hidratar muito, tente manter uma dieta equilibrada. Você pode comer de tudo, só precisa tomar cuidado com a quantidade.

10. Não é pra ser chato
Mesmo que alguns profissionais indiquem se exercitar sem ouvir música para aumentar a concentração na respiração, na postura e na pisada, não se prive desse pequeno prazer. Exercícios ao ar livre podem ser solitários as vezes e se a música ajudar você a cumprir seu treino mais facilmente, monte uma playlist poderosa no seu celular e vá com tudo!

E aí, qual atividade você prefere: academia ou ao ar livre? Conte pra mim nos comentários!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO ESTILO
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação