Água com limão! Conheça os benefícios para a sua dieta e saúde

Além de ajudar na dieta, a mistura de água com limão previne o envelhecimento e até auxilia no combate ao câncer

0 2751

Fresh limes with knife and leaves on a wooden  table

Como não gostar de água com limão? A mistura é saborosa e super refrescante. E se o limão já é velho conhecido na culinária, principalmente para temperar e dar sabor aos pratos, misturada com água ele traz muitos benefícios para sua dieta e saúde.

Sabia que a dupla “água com limão” além de ajudar a queimar calorias, também combate o envelhecimento da pele e até pode ajudar a previner doenças sérias, como o câncer e problemas cardíacos? A receita é simples: basta espremer um suco de meio limão em um copo de água morna, mas sem ferver, e tomar em jejum imediatamente ao acordar.

Os benefícios vêm rapidinho. Conheça alguns deles abaixo!

1. Blinda a imunidade
Por ser rico em vitamina C, fósforo, silício, tiamina, cálcio, riboflavina e ferro, o limão é uma arma poderosa para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças como gripes e resfriados. Tomando um copo de água com limão todos os dias, você vai ter uma saúde de ferro o ano todo.

2. Combate o envelhecimento precoce da pele
Pouca gente sabe, mas o limão também é rico em flavonoides, um poderoso antioxidante. E são exatamente esses flavonoides que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.

3. Equilibra o pH do organismo
É verdade que o limão é uma fruta bem ácida, mas seus ácidos, tanto o cítrico, quando o ascórbico, são metabolizados facilmente pelo nosso organismo, permitindo, inclusive, que os minerais presentes na água com limão alcalinem nosso sangue. O que isso significa? Que a dupla “água com limão” ajuda a eliminar a acidez do corpo e até a combater o acúmulo de ácido úrico nas articulações.

4. Elimina as toxinas
Está se sentindo inchada? A água com limão pode te ajudar bastante. Seu efeito diurético acelera a eliminação das toxinas do corpo e ajuda a manter o bom funcionamento do organismo, especialmente dos rins e fígado.

Young woman drinking water with lime in the morning

5. Refresca o hálito
A acidez da água com limão alivia possíveis inflamações nas gengivas e dores de dente. Como consequência, o hálito fica sempre fresco e refrescante. Só não escove os dentes imediatamente depois de tomar a mistura já que o ácido cítrico pode corroer o esmalte dos seus dentes.

6. Ajuda na dieta
A presença da pectina no limão é a responsável por criar aquela sensação de saciedade tão importante para quem está tentando perder peso. Pode apostar. Um copo da mistura toda manhã vai te ajudar a comer bem menos!

7. Melhora o funcionamento do sistema linfático
A água com limão é fundamental para quem precisa hidratar e repor os líquidos do nosso organismo. Como consequência, você previne sinais de cansaço, alterações na pressão arterial, protege o corpo de doenças como o câncer, melhora casos de prisão de ventre e até stress. Bom, né?

8. Ajuda na cicatrização
Lembra quando eu falei que o limão é rico em vitamina C? Essa substância, além de todas as outras vantagens, é essencial no processo de cicatrização de feridas, além de ajudar na manutenção e fortalecimento dos ossos e cartilagens.

9. Melhora a digestão
Sabia que o suco do limão tem uma composição bem parecida com a da saliva? Por isso a mistura com água é tão poderosa na eliminação das toxinas do sistema digestivo e no estímulo da produção de bile pelo fígado. Como resultado, a água com limão ajuda a aliviar dores, melhora o inchaço abdominal, diminui o acúmulo de gases e eructações (arrotos).

10. Previne doenças do coração
A forte presença de potássio no limão ajuda a manter os níveis saudáveis de pressão arterial, além de ter efeito calmante e, por isso, é muito usado por quem sofre de stress e depressão.

Viu só porque vale a pena incluir a água com limão na sua rotina? Aliando a bebida com uma alimentação saudável, boas horas de sono e exercícios físicos diários, você não só entra em forma, como mantém a saúde sempre em dia!

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fonte: dicasdebeleza
*Imagens: iStock