Fechar
Menu
 1877
Amizade e dinheiro: saiba como não entrar em conflito
Algumas amizades são a prova de fogo, principalmente quando o dinheiro entra em jogo. Abaixo, algumas dicas pra não perder a melhor amiga por culpa da conta bancária

Friends season 10

Amizade, de acordo com o dicionário, significa ter empatia, compreender, respeitar e ajudar-se mutualmente. Valores fáceis de manter no plano emocional, mas será que a regra se aplica ao material? Nem sempre! Muitas amizades entram em conflito, principalmente quando o assunto é dinheiro. Seja ao dividir a conta do restaurante, ao abrir um negócio juntas, pedir um empréstimo, ter saldo suficiente para viajar no fim de semana ou simplesmente sair no meio da tarde pra tomar um café, essa diferença na conta bancária pode afastar e até terminar grandes amizades.

Como lidar com o famoso: “paga pra mim”
Quem nunca precisou de uma ajudinha para pagar uma conta no restaurante? Às vezes, acontece mesmo! A gente esquece de tirar dinheiro, o cartão não passa, é normal. O problema aparece quando a sua amiga solta o famoso: “paga pra mim, depois eu te pago” a cada saída e a conta só aumenta.

Pior ainda é quando você nunca chega de fato a ver a cor do dinheiro novamente e até tem vergonha de cobrar. Infelizmente, não tem jeito, a melhor solução é não deixar que a situação se prolongue e abrir o jogo de forma franca e direta. A amizade é baseada em confiança e o diálogo ainda é a melhor solução para esse tipo de confronto.
Para não deixar a situação desconfortável, a psicóloga de São Paulo, Marisa Vieira sugere que você exponha um problema pessoal financeiro. “Uma boa solução é começar a conversa contando que você tem um presente pra comprar, ou uma conta pra pagar e está com um saldo super baixo. Depois, pergunte se ela já tem condições de transferir pra você a quantia emprestada, assim você consegue resolver seu problema financeiro sem sustos”, diz.

Nem sempre é intencional
Antes de começar a duvidar das intenções da sua amiga, tente descobrir se ela não está passando por algum problema específico. É natural que ela recorra a sua amizade e peça um empréstimo diante de problemas mais sérios de saúde ou até uma demissão surpresa. Pode acontecer também que esqueça do dinheiro que está te devendo em meses mais tumultuados no trabalho, volta às aulas dos filhos, crises no relacionamento. Aí, é preciso ter boa vontade e paciência para entender que a situação é passageira e que assim que as coisas se normalizarem, ela colocará as contas em dia com você.

Quando falta dinheiro
Se a amizade da sua best friend é tão importante, não custa ter um pouco de bom senso. Está vendo que sua amiga está passando por um período de crise financeira? Então tente diminuir as baladas e passeios caros e troque por convites de jantares na sua casa, onde ela só vai precisar levar seu sorriso e alegria. “Ao sugerir que você financie os passeios da sua amiga, você pode faze-la se sentir humilhada e inferior. O melhor é sempre criar alternativas divertidas, mas baratas e até gratuitas, para que vocês vivam bons momentos juntas, mesmo gastando pouco”, sugere Marisa Vieira.

friends-hollywood_00410608

Ida e volta
Ao fazer um empréstimo à sua amiga, é preciso levar alguns aspectos em consideração, tais como o tipo de amizade entre vocês, suas condições financeiras (será que essa grana não vai fazer falta?), o prazo em que ela conseguirá devolver esse dinheiro pra você… Parece óbvio, né? Mas as vezes o medo de perder a amizade é tanto que você se precipita ao tomar uma decisão tão importante. “Se você realmente não possui dinheiro suficiente no momento ou acha que precisaria reaver o empréstimo em um período menor de tempo, é melhor ser sincera e abrir o jogo. Uma amizade verdadeira não será rejeitada frente a questões financeiras”, diz a psicóloga.

Vale a pena arriscar?
Para abrir um negócio de sucesso com a sua amiga é preciso respeitar os objetivos comuns e, principalmente, ter uma comunicação clara e sincera. As chances de vocês cortarem laços no futuro se não souberem separar a amizade da vida profissional são enormes. “Para que o seu negócio vá em frente, recomendo que vocês estabeleçam juntas um plano de ação: decidam o que querem conquistar e como vão chegar lá, tendo em vista qual será a função de cada uma e como os lucros serão divididos”, sugere Marisa. Só assim a relação de amizade não será abalada caso o negócio de vocês enfrente problemas financeiros no futuro.

Nos finais de semana, continuem marcando seus passeios juntas normalmente e tentem não falar sobre negócios. Lembrar porque vocês se tornaram amigas lá no começo e se esforçarem para fortalecerem esses laços é fundamental para levarem essa amizade adiante.

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação