Como escolher o sapato certo para cada ocasião

A roupa você já tem, mas já notou como as vezes bate aquela dúvida na hora de definir o calçado? Aprenda aqui como escolher o sapato certo para cada momento do dia e fique linda da cabeça aos pés!

1 13174

e479c0e3-282b-4c6c-a21a-df850c71b959

Blazer pra trabalhar, calça jeans pra ir no cinema, vestido pra jantar fora. Nem sempre essas regras precisam ser seguidas à risca, mas já notou como cada lugar que a gente vai acaba pedindo uma determinada produção? E o mesmo acontece com os sapatos! As regras não são absolutas, mas quase nunca fica bom aparecer em um casamento usando sapatilhas, por exemplo.

Esse assunto é comum no mundo da moda e não é a primeira vez que leitoras me abordam com a dúvida: “Fabi, como escolher o sapato certo para cada ocasião?” Fui pesquisar e descobri que existe, sim, escolhas inteligentes que fazem você ficar linda e se sentir confortável da cabeça aos pés. Seja no trabalho, no happy hour ou na balada, descubra abaixo qual é o sapato mais apropriado para não cometer nenhuma gafe fashion!

Para trabalhar
Esse talvez seja o maior desafio na hora de combinar suas roupas com o modelo de sapato. O motivo? Cada ambiente corporativo tem a sua própria regra de vestimenta. Se você trabalha de blazer e calça social, por exemplo, sapatilhas podem tirar o brilho do seu look mais formal, por isso sugiro sempre um scarpin ou sandália de salto grosso, já que são mais confortáveis para quem passa o dia inteiro correndo de um lado para o outro. Agora, se a empresa permite que os funcionários vão de jeans, vestidos leves ou saias, nada impede você de trabalhar de sapatilhas. Além de não machucarem, marcas como Arezzo, Schutz, Santa Lolla e Luiza Barcelos, por exemplo, têm lançado um modelo mais bonito que o outro!

Pauta-Sapatilhas3

Para eventos durante o dia
Se surgir um convite para uma inauguração, aniversário ou até mesmo um brunch, isso não significa que você precisa tirar do armário aquele seu sapato mais alto. A luz do dia permite que você aposte em modelos mais baixos, como saltos médios ou grossos. Para não errar, opte por sandálias em cores clássicas e mais clarinhas, como nude e caramelo. Classe e elegância na medida certa. Esfriou? Aposte nas botas. Sejam elas ankle boots, cano alto ou over the knee, as botas estão cada vez mais em alta e são peças curingas na hora de montar um look descolado e cheio de atitude.

foto-5

Para jantares ou baladas
Agora é a hora de mostrar seu lado mais sexy e feminino. Vamos combinar: tem coisa mais sensual do que um bom salto alto? Para atrair todos os olhares, já de meia pata, peep toe ou scarpin. A noite te permite abusar nas cores e até compor o look com um sapato estampado. Mas deixe o salto fino para restaurantes e jantares, onde você passa a maior parte do tempo sentada. Na balada, lembre-se que são hooooras de pé, por isso o melhor é escolher uma meia pata, que suaviza a altura do salto, ou até mesmo uma anabela bem moderna. Que tal um modelo de cordas, amarrado por todo o pé e tornozelo. Fica lindo e ainda afina a grossura da perna!

balada2

Para casamentos, batizados e formaturas
Não tem jeito, independentemente da hora do dia, essas ocasiões pedem um bom salto. O que vai determinar a escolha é a hora do dia. Pela manhã, aposte nas cores mais neutras, à tarde e à noite, o preto e o colorido estão mais do que liberados. Aqui, vale a pena, inclusive, abusar das sandálias, peet toes e scarpins com strass e detalhes em dourado ou prateado, tudo depende das cores do seu vestido, lembrando sempre de que menos é mais.

casamento-durante-o-dia-vestido-midi-ok

Vá com tudo!
Tem um sapato e não sabe onde usá-lo? Calma, eu ajudo!

Sapatilha: as de couro e camurça combinam com o trabalho. As de verniz caem bem em almoços com as amigas e almoços em família.

Anabela: assim como a sapatilha, ficam ótimas com jeans, minissaias e vestidos leves. Ideias para um cinema de domingo ou sexta-feira mais casual. Os modelos mais finos, como os dourados, vão bem, inclusive, na balada. Pode apostar!

Scarpin e salto agulha: perfeitos para quem trabalha com um look mais formal e para evento sociais, como casamentos, inaugurações, recepções e formaturas. Um preto básico é curinga e precisa fazer parte do seu guarda-roupa.

Sandália gladiadora: há quem torça o nariz para elas, mas não dá pra negar que as gladiadoras voltaram com tudo. Para combiná-las, aposta no conjunto camisa + saia comportada ou vestidos evasés. E atenção para quem tem pernas grossas. Esse tipo de sandália tende a acentuar as medidas.

Tênis: foi-se o tempo em que os tênis era os maiores vilões da moda. Hoje eles podem ser vistos, inclusive, com ternos e calças sociais. Modelos mais estilosos caíram no gosto das fashionistas e ficam lindos com calça legging e camiseta divertida. No calor, os sneakers mais coloridos combinam com jeans – shorts, calça ou saia – e ajudam a compor um look leve para o dia a dia.

Rasteirinha: os modelos com pedrarias e cristais são ótimas pedidas para aqueles eventos mais descontraídos em dias mais quentes. Já pensou em combinar a rasteirinha com um vestido longo esvoaçante em um brunch, por exemplo? Pode dar certo!

Salto grosso: não existe sapato mais confortável para aquele dia longo – que começa na reunião e termina em um happy hour – como o salto grosso. Dependendo do modelo e tecido, pode, inclusive, ser usado em casamentos, batizados e formaturas.

Bota: perfeitas para o inverno, as botas de salto baixo são perfeitas para o dia a dia de quem está sempre correndo (indo do supermercado à escola dos filhos). As over the knee com salto mais alto podem ser facilmente usadas para dar aquela saidinha no final de semana.

Oxford: o famoso “sapato de inverno” só cai bem com jaquetas de couro, veludo ou lã. Quem fãs a linha mais discreta pode usar o Oxford com pantalonas e camisas de seda para trabalhar. Eles também ficam bem com mini saias e camisas.

Alpargata e espadrille: Eternizados por Audrey Hepburn, esse tipo de sapato – sejam lisos ou estampados – são super confortáveis e ficam lindos se combinados com calças skinnies, bem sequinhas. Quem tem pernas finas, pode inclusive combinar a alpargata com calças cropped, deixando um pouco da canela visível. Esses modelos de sapato caem bem também com jardineiras e shorts.

Anotou?

Bjs,
Fabi Scaranzi