Fechar
Fabiana Scaranzi
Menu
 790
Como evitar ou diminuir os efeitos da ressaca
Dá, sim, para beber e acordar nova no dia seguinte! Aprenda sete truques para evitar ou amenizar os efeitos da ressaca e blindar o corpo de enjoos e dores de cabeça

ressaca

Quantas vezes você acordou com dor de cabeça, enjoo e boca seca depois de ter tomado uma taça de vinho a mais na noite anterior? Os clássicos sintomas da ressaca são praticamente difíceis de evitar se você não se prepara antes de ingerir bebidas alcoólicas. E todos esses sintomas têm explicação, viu? Eles nada mais são do que alterações sanguíneas causadas pelas bebidas. Enquanto a dor de cabeça e a náusea são resultado da resposta do nosso cérebro aos vasos sanguíneos dilatados, a boca fica seca porque o álcool diminui o hormônio antidiurético vasopressima, ou seja: vamos muitas vezes ao banheiro fazer xixi, o que resseca nosso organismo.

Mas, vamos combinar: mais importante de entender como funciona a ressaca é aprender como evitar ou amenizar seus efeitos. Para salvar seus finais de semana e te preparar para a temporada de festas de dezembro e fevereiro (Carnaval já, já tá ai!) separei sete truques infalíveis pra você por em prática sempre que se permitir tomar uma cervejinha. Espia só!

1. Faça um lanche antes de sair e beba muuuito líquido
Um dos maiores perigos para a ressaca é sair de casa de barriga vazia, por isso, sempre coma alguma coisa antes de começar a beber. O ideal, na verdade, é sempre petiscar alguma coisa enquanto estiver bebendo, seja uma porção de amendoim, ou até outros pratos vendidos no bar ou restaurante. Só fique longe das frituras, já que o óleo sobrecarrega o fígado, tendo que trabalhar em dobro.

Se ainda assim você exagerar na bebida e acordar no dia seguinte com a boca seca e enjoada, tome muita água mineral, água de coco ou sucos para repor as vitaminas, sais minerais, potássio, cálcio e magnésio que foram eliminados no xixi na noite anterior. O suco de tomate é rico em vitaminas e potássico, enquanto gengibre e hortelã ajudam a aliviar as náuseas. Anotou?

2. Tome uma colher de azeite de oliva
É isso mesmo! Esse velho truque funciona e a explicação é científica: o azeite cru diminui o ritmo da absorção do álcool, reduzindo os velhos conhecidos sintomas da ressaca. Simples assim!azeite3. Entre uma dose e outra, um copo de água
Para evitar aquela sensação de boca seca no dia seguinte, intercale uma dose de bebida com um copo de água ou bebida isotônica. Assim, você combate a desidratação e alivia aquela sensação horrível ao acordar.

4. Vá de destilados
Bebidas fermentadas, como cerveja, vinho e saquê possuem substâncias metabólicas que pioram ainda mais os sintomas da ressaca. O melhor é optar pelas destiladas (uísque, tequila, vodca…) se não quiser sofrer de ressaca no dia seguinte.

5. Coma mel para melhorar o mal-estar
Não se preveniu e agora sente todo o corpo dolorido e sem energia? Coma uma colher de mel. Seu açúcar natural (frutose) dá um up na sua energia, não tem efeitos colaterais e é rapidamente absorvido pelo organismo. Bom, né?
beneficios-do-mel-para-a-saude6. Coma uma banana
Nada de passar o dia inteiro sofrendo por conta da ressaca. A banana – fonte de potássio e vitamina B6 – atua diretamente na serotonina, um dos neurostransmissores responsáveis pelo bom humor – e por isso dará um boost no seu astral.

7. Atum no cardápio
A ressaca pede comidinhas leves e livres de fritura. Minha sugestão? Atum, já que esse peixe possui enzimas capazes de diminuir aquela dor de cabeça chatinha que parede não passar nunca. Em filés ou latinha, tanto faz. O efeito é o mesmo e imediato!

Dicas anotadas? Ah, e nada de dirigir se for beber, hein? Responsabilidade sempre!

Bjs e boas festas,
Fabi Scaranzi

*Fonte: MdeMulher


FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
Stay Connected
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação