Fecho um pacote ou planejo a viagem sozinha?

O que vale mais a pena pra você: a comodidade de fechar um pacote, ou a economia de planejar sozinha sua viagem? Veja como decidir qual a melhor opção!

3 723

fabi viagem

Como é gostoso aproveitar esse ano cheio de feriados pra fazer uma viagem, seja com toda a família, a dois, com os amigos e até sozinha. A ordem é relaxar e curtir todos os momentos ao máximo, afinal, você merece! O problema é que na hora de planejar uma viagem, sempre rola aquela dúvida: fecho um pacote ou planejo minha viagem eu mesma?

As duas escolhas são possíveis e nenhuma delas é um bicho de sete cabeças, eu garanto. A escolha, porém, vai depender de alguns fatores – em especial seu orçamento e perfil. Abaixo, listo as vantagens de casa uma das opções. Aí, é só escolher qual delas tem mais a sua cara. Espia só!

Porque vale a pena planejar sua própria viagem
Se a intenção é gastar o menos possível, planejar sua viagem por conta própria é uma boa opção. Em entrevista ao UOL, Amanda Santiago, fundadora do site Quanto Custa Viajar, explica que organizar uma viagem sozinha pode render uma boa economia “pois você pode optar por hospedagens mais baratas e escolher os passeios que quer fazer de acordo com seu gosto e orçamento”, diz. Você ainda tem a vantagem de se locomover por meio de transporte público ao invés de pagar vans de excursão, o que diminui bastante os gastos.

E se você é daquelas que não gosta de ficar presa a regras e horários na hora de montar seu itinerário, o melhor mesmo é planejar sua própria viagem. Diferentemente dos pacotes que normalmente já oferecem um roteiro pronto e engessado, viajar por conta própria te dá mais liberdade para escolher o passeio que quer fazer e da forma como bem entender.

Mas também existem alguns pontos “negativos” a se considerar! Dá pra imaginar que, ao planejar sozinha sua viagem, você terá o triplo de trabalho, né? Cabe a você ir atrás de passagem, hotel, passeios, traslado, alimentação… Para não ter nenhuma surpresa desagradável, é preciso pesquisar bem os destinos, as opções de deslocamento, valores de reservas e promoções, além de checar sempre a opinião de pessoas que já contrataram aquele serviço para ter certeza que você não está se metendo numa roubada.

destaque-316387-img_9316

Porque vale a pena fechar um pacote
Em muitos casos, principalmente para quem pretende viajar em alta temporada, pode acontecer de o pacote de viagens oferecer mais vantagens, inclusive no valor. “Alguns pacotes oferecem bons descontos inclusive em alta temporada, pois as operadoras de turismo conseguem barganhar um desconto melhor em aéreo e hotel, enquanto uma viajante solo precisaria ficar de olho em promoções”, explica Amanda.

Então, se você busca conforto e praticidade desde o momento em que começou a organizar sua viagem, vale a pena checar os pacotes oferecidos pelas agências. Além de não precisar passar horas pesquisando preços e opções de hotéis, fica mais fácil montar seu roteiro. Os pacotes de viagem são altamente recomendados não só para quem não tem tempo de planejar sua viagem, como também para quem tem medo de se programar sozinha, para quem já tem mais idade –  já que na maioria das vezes eles oferecem transporte de ônibus/vans bem equipados – e para quem não fala muito bem inglês ou a língua local, uma vez que muitas empresas oferecem guias.

Ah, outro detalhe importante: muitos hotéis e agências têm parceria com passeios e locais de lazer, entretanto, esses valores nem sempre são vantajosos. Vale a pena sempre fazer uma estimativa de quanto você gastaria por conta própria, inclusive com itens que não constam no pacote ou passeio.

viajarsozinhamulherhorizontal

É hora de decidir
Não tem jeito, a única maneira de decidir qual opção é mais vantajosa pra você é colocar no papel tudo o que é oferecido pelo pacote e simular quando você gastaria se fizesse a mesma viagem fechando todos os detalhes sozinha. A diferença de valores muitas vezes é enorme. Aí, chegou a hora de decidir o que pesa mais pra você: economia ou praticidade?

Bjs e boa viagem,
Fabi Scaranzi