Guia das estampas: saiba quais usar e como combinar

Não importa a estação do ano, as estampas reinam absolutas no mundo da moda. Por isso, fiz esse manual pra você aprender como combiná-las e em quais você deve apostar para não cometer nenhuma gafe fashion

2 8879
A it-girl Thassia Naves sabe bem como misturar as principais estampas da moda

A it-girl Thassia Naves sabe bem como misturar as principais estampas da moda

Não dá pra negar que qualquer look fica mais divertido e colorido com uma boa estampa. Mas será que todas elas caem bem? E será que existe mesmo alguns mix de estampas que casam melhor entre si? Fui pesquisar e dei um fim à todas essas dúvidas. Abaixo, um manual prático das estampas queridinhas do momento e como combinar as principais delas.

1. Estampa vitoriana
O nome pode até ser incomum, mas você já deve ter visto esse modelo de estampa por aí. Com muitos laços, babados e formas assimétricas, esse estilo remete a séculos passados de reis e rainhas. Chique, né? Escolha certeira para quem prefere um estilo mais clássico e reservado.

vitoriana

2. Patriotismo a mil
Taylor Swift, Katy Perry e Madonna são algumas das celebridades que adoram exibir seu amor pelo país em seus looks e acessórios. Seja em camisetas, jaquetas bomber, shorts, bolsas e até botas, as estampas de bandeiras – sejam elas brasileiras, americanas, inglesas – são lindas e dão vida à produção.

patriota

3. Listras e poás
Essas duas estampas ficam lindas em qualquer mulher e o melhor: caem bem em qualquer cor ou peça, seja em camisas, calças, vestidos. Por isso, pode usar e abusar delas sem pensar duas vezes. Mas uma dica: listras verticais alongam, enquanto listras horizontais engordam, então cuidado hein?

tendencia-moda-primavera-verano-2013-rayas

4. Invasão floral
Tem maneira de ficar mais feminina do que com uma boa estampa floral? As flores dão a qualquer mulher um ar mais romântico, fresco e jovial e podem ser usadas a qualquer hora do dia, seja no ambiente de trabalho, no almoço de domingo, no shopping ou no cinema. Combinadas com transparências e decotes as flores uma pegada sensual.

look-estampas-florais-1

5. Como uma constelação
Estampa moderna e divertida, engana-se quem pensa que as estrelas só podem ser usadas por mulheres mais jovens. Em suéteres, casacos ou nos acessórios, as estrelas destacam o seu look. Eu garanto que, com elas, você vai chamar a atenção por onde passar – e pelos motivos certos!

desfiles-estampas-estrelas22225

6. Animal print
As estampas de cobra, onça ou jacaré, se usadas com moderação, podem ser incorporadas no look a qualquer momento do dia. Vale lembrar que esse tipo de estampa tende a aumentar e destacar as áreas em que são usadas, por isso cuidado ao escolher camisas em animal print se você tem seios grandes, ou calças, saias e shorts com essas estampas se tiver quadris largos ou muito bumbum.

02_dica-de-moda_como-usar-animal-print_estampa-de-animal_look-do-dia_expediente-da-moda_animal-print-com-azul

7. Army
Já fez tempo que a combinação: verde musgo + camuflado caiu no gosto das fashionistas. Combinada com jeans, leggings, saias longas e até vestidos de renda, a estampa army continua com tudo em 2016. Suas cores sóbrias ficam ainda mais bonitas se usadas em dias fresquinhos com botas e casacos.

looks-camuflado

8. Xadrez
Se tem uma estampa democrática no mundo da moda, é o xadrez! Podendo ser usada em todo tipo de peça, ela fica linda em mulheres de todas as idades, das mais cheinhas às mais magras. Quem está com uns quilinhos a mais e precisa disfarçar as gordurinhas também pode usar o xadrez a vontade, o truque é escolher estampas mais escuras, como verde, azul marinho e marrom.

look vestido xadrez moda feminina[2]

Mix fabulosos
Agora que você já sabe quais estampas usar, que tal aprender a combiná-las? Dá uma olhada nas principais combinações!

Preto e branco: as duas cores clássicas e atemporais ficam muito bem juntas. Para combinar estampas diferentes nessas duas cores, sugiro que misture poás com listras, ou até mesmo flores em desenhos grandes e pequenos. Finalize acrescentando uma terceira cor ao look, como um amarelo vibrante, rosa-choque ou azul klein.

foto 1foto 2

Cores degradês: quem tem medo de ousar, mas quer fugir do preto e branco pode combinar qualquer estampa acima desde que elas tenham cores parecidas. O truque é simples: basta identificar uma ou mais cores que as estampas têm em comum e pronto. Tome cuidado com os acessórios, bolsas e sapatos. Looks coloridos pedem detalhes neutros.

foto 3MONTAGEM-XADREZC-COM-LISTRAS

Um look, uma estampa: uma ideia que eu adoro é montar uma produção toda com uma mesma estampa. Parece exagerado, mas peças em cores mais fechadas tendem a harmonizar o look. Resultado? Elegância dos pés a cabeça!

foto 12

Uma estampa para reinar absoluta: aqui, a intenção é deixar uma estampa se destacar no look. Para isso, escolha cores vibrantes e desenhos grandes para contrastar com outra mais básica e com estampa menor.

foto 4foto 5

Listra com listra, bolas com bolas, flores com flores: eu gosto muito da combinação de duas estampas com o mesmo tempo, assim o look fica moderno, sem chamar muito a atenção – e sem contar que as chances de errar são bem menores! O motivo? Elas não brigam entre si, pelo contrário: elas se complementam.

foto 6foto 7
Uma ajudinha dos acessórios: quem não é muito chegada na mistura de estampas, ou prefere começar aos poucos, pode começar combinando os acessórios. Precisa de sugestões: experimente combinar um sapato, um lenço ou uma bolsa estampada com a estampa de uma peça do seu look.

foto 8
Para as corajosas, mix de três estampas: o desafio aqui é grande, mas se feito com sucesso, a produção fica linda. O segredo é escolher duas peças estampadas que se pareçam e uma terceira que se contraste bastante com as outras. Essa terceira pode ser, inclusive, um dos acessórios. Você liberdade total pra fazer a combinação que quiser!

foto 9 foto 10

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Pinterest