Veja quais cuidados tomar para não ser barrada no aeroporto

Para não correr o risco de passar por nenhum desconforto no aeroporto, veja quais cuidados tomar com suas malas e documentos antes de viajar

2 1006

Personas

Mesmo que a gente cheque uma, duas, mil vezes todos os documentos necessários para uma viagem internacional, sempre bate aquele friozinho na barriga na hora de passar pela imigração. É normal. Afinal, é tão comum ver turistas do mundo todo barrados no aeroporto por falta de algum documento… aí, bye, bye férias!

Para não cair nas mesmas armadilhas, listei os principais cuidados que você deve tomar para não precisar passar pela sala de interrogatórios (sim, isso existe!), nem ser mandado para casa.

Cuidado com a escolha das roupas
Foi-se o tempo que turistas precisavam passar pelo aeroporto com roupa social. Aliás, esse estilo mais formal, ao invés de impressionar os oficiais, pode até levantar suspeitas. Sabia que eles acreditam que uma boa roupa e aparência é escolhida para evitar interrogatórios? Por isso, opte sempre pelo básico, como legging, tênis ou botas fáceis de tirar, camisetas sóbrias, jaquetas ou casacos. O look muito simples pode fazer com que os oficiais achem que você não tem dinheiro o suficiente para bancar suas férias e que pretende ficar no país de maneira ilegal. Aí, toca responder um montão de perguntas!

Não exagere na quantidade de malas
Muitas malas podem levantar suspeitas, principalmente se elas não condizerem com o tempo que você afirmar para os oficiais da imigração que vai passar viajando. Para ninguém achar que você vai se mudar ilegalmente para outro país e te forçar a responder um questionário enorme é imprescindível ter bom senso na hora de fazer as malas, montando conjuntinhos para todos os dias e levando apenas o necessário.

Cuidado com as redes sociais
Apesar de ser mais difícil, pode acontecer de oficiais de imigração americanos verificarem as redes sociais dos turistas que pretendem entrar no país. Qualquer sinal de que a viagem não será como relatada na entrevista pode gerar desconforto e até o cancelamento das suas férias. Por isso, seja sempre sincera na hora de responder às perguntas do oficial, principalmente quanto ao período que você passará no país, que lugares vai visitar, se tem amigos por lá… nada pior do que ser pega na mentira!

Imprima todos os documentos e comprovantes
Assim que fechar sua viagem, separe uma pastinha e coloque nela todos os documentos impressos: passagem aérea de volta, reserva do seu hotel ou uma carta-convite do anfitrião que for te receber, comprovantes de vacina, seguro-viagem… tudo isso pode ser pedido durante sua passagem pelo aeroporto e, se bem organizada na sua mala de mão, essa pasta pode te salvar de muita dor de cabeça.

fotolia_53606563_subscription_monthly_m_0

Cheque os dados de hospedagem
Essa dica é importante, principalmente se você não for ficar em um hotel, mas sim na casa de amigos e parentes. Para não abrir margem a nenhum imprevisto, que tal checar como anda a situação do tal anfitrião no país que for visitar? Se a pessoa for um brasileiro ilegal, por exemplo e o agente descobrir, você corre o risco de ser barrada no aeroporto e ter dificuldades para entrar no país futuramente.

Preste atenção nas exigências do país
As regras de um país para o outro podem ser bem diferentes. Na Austrália, por exemplo, você precisa apresentar o comprovante de vacina de febre amarela, enquanto a Líbia barra a entrada de que tenha o carimbo de ingresso em Israel no passaporte (devido as guerras e crises políticas entre as nações). Então, além de checar a necessidade do visto, vale a pena pesquisar um pouco mais à fundo os documentos necessários para o destino escolhido.

Tenha dinheiro na carteira
Em alguns países pode ocorrer dos oficiais pedirem para ver se sua carteira está abastecida. Por isso, ter dinheiro vivo e pelo menos um cartão de crédito internacional é essencial a qualquer viagem segura. Lembre-se que as moedas variam de país para país e vale a pena ter mais de uma opção quando for trocar seu dinheiro nas casas de câmbio.

Dicas anotadas? Agora é só fazer o check-in no aeroporto, embarcar e se divertir muito!

Bjs e boa viagem,
Fabi Scaranzi

*Fonte: VIAGEM UOL