
Depois do método Dukan e da dieta Paleo, uma nova dieta baseada na ingestão de proteína tem chamado a atenção: a Pronokal. Já ouviu falar? Voltada exclusivamente para quem quer perder peso rapidamente (mas sempre com saúde!), a ideia é reduzir ou cortar completamente o consumo de carboidratos, forçando o corpo a queimar a gordura como fonte de energia.
Atenção para os riscos!
É preciso levar em conta que dietas hiperproteicas reduzem o fornecimento de calorias, sobrecarregando o metabolismo e podendo prejudicar o fígado e os rins. É aí que entra o diferencial da Pronokal: “a ingestão de proteínas é ajustada aos requisitos ideais para manter um balanço proteico equilibrado (0,8-1,2 g/kg por dia), evitando a sobrecarga renal”, explica Luciana Spina, colaboradora científica da Pronokal no Brasil.
Como funciona a dieta Pronokal
O programa é personalizado e acompanhado por um especialista do começo ao fim para manutenção dos resultados alcançados. O método oferece ainda apoio multidisciplinar de uma equipe composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação. Bom, né? Veja só como funciona cada etapa!
1º: Etapa ativa
Nessa primeira fase da dieta Pronokal, é introduzido ao cardápio uma combinação de produtos proteicos de alto valor biológico, suplementação vitamínica e alimentos permitidos, como peixes, carne, frango, ovos e saladas com temperos naturais. A duração dessa etapa vai depender de quantos quilos você deseja perder – até que se elimine 80% do sobrepeso.
É nessa fase da Pronokal, inclusive, que o corpo é induzido a um estado de dectose controlada, ou seja, quando o organismo passa a buscar nas reservas de gordura a energia que precisa para manter o corpo funcionando, gastando a massa gorda e preservando a massa magra. Como consequência, ocorre uma perda rápida de peso, estimulando a continuidade com a dieta, a motivação e facilitando a manutenção do método até a próxima etapa.

2º: Reeducação alimentar
Agora é a hora de perder o sobrepeso restante (20%), ao mesmo tempo que são incluídos (aos poucos!) na dieta todos os alimentos antes retirados, inclusive carboidratos, como cereais, frutas, torradas e gorduras, como o azeite. Essa fase é importante por ajudar na manutenção do peso a longo prazo. De acordo com Luciana, a dieta Pronokal não é indicada para crianças e adolescentes menores de 16 anos, idosos, pessoas com transtornos alimentares graves e pacientes com doenças renais, hepáticas e cardiovasculares.
3º Manutenção do peso
Na última fase, é realizado um acompanhamento periódico até dois anos após o fim do tratamento, visando principalmente o objetivo de manter o peso alcançado depois da segunda fase da dieta. Para isso, a especialista explica que são oferecidos suportes com orientações nutricionais, coaching emocional e atividades físicas. Esse acompanhamento é sugerido, principalmente, para quem sofre de hipertensão e colesterol alto, visando a saúde e qualidade de vida em primeiro lugar.
Bjs,
Fabi Scaranzi