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Câimbras: porque elas aparecem e como amenizá-las
Sofre de câimbras regularmente? Saiba como evitar os espasmos e o que comer para blindar o corpo desse mal

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Já faz tempo que eu bato na tecla da importância dos exercícios físicos com frequência. E se além da saúde e boa forma você ainda procura mais um motivo pra se matricular na academia, aqui vai: o fim das câimbras!

Sofre com elas? Então saiba que várias publicações especializadas em pesquisas científicas já confirmaram que a atividade física regular reduz o número de câimbras entre os exercícios ou até mesmo as horríveis câimbras noturnas.

Porque elas aparecem
As vezes as câimbras aparecem sem motivo, outras vem de presente durante uma espreguiçada, uma aula de spinning… a causa delas nada mais é do que uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Na linguagem popular, elas são contrações musculares involuntárias e intensas, que podem acontecer em um único músculo ou em um grupo deles e podem ser provocadas pelas seguintes causas:

– Muito esforço durante uma atividade física
– Desidratação
– Taxa baixo de cálcio e magnésio no organismo
– Gravidez
– Doenças como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia
– Doenças neurológicas, como Parkinson
Inchaço e varizes nas pernas
– Cirrose hepática
– Falta das vitaminas B1, B5 e B6
– Anemia

Normalmente, as câimbras aparecem na panturrilha, na parte de trás da coxa e na planta do pé. Em casos mais incomuns, é possível sentir câimbra também nos ombros, pescoço e até mãos!

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O que fazer quando as câimbras aparecem
Não precisa se preocupar! Apesar de bem dolorosas as câimbras duram minutos ou apenas alguns segundos. O indicado apenas, é não tentar continuar sua atividade se ela aparecer durante um exercício físico. Para que a dor passe o quanto antes faça movimentos leves para alongar o músculo enrijecido, evitando movimentos bruscos e puxões.

A dor está demais? Então experimente fazer massagens no local em direção contrária a que o músculo está se contraindo enquanto alterna compressas quentes e frias sobre a região. Não vai demorar até que a dor se dissipe e você possa continuar com seu dia tranquilamente.

E por fim: tome muita água! Um corpo hidratado é fundamental para a recuperação das tão desagradáveis câimbras. Vai uma água de coco?

Câimbras, como evitar
O segredo para evitar o aparecimento de câimbras ainda é uma boa dose de alongamentos antes e depois dos exercícios, principalmente se você não tem o costume de praticar atividades físicas e está voltando agora para a academia. Se você sobre de câimbras noturnas, especialistas recomendam exercícios de alongamento pelo menos 15 minutos antes de dormir, além da ingestão de alimentos ricos em cálcio e magnésio na hora da ceia.

Muita gente que sofre com câimbra noturna não sabe, mas o lençol preso ao colchão também aumenta a incidência dessas dores. O motivo? Você obrigada a forçar a flexão ou extensão dos pés para deixá-los livres enquanto dorme e isso favorece o aparecimento das contrações involuntárias.

E nem preciso falar da importância de se manter sempre hidratada, né? Antes, durante e depois de fazer qualquer esforço físico. Aliás, sabia que água tônica possui uma substância chamada quinina que parece prevenir câimbras. Não custa tentar!

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E claro: o potássio!
Velho conhecido na prevenção das câimbras, a falta do potássio no nosso organismo pode causar fadiga e, consequentemente, câimbras. É aí que entra a banana, rica em potássio e forte aliada dos atletas para repor esse mineral tão importante.

E dá pra ir além, viu? Dá uma olhada na lista de outros alimentos ricos neste nutriente:
– Batata doce
– Abacate
– Beterraba
– Uva passa
– Mamão

Quando é melhor procurar um especialista
Se você perceber que suas crises de câimbra são constantes e que a região fica inchada e fraca mesmo horas depois do espasmo, o melhor é procurar um especialista. Câimbras constantes podem ser sintomas de outro problema de saúde e precisam ser averiguados com cuidado.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Imagens: Shutterstock

 


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