Pesquisa revela: 37 min de exercícios por semana deixam você em forma

Estudo inglês comprovou que exercícios físicos intensos alguns minutos por dia modelam o físico e melhoram a saúde

0 4413

fabi-destaque-corrida

Como fica difícil criar o hábito de praticar exercícios físicos diariamente com a rotina cada vez mais corrida, né? Vira e mexe temos que trocar a aula de spinning por uma reunião de negócios, o treino de glúteos por uma conferência… aí fica quase impossível alcançar os resultados que a gente tanto busca quando o assunto é boa forma!

Levando esse desequilíbrio da rotina em consideração, a BBC (emissora de rádio e televisão britânica) realizou uma experiência com voluntários praticando um treinamento intervalado de alta intensidade. O resultado? Capacidade aeróbica aumentada em 12% em até quatro semana.

Entendendo a pesquisa
Que os exercícios de alta intensidade por pouco minutos – como é o caso do HIIT – têm apresentado resultados melhores do que quem passa hoooras treinando na academia, não é novidade. O diferencial dessa pesquisa, entretanto, é que descobriu-se que poucos minutos de exercícios físicos durante alguns dias por semana, já melhoram (e muito!) tanto a sua capacidade física, quanto sua saúde mental.

Porém, é preciso levar em conta que as mudanças aparecem de acordo com o estado inicial de saúde e forma física de cada pessoa, além da exigência a que ela vai submeter o próprio corpo. O segredo desse estudo está, na verdade, na regularidade em que esses exercícios físicos são executados.

Intensidade X tempo
No programa de televisão da BBC, “Trust Me, I Am A Doctor” – “Confie em Mim, Sou Médico”, em tradução literal – a experiência foi feita com um grupo de seis voluntários que não tinham o costume de fazer exercícios físicos regularmente, mas que também não sofriam nenhum problema de saúde.

Depois de se submeterem a um eletrocardiograma para checarem se estavam aptas a trocarem a rotina sedentária por um treinamento de alta intensidade, elas passaram a fazer exercícios intensos durante 60 segundos e descansavam por 90 segundos.

Repetindo essa formula por mais quatro vezes, somou-se um total de 12 minutos e 30 segundos de atividade física, três vezes por semana.

treino-para-mulheres-em-casa-3

Conferindo o resultado
Com o fim da pesquisa, descobriu-se que as seis pessoas que participaram da experiência melhoraram de forma considerável sua condição física em apenas quatro semanas, refletindo, principalmente, na capacidade aeróbica. A quantidade máxima de oxigênio que o organismo pode absorver, transportar e consumir no tempo determinado aumento, em média, 12%.

Principais impressões
Mesmo com um número pequeno de voluntários, o exame realizado pela BBC confirmou as conclusões de estudos maiores sobre esse tipo de treinamento intenso. É preciso considerar também que os participantes da pesquisa tiveram total liberdade pra escolher o tipo de exercício que queriam realizar, já que qualquer atividade funcionava para acelerar o ritmo.

Dentre as opções mais populares, levantar os joelhos e dar saltos, pular corda ou subir escadas foram alguns exercícios que prevaleceram entre as escolhas. Com o tempo, sugere-se alguns treinos mais complexos, como o burpees – sequência que começa com agachamento, colocando as mãos no chão à frente do corpo e chutando as pernas para trás, passando por uma flexão de braço e terminando com a pessoa em pé, realizando um salto com os braços para o alto (foto abaixo).burpees-sao-considerados-exercicios-mais-completos-mas-e-preciso-saber-fazer-corretamente-para-evitar-lesoes-1472733104078_v2_750x421E aí, vai encarar?

Bjs,
Fabi Scaranzi