Como organizar um chá de bebê bem caprichado

Precisa organizar um chá de bebê lindo e bem animado? Dá uma olhada nas minhas dicas e nas fotos do chá da Karina Bacchi pra você se inspirar!

2 980

cha de bebe (8)

Uma das etapas mais gostosas da gravidez é o chã de bebê! Tem coisa melhor do que comemorar a chegada da criança com parentes e amigos?! Mas vale lembrar que a tarefa de organizar o evento é da madrinha, irmãs, primas, tias e amigas da futura mamãe, ainda que nada impeça a futura mamãe a ajudar a escolher os docinhos e listas de convidados.

Se você recebeu a incrível missão de organizar um chá de bebê, comemore: sinal de que você é uma pessoa confiável e de muito bom gosto. O trabalho vem apenas em deixar tudo prontinho para o grande dia, mas nisso a gente te ajuda.

Em junho,  Karina Bacchi fez o chá de bebe do baby Bacchi que está chegando. Foi tudo lindo e de muito bom gosto! Ao longo desse post vou mostrar algumas fotos da festa da Karina pra você se inspirar e tirar boas ideias.

cha de bebe (5)

1. Faça uma lista de convidados
Essa deve ser sempre a primeira etapa de qualquer festa, inclusive um chá de bebê. É a partir do número de convidados que você poderá definir os detalhes que estão por vir. Resolva com a futura mamãe se a festa será só para mulheres ou se homens também estão convidados – essa prática é cada vez mais comum. Mas atenção: se a festa for para todos, a atenção para que todo mundo se divirta deve ser redobrada.

2. Data, horário e duração
Marcar o chá de bebê no final de semana é sempre melhor, assim aumentam as chances de todos participarem. Dia definido, escolha o horário de preferência da gestante, uma vez que o local e os comes e bebes serão influenciados por essa decisão.

Um chá de bebê dura, em média, duas horas. Assim a festa não perde o pique e a mamãe não fica cansada. Se for servir algum prato quente, vale estender o tempo por mais uma hora.

3. Escolha o local
Nada impede de fazer o chá de bebê na casa de uma amiga, no salão de festas do seu prédio, numa chácara, num clube… o importante é que o espaço comporte confortavelmente todos os convidados, ainda mais se você fizer um almoço ou jantar. Todos precisam ter um lugar à mesa, ok?

cha de bebe (10)

4. Monte o cardápio
Para definir os comes e bebes, tenha sempre em mente:

– O horário do evento: vale optar por um café da manhã, almoço, chá da tarde, jantar ou apenas alguns petiscos?
– Quem será responsável pela alimentação: você ou os convidados ficarão encarregados por levar as comidas e bebidas?
Bebidas alcoólicas estarão liberadas?
– Monte uma lista com tudo o que você vai precisar: copos, pratos, talheres, guardanapos e os demais itens. Eles são responsáveis das organizadoras.

cha de bebe (2)b

5. Monte a lista de presentes
Essa talvez seja o maior desafio na hora de organizar um chá de bebê. Peça ajuda ao resto da equipe para que elas distribuam de forma aleatória o que cada convidado deve dar: fraldas, macacões e outras peças de roupa, mamadeiras, produtos de higiene… Se convidar um casal, eles só devem trazer um presente, hein? Nunca cobre por dois!

A gestante abre mão dos presentes, mas quer reunir a turma mesmo assim? Que tal pedir aos convidados para trazerem alimentos ou leite em pó para uma doação à orfanatos ou instituição de crianças carentes?

6. Defina as brincadeiras
Não é toda gestante que gosta de pintar o rosto ou passar pelos famosos “trotes”. Veja com ela se as brincadeiras estão liberadas antes de causar alguma surpresa desagradável. Tente sentir a vibe da turma antes de sugerir os tais micos! Se a galera foi descontraída e entrar na onda, ótimo. Senão, melhor deixar as brincadeiras pra lá e apostar apenas numa boa conversa.

cha de bebe (9)

7. Escolha o tema da decoração
Esse momento pode ser bastante divertido, pois ideias é que não faltam para decorar um chá de bebê. Você pode criar um varal de bodies de papel ou tecido (está super na moda!!), usar ursinhos de pelúcia, bonecas, cegonhas, chupetas, docinhos… que tal? E se não tiver um tema em mente, aposte nas cores da decoração: rosa e marrom, lilás, azul e branco…ou apenas um branquinho mais clássico de o sexo do bebê for revelado lá, na hora.

cha de bebe (4)

8. Envie o convite
Agora é a hora de enviar os convites! Tenha em mente que eles precisem ser entregues com antecedência para que os convidados possam se programar com bastante tranquilidade.

Muita gente tem optado pelo convite virtual, uma forma bem prática de economizar tempo e dinheiro. Só certifique-se de mandar alguns convites em papel para o pessoal mais velho que não domina a internet, ou para aqueles mais avoados que você sabe que passam dias sem checar o e-mail.

No convite, lembre-se de colocar o nome do convidado/convidados, data e horário, local e a sugestão de presente que cada um deve levar.

9. Decore o ambiente com capricho
Vamos colocar a criatividade em prática? Use bexigas, enfeites, docinhos, mesas, toalhas, fotos da gestante e do futuro quarto do bebê… vai ficar lindo. O bolo pode ser de fralda, cenográfico ou de verdade. Os docinhos podem ser temáticos ou tradicionais, como beijinho e brigadeiro. Lembrancinhas são mimos interessantes, mas não obrigatórios. Vale apostar nos cremes para mãos, difusor de ambiente, álcool gel, conjunto de velas… na internet mesmo você encontra várias ideias. Seus convidados vão adorar!!

cha de bebe (11)

10. Organize tudo um dia antes
Tudo definido, agora é só organizar todo o local. Separe uma área para deixar os presentes que não devem ser abertos na hora – a não ser que você opte pelo jogo onde a gestante deve adivinhar quem deu o que. Caso contrário, tenha etiquetas e uma caneta para o nome de quem trouxe cada pacote. Escolha uma organizadora para recepcionar o convidado e deixe a gestante curta o dia que foi feito especialmente pra ela. Qualquer problema que surgir deve ser resolvido pela equipe organizadora. A ela só cabe aproveitar cada momento!

cha de bebe (1)

Dicas anotadas?

Bjs e boa festa,
Fabi Scaranzi