Fechar
Fabiana Scaranzi
Menu
 1320
Como reagir a um feedback negativo no trabalho
Aprenda como encarar as críticas como forma de crescimento profissional e impeça que o feedback negativo sabote seu sucesso na carreira

critica

Em algum momento das nossas carreiras, todos recebemos comentários sobre a nossa performance – alguns positivos, outros nem tanto… é normal! E, embora o feedback negativo tenha a missão de nos fazer melhorar e corrigir nossos erros, se não for encarado de maneira produtiva e racional, pode colocar tudo a perder.

Foi criticada pelo chefe, colegas de trabalho ou clientes? Calma! Abaixo te ensino cinco dicas práticas para que até mesmo os comentários mais difíceis sejam uma alavanca para impulsionar você até o topo do sucesso. Aprenda já!

1. Perca o medo do feedback
O feedback é a principal via para o crescimento profissional. No entanto, descobrir que precisamos melhorar em alguns aspectos pode ser uma grande surpresa. Não é à toa que a nossa primeira reação é nos defendermos. Entretanto, para absorver o melhor das críticas negativas e mostrar que você está disposta a mudar, dê respostas como: “Eu gostaria de saber o que devo fazer para melhorar esse meu lado” e, então, peça ajuda. Uma vez que você mostra que está consciente das suas ações e pronta para resolver o que não é bem visto, você demonstra humildade – qualidade de todo profissional bem-sucedido!

2. Pare de lutar contra os fatos
Difícil ouvir uma crítica e não sentir vontade de argumentar, né? O problema é que essa necessidade de se fazer de vítima pode manchar sua imagem na empresa, além de desperdiçar tempo, recursos e energia – sua e dos outros.

Ao invés de rebater o feedback negativo com unhas e dentes, aprenda a absorver os conselhos do seu gestor e aceite a realidade: ninguém é perfeito e, mesmo depois de anos numa mesma profissão, é preciso melhorar nosso desempenho e reconstruir nossa credibilidade.

3. Concentre-se em você mesmo
Trabalhe ao máximo para se manter concentrada apenas nas suas ações, ideias e escolhas. Resista à necessidade de apontar como os outros estavam envolvidos no desfecho dos seus erros ou como a culpa pela sua falha vem lá de fora – o trânsito, a chuva, o despertador que não tocou… Você só vai aprender a real lição do feedback negativo quando parar de se concentrar nos outros ou inventar desculpas para os seus erros.

Resultado de imagem para women at work

4. Reflita sobre a situação
Vale a pena encarar as críticas negativas por um olhar otimista. Sempre que receber uma avaliação ruim, procure identificar três razões positivas para você dar esse “recuo” na carreira. Já parou pra pensar que muitas vezes é preciso dar um passo para trás, para então dar dois à frente? Quem sabe tudo o que você precisa para chegar ao topo é se reinventar, criar estratégias diferentes e mudar seu plano de ação? Sair da zona de conforto pode gerar resultados bem positivos!

5. Corra atrás de novos resultados e aprenda sua lição
Diante de um feedback negativo, muitos profissionais preferem se apegar a sua versão da realidade, justificando suas respostas e ações, sem aceitar as críticas recebidas. Se você prefere estar certa, tenha em mente de que você está abrindo mão de ótimos resultados e aprendizados valiosos. Agora, se você decidir buscar a evolução profissional, vai saber encarar as críticas como uma forma de aprendizagem. Comece se responsabilizando pela situação. Explique o porquê das decisões tomadas, mas não se faça de vítima. Reconheça que não escolheu o melhor caminho e mostre que aprendeu a lição. Comprometa-se a fazer diferente e produzir melhores resultados no futuro.

Ah, e não tenha vergonha de assumir que não saberia fazer diferente e que precisa de ajuda dos colegas ou do seu gestor para mudar o que é necessário ou para aprender o que é solicitado. Vocês são um time, lembra? Com certeza sua equipe tem muito o que aprender com você também!

Bjs,
Fabi Scaranzi

 


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
APP VIVO MULHER
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação