Menu
 1383
Aprenda técnica mindfulness para lidar melhor com suas emoções
Pesquisa americana comprovou que técnica mindfulness é capaz de controlar sensações negativas e diminuir crises de estresse e ansiedade

fabi mindfulness

Já ouviu falar da técnica mindfulness? Essa espécie de medição que propõe focar nossa concentração, sentimentos e sentidos totalmente no presente vem ganhando fãs no mundo todo. Pra mim, que sempre fui mais acelerada, funciona muito bem!

Pesquisas mostram que ela é capaz de aliviar crises de estresse e ansiedade e até auxiliar na perda de peso. Bom, né?! E as vantagens não param por aí, viu?! Segundo um estudo da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, publicado no periódico Frontiers in Human Neuroscience, a técnica minfulness também é fundamental para quem precisa controlar suas emoções.

Entenda como funcionou o estudo
Segundo os pesquisadores, o objetivo do estudo era entender se qualquer um pode se beneficiar com a técnica mindfulness, mesmo quem não tem o costume de praticá-la. Para isso, foram recrutados 68 participantes divididos em duas turmas: um grupo ouviu áudios de 18 minutos que levavam à meditação e o outro grupo escutou aulas de língua estrangeira. Logo em seguida, foram apresentadas aos voluntários fotos perturbadoras (como corpos cobertos de sangue), enquanto a atividade cerebral deles era monitorada.

De olho nos resultados
Após avaliação, os resultaram mostraram que aqueles que meditaram apresentaram níveis de regulação emocional parecidos aos de pessoas que praticam a mindfulness. O que isso significa? Que eles conseguiram recuperar suas emoções mais rapidamente, abafando os pensamentos negativos. “Nossos achados não apenas revelam que a meditação melhora a saúde emocional, mas também que as pessoas podem obter esses benefícios independentemente de suas habilidades”, diz Yanli Lin, líder da investigação.

Porém, não se domina a técnica mindfulness de uma hora para outra. Pelo contrário: é preciso ir devagar. Segundo os pesquisadores, quem ainda não tem prática, deve começar apenas com exercícios de meditação. “Para as pessoas que não são naturalmente ‘mindful’ e nunca meditaram, forçar-se a fazer isso a qualquer momento não funciona. É melhor começar a meditar por 20 minutos”, aconselha Lin.

fabi mindfulness 2

Passo a passo da técnica mindfulness
Pratica meditação e está pronta para testar essa técnica diferente? Aprenda já como fazer!

– 1º passo: Tire um tempo pra você!
Reserve de 10 a 20 minutos por dia para praticar a técnica mindfulness. O ambiente deve ser arejado, com iluminação ambiente e livre de barulhos e distrações.

– 2º passo: Trabalhe a respiração!
Seja em pé ou sentada, se posicione de forma confortável e respire naturalmente. Ao relaxar, procure focar as sensações do seu estômago, peito ou narinas. Sentiu que sua mente se distraiu? Sem problemas! Recomece trazendo a atenção de volta à respiração.

– 3º passo: Use o que você tem!
Agora é que vem o grande diferencial da técnica mindfulness: tentar levar a consciência do aqui e agora para cada atividade do dia. Quer um exemplo?! Na hora em que você for lavar a louça do jantar, não veja a atividade como uma obrigação. Procure reparar na temperatura da água, no movimento das suas mãos, na forma como se corpo reage ao entrar em contado com a louça… Vai escovar os dentes? Foque-se em como as cerdas da escova tocam a sua gengiva… Parece esquisito, né?! Mas absorver os cinco sentidos das situações vividas no presente vão te ajudar a controlar suas emoções e se focar apenas nas sensações positivas. Pode apostar!

– 4º passo: Reconheça as possibilidades!
A mindfulness pode ser trabalhada em diferentes ocasiões, até mesmo no ambiente de trabalho. Levou uma bronca do seu chefe?! Pratique a consciência respiratória e então, mesmo no ápice do conflito, continue focando sua atenção na respiração, ao corpo e as suas emoções. Mantenha “no momento” ao invés de criar argumentos para contra-atacar. Assim, você vai absorver melhor as críticas, entender o que precisa ser mudado e vai evitar dizer algo que cause uma má impressão.

– 5º passo: Aprenda como parar!
Está se sentindo frustrada? Volte a primeira etapa e recomece o exercício de respiração. Procure observar o que está acontecendo não apenas dentro, mas também em volta de você. Só então continue com o que estava fazendo, mas agora com as suas emoções controladas. Assim você será capaz de encontrar outros recursos para responder ao estresse e, como consequência sofrerá cada vez menos de ansiedade, depressão, aumento de peso e insônia.

Viu só como a técnica mindfulness é poderosa?! Que tal tentar colocá-la em prática ainda hoje?!

Bjs,
Fabi Scaranzi


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DISSO
FAB PRODUÇÕES
BIOGRAFIA
PALESTRAS
horoscopo
  • Mulheres muito além do salto alto
  • Albert Einstein
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site por Design Ideal

Fabiana Scaranzi

Site feminino, com notícias, beleza, moda, saúde e bem-estar.

Coaching, Viagens, Vídeos, Como Fazer, Mundo Scaranzi

Por Fabiana Scaranzi

Miss Lily Comunicação