Conheça os benefícios da abóbora para o corpo e mente

Nesse friozinho uma sopa de abóbora vai bem! Além de saborosa, ela melhora nossa visão, espanta o mau humor e nos protege de doenças cardíacas!

1 1276

beneficios-da-abobora

Sabia que a abóbora ocupa um dos primeiros lugares na lista de vegetais com mais benefícios para a nossa saúde? Por isso, se você é daquelas que só lembra dela na hora de decorar sua casa para o Halloween, é melhor começar a rever seus hábitos. Quem sabe o consumo da abóbora não era o que faltava para blindar a saúde do seu corpo e mente, hein?

Pouca gente sabe, mas as sementes da abóbora também podem ser consumidas. Apesar de possuírem um alto teor de vitaminas, elas têm um sabor sutil e são uma opção gostosa e bem saudável para um lanchinho da tarde, tudo o que você precisa fazer é torra-las até ficarem bem douradas.

Já a polpa tem diversas finalidades! Você pode fazer sopas, guarnições, sobremesas… o bom da abóbora é que ela tem um sabor tão particular que te permite criar pratos dos mais sofisticados aos mais simples, tudo depende do seu estilo e paladar. Interessada em saber todos os benefícios desse vegetal? Dá uma olhada abaixo!

Abóbora e a saúde
Fonte rica de vitamina A, C e E, a abóbora tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias tanto na polpa, quanto nas sementes. Graças a forte presença de ácidos graxos monoinsaturados (semelhantes aos do azeite de oliva), o consumo diário de abóbora reduz os níveis de colesterol ruim e triglicérides.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nutrição, a abóbora também ajuda a diminuir a pressão sanguínea e seu alto teor de fibras fortalece o trabalho intestinal. E pra quem adora unir saúde e beleza, mais um boa notícia: as vitaminas presentes no vegetal ajudam a combater o envelhecimento precoce da pele, aumentando a força e o viço dos cabelo, das unhas e até dos dentes. Bom, né?

Horizontal image of pumpkin seeds with copy-space

Abóbora e seus vários benefícios

– Melhora a visão: a grande concentração de betacaroteno presente na abóbora, quando ingerida, se converte em vitamina A – um antioxidante natural que trabalha na manutenção da integridade da nossa pele e na qualidade da visão. A presença também da zeaxantina, elemento capaz de filtrar os raios ultravioletas na retina dos olhos, atua como antioxidante no envelhecimento dos músculos oculares.

– Previne doenças cardíacas: seu alto teor de vitaminas A e C, além de fibra, magnésio e potássio ajudam a reduzir os efeitos do sódio ingerido diariamente, melhorando quadros de quem sofre de hipertensão. O consumo da abóbora também está associado a um menor risco de AVC, ao relaxamento dos vasos sanguíneos e a prevenção do acúmulo de gorduras nas paredes, evitando o entupimento das veias.

– Fortalece o sistema imunológico: o zinco é responsável por proteger e combater um número grande de doenças que podem se instalar no nosso organismo. Para blindar seu corpo de futuras doenças, o Instituto Nacional de Saúde recomenda a ingestão de 8 mg de zinco por dia para uma mulher adulta e 100 g de sementes de abóbora possuem 10 mg. Que tal?

– Ajuda a perder peso: nutricionistas incluem a abóbora na dieta de quem precisa perder peso já que ela contém poucas calorias e ainda é rica em fibras. Sabia que uma xícara de abóbora possui três gramas de fibras, cerda de 50 calorias e nada de gordura? Como resultado, ela aumenta aquela sensação de saciedade mesmo comendo pouco e prolonga o processo de digestão, o que leva as pessoas a comerem menos.

– Ajuda no tratamento e prevenção do câncer de próstata: mais um motivo para incluir a abóbora na sua lista do supermercado. Já foi comprovado que os homens se preocupam bem menos com a saúde do que as mulheres, então uma saída é pôr na mesa da sua casa alimentos que ajudem a cuidar da saúde do marido “desligado”. No caso da abóbora, suas sementes contém compostos chamados fitoteróis que podem ajudar a diminuir o tamanho da próstata, se tomada em boas quantidades pelo menos três vezes por semana. Um estudo realizado pela Escola de Nutrição do Departamento de Saúde Pública de Harvard descobriu, inclusive, que o óleo extraído das sementes da abóbora tem alta concentração de zinco, o que contribui para a libido masculina e pode bloquear o crescimento prejudicial de células da próstata.

– Deixa você mais feliz: as propriedades das sementes de abóbora ainda têm o poder de melhorar seu humor naturalmente e são muito eficazes até mesmo no tratamento contra depressão. Quem sofre de insônia também deve incluir o vegetal na dieta já que o triptofano presente na mesma ajuda você a relaxar e ter uma boa noite de sono. Bora fazer uma boa sopa de abóbora para o jantar?

Bjs,
Fabi Scaranzi

*Fontes: Sociedade Brasileira de Nutrição e saudedicas.com.br