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Conheça os benefícios dos chás para a saúde
Basta um pouco de água quente, ervas, açúcar a gosto e voilá, seu chá está pronto! Conheça os benefícios dos chás para a saúde e sabe para que são indicados
Cup of green tea pouring close up shoot

(Imagem: Shutterstock)

Nesses dias gelados, tem coisa melhor do que um chá quentinho? Fáceis de rápidos de preparar, os chás, além de darem aquela sensação gostosa de aconchego, também trazem incontáveis benefícios à saúde, que vão desde a melhora do sono, até estimular o metabolismo, relaxar o corpo e auxiliar na perda de peso.

Quem garante é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com uma pesquisa realizada por eles, existem aproximadamente 60 espécies de plantas com propriedades terapêuticas que além de fazerem super bem à saúde, podem ser consumidas sem prescrição médica. Só é preciso tomar cuidado com a quantidade ingerida. Quem gosta de tomar chás todos os dias deve procurar um nutricionista para ter certeza de que consumir a mesma erva em excesso não causa nenhum mal ao organismo. O chá de alho, por exemplo, se consumido diariamente, com o tempo pode causar um certo desconforto gastrointestinal. Aí, não, né?

Chás: como tomar?
Há quem precisa com açúcar, outros, com leite, mas dizem – principalmente os ingleses – que o jeito certo de tomar chás é preparando-os por infusão. Para não errar na hora de fazer seu chazinho, junte a água fervente às ervas e mantenha a mistura ababada por três minutos. O mesmo vale para os chás preparados com sachês já prontos. Agora, se no seu chá tiver qualquer tipo de casca ou caule da planta, o melhor é ferver a água esses pedaços, de preferência de dois a cinco minutos.

O ideal é usar 50 gramas da erva escolhida (aproximadamente 1 colher de sopa) para cada 350 mil de água quente. A maioria deles não é preciso adoçar!

Muitos sabores, vários benefícios
Sabia que os chás têm muitas propriedades terapêuticas? Tudo depende da erva que você escolhe. Na hora da compra, primeiro é preciso se certificar de que as embalagens estão bem fechadas e que elas contêm o nome científico da planta e a data de validade. Agora, basta dar uma olhadinha abaixo para escolher a erva perfeita para anemizar problemas, como inchaço, pressão alta e até dores de estômago. Olha só!

Pra quem precisa de: antivirais
Faça chás de: alho, eucalipto, gengibre, limão, sabugueiro, salgueiro, alcaçuz e guaco
Porque fazem bem: essas ervas blindam o sistema imunológico, além de terem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Está resfriada? Aposte no chá de gengibre, já que ele dificulta o acesso do vírus às células.
Quanto tomar: recomenda-se uma xícara (chá) três vezes ao dia
Alerta vermelho: grávidas, lactantes e pessoas com problemas de gastrite devem consultar um especialista antes de incluir esse tipo de chá na rotina.

Para quem precisa de: uma boa noite de sono
Faça chás de: camomila, erva-cidreira, erva-doce, maracujá e alfazema.
Porque fazem bem: A propriedade calmante dessas ervas ajuda a combater a ansiedade, stress, insônia, irritação e agitação, além de relaxar o corpo e ajudar a regular o sono. A alfazema, inclusive, é ótima para o combate de enxaquecas.
Quanto tomar: uma xícara (chá) à noite, 20 minutos antes de dormir ou sempre que se sentir ansiosa ou estressada.
Alerta vermelho: não tem. Essas ervas estão liberadas. Oba!

Para quem precisa de: digestivos
Faça chás de: alecrim, boldo-do-chile, camomila, hortelã-pimenta, maçã, cáscara sagrada, espinheira-santa e carqueja.
Porque fazem bem: essas plantas são poderosas na hora de relaxar o trato gastrointestinal, por isso, em muitos casos são mais eficazes para o alívio de cólicas e dores abdominais do que muitos remédios. O alecrim, ainda gera a sensação de saciedade, por isso é muito recomendado em dietas.
Quanto tomar: uma xícara (chá) meia hora depois das três principais refeições do dia.
Alerta vermelho: não é indicado para lactantes, grávidas e quem sofre de pressão baixa.

Para quem precisa de: diuréticos
Faça chás de: cavalinha, dente-de-leão, cano-do-brejo, bardana e quebra-pedra, chapéu-de-couro.
Porque fazem bem: além de atuarem diretamente na desintoxicação do organismo e no tratamento de infecções urinárias, essas ervas estimulam o bom funcionamento dos rins, incentivando a eliminação da urina, diminuindo o inchaço do corpo.
Quanto tomar: três xícaras (chá) por dia, de manhã, à tarde e à noite.
Alerta vermelho: grávidas, pessoas com pressão baixa e com insuficiência renal ou cardíaca devem passar por um especialista antes de ingerir esse tipo de erva.

Para quem precisa de: termogênicos
Faça chás de: canela, gengibre, cravo-da-índia, chá verde, hibisco e laranja-amarga.
Porque fazem bem: elas aceleram a transformação da glicose e da gordura em energia, aumentando a queima de calorias e ajudando no processo de emagrecimento.
Quanto tomar: uma xícara (chá) no máximo quatro vezes por dia.
Alerta vermelho: contraindicados para grávidas e cardíacos.

E aí, qual chazinho é perfeito pra você?

Bjs,
Fabi Scaranzi


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