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7 dicas de saúde para quem trabalha horas em frente ao computador
Se você faz parte do time que trabalha horas em frente ao computador, veja minhas dicas para blindar a saúde do corpo e mente, além de aumentar o foco, a memória e a concentração

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Se você é como eu e passa horas trabalhando em frente ao computador já deve ter percebido que alguns cuidados são fundamentais para manter a saúde a boa forma. Passar o dia sentada de olho em tablets, notebooks, computadores e celulares pode aumentar nosso peso, estresse mental, problemas de visão, coluna e até vascular.

Confira já minhas sete dicas para trabalhar horas em frente ao computador sem deixar que seu corpo e mente sofra as consequências.

1. Tenha disciplina
Se você passa grande parte do seu dia sentada em frente ao computador, é preciso ser organizada com o seu cronograma. Todos os seus compromissos devem ter hora certa, inclusive as pausas. Já ouviu falar no método pomodoro? Ele melhora seu foco e concentração e te força a fazer paradas a cada meia hora, não apenas para desestressar a mente, mas também para esticar as costas e aliviar a tensão dos ombros e pescoço.

2. Faça uma caminhada todos os dias
Se não for possível fazer o exercício logo de manhã, que tal usar a pausa do almoço para movimentar o corpo? Uma caminhada de 15 minutos já é o suficiente para melhorar a saúde do seu coração, sistema respiratório, circulação (impedindo o surgimento de dores e vasinhos nas pernas!), além de te ajudar a queimar calorias diariamente. Oba!

3. Acerte na compra da cadeira
Parece besteira, né, mas a escolha de uma boa cadeira vai determinar se você vai ter problemas de postura no futuro. Ao passar horas em frente ao computador você corre o risco de desenvolver hérnia de disco, problemas no nervo ciático, torcicolo e tensão nos ombros. Por isso, além de ser confortável, ela deve ser apropriada para a mesa em que você trabalha – seus olhos devem ficar sempre na linha da tela do seu notebook.

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(Imagem: Shutterstock)

4. Dê um descanso para o seu cérebro
Durante horas no escritório nosso cérebro é o que mais trabalha, por isso é fundamental fazer uma pausa mental. Além de se alimentar bem, exercícios de meditação e respiração podem ajudar a recarregar as energias e dar um up no seu foco, memória e concentração. E atenção: nessas horas de descanso, nada de ficar no celular ou tablet, hein? A ideia é fazer um detox digital total!

5. Relaxe por 10 minutos
Até mesmo 10 minutos de ioga todos os dias podem ajudar a fazer maravilhas para quem trabalha horas em frente ao computador. Exercícios simples de respiração são uma boa pedida uma vez que podem ser realizados ali mesmo na sua mesa. Que tal? Você vai se sentir muito mais descansada e pronta para os próximos compromissos.

6. Não se esqueça da saúde dos seus olhos
Ficas sentada o dia inteiro com os olhos em frente ao computador pode fazer um mal danado à saúde da nossa visão. Sabia que a luz azul pode levar a secura dos olhos, dores de cabeça frequentes e até degeneração macular – doença que leva a perda da visão? Então, minha dica é aproveitar os momentos de pausa para fechar os olhos ou olhar pela janela, apreciar um quadro ou simplesmente dispersar a visão ao redor do escritório. O que importa é dar um “respiro” aos olhos, lembrando sempre de piscar várias vezes a fim de lubrificar a retina.

7. Massageie mãos e pulsos
Para quem trabalha horas em frente ao computador, com o tempo é natural desenvolver problemas de saúde como LER – lesão por esforço repetitivo. A cada meia hora teclando, faça movimentos circulares com o pulso (um pouco para direita, depois para a esquerda) e, em seguida, pressione sem fazer muita força a palma da mão e extensão dos dedos com o polegar e indicador da mão contrária. A massagem vai te ajudar a prevenir dores e incômodos.

Dicas anotadas?

Bjs,
Fabi Scaranzi


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