Menu
 724
Dicas para usar seu 13º salário com sabedoria
Em dúvida do que fazer com o seu 13º salário? Veja como quitar dívidas, investir e até poupar para começar 2018 com as finanças em dia!

dinheiro

O ano passou voando! Dezembro chegou e com ele, muitas de nós recebemos o tão esperado 13º salário. Não dá pra negar que ele faz uma diferença enorme no orçamento, né? Esse dinheirinho extra ajuda (e muito!) quem está com contas atrasadas ou com o orçamento apertado.

Mas, antes de sair gastando seu 13º salário sem pensar duas vezes, é importante lembrar que essa grana é fundamental para cobrir todos aqueles gastos de começo de ano –  IPTU, IPVA, matrícula da escola das crianças… – e começar 2018 com as finanças em dia.

Se você tem um orçamento bem regradinho e pode aproveitar o 13º salário para curtir as férias, ou comprar um vestido incrível para a festa da virada, maravilha. Agora, se você faz parte do time que precisa desse dinheiro para organizar a vida financeira, dá uma olhada nessas dicas que eu separei pra você.

1. Liste suas prioridades. Não é só porque o 13º salário é um dinheiro extra que você pode gastá-lo impulsivamente. Faça uma lista com todas as contas e boletos que precisam ser quitadas imediatamente e só então acrescente os gastos com prazer. Assim fica mais fácil saber onde investir primeiro.

2. Pague suas dívidas. Use esse dinheiro extra para quitar contas em aberto, cheque especial, empréstimos e cartão de crédito. Priorize aquelas com maiores taxas de juros.

3. Reserve uma quantia para as contas de início de ano. IPTU, IPVA, matrícula e material escolar… tudo isso gera um gasto e tanto entre janeiro e fevereiro. Por isso, vale a pena guardar nem que seja uma parcela do seu 13º salário para quitar esses gastos sem gerar crises no orçamento.

4. Negocie parcelas. Agora que você recebeu uma grana extra, tente abater prestações de financiamentos e empréstimos e, se possível, peça por descontos.

5. Crie uma reserva financeira. Não tem jeito, poupar ainda é a melhor solução para garantir comodidade e segurança diante de uma crise ou emergência.

6. Faça seu dinheiro render. Agora que você já montou sua reserva, invista uma outra parte do seu 13º salário em modalidades de aplicações pertinentes ao seu perfil. Se necessário, peça ajuda ao seu gerente no banco.

dinheiro2

7. Pense a longo prazo. Que tal investir em uma previdência privada? Além de ser uma opção de aposentadoria mais confortável, você já deixa seu futuro garantido e monta o tão famoso “pé de meia”.

8. Estude. Cursos, seminários e workshops nem sempre são baratos, mas seus benefícios valem a pena. Se suas contas permitirem e ainda sobrar um pouco do seu 13º salário, invista em educação e aprimore seu desenvolvimento pessoal e profissional. Quanto mais capacitada você for, melhor!

9. Gaste com consciência. Junto com o fim de ano vem uma lista enorme de gastos: presentes de Natal, ingredientes para a ceia, festa de fim de ano, viagem… Para não gastar seu dinheiro extra sem planejamento, faça uma lista de tudo o que é imprescindível comprar e estabeleça um teto de gastos (inclusive para o valor dos presentes). Assim fica bem mais fácil andar na linha e não exagerar.

10. Viaje. Sobrou dinheiro? Aproveite para procurar pacotes com descontos e organize uma viagem inesquecível. Vale até curtir um Réveillon mais sossegado e reservar essa renda extra para um Carnaval bem animado com toda a turma. Que tal?

Dicas anotadas? Lembre-se: dinheiro não aceita desaforo! Seu uso organizado e consciente ainda é a melhor estratégia para manter as contas sempre no azul.

Bjs,
Fabi Scaranzi

BIOGRAFIA
PALESTRAS
FAB PRODUÇÕES
APP VIVO MULHER
Stay Connected
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily