Menu
 700
Pensando em expandir seu negócio? Veja quais cuidados tomar!
Preparada para expandir seu negócio? Veja quais questões considerar antes de colocar a mão na massa e investir num novo estabelecimento

expandir negócio

Expandir seu negócio é sempre um desafio, por isso, não estranhe se sentir aquele friozinho na barriga. Abrir uma loja nova, assumir novos clientes ou buscar diferentes maneiras de aumentar a produtividade geralmente causa um pouco de pressão. Entretanto, se pensada cuidadosamente, essa expansão tem tudo pra ser um sucesso.

Antes de colocar a mão na massa, tenha em mente que para expandir seu negócio é preciso muito planejamento. Aliás, seguir algumas etapas é fundamental para não colocar os pés pelas mãos e sair no prejuízo. Por isso, nada de se jogar de cabeça e arriscar perder todo o seu investimento. Da uma olhada nessas quatro questões básicas para avaliar antes de tomar qualquer decisão.

Você pode cobrir o negócio que já possui?
Administrar uma empresa que gere milhões é o sonho de qualquer empreendedor. Entretanto, nenhum empresário bem-sucedido conseguiu alcançar essa marca “mordendo mais do que é possível mastigar”. Se você está pensando em expandir seu negócio, certifique-se primeiro se você é capaz de assumir novos trabalhos. Se você e a sua equipe ainda lutam todos os meses para manter o saldo no azul, talvez esse não seja o momento de abraçar projetos adicionais. Ao embarcar na expansão, é preciso levar em conta todos os recursos adicionais que terá que assumir para cobrir o negócio que já possui.

Você pode pagar por essa expansão?
Se você é proprietária de uma empresa, já deve ter percebido que o ditado “gastar dinheiro para ganhar dinheiro” é verdade. O mesmo se aplica na hora de expandir seu negócio. Embora uma expansão seja capaz de gerar mais dinheiro para o seu negócio, esse lucro não será imediato. Você precisa se preparar para fazer um investimento que inclui desde abertura de numa nova localização, até a contratação de uma nova equipe e serviço de marketing para promover seu estabelecimento. Já imaginou quantas contas a mais vão surgir no final do mês?

Portanto, verifique sua planilha de gastos antes de tomar qualquer decisão. Se no momento sua empresa não é rentável ou se você ainda não tem o dinheiro que precisa, talvez seja melhor tirar o pé do acelerador por enquanto.

Seus concorrentes já expandiram?
Parece estranho, mas no mundo nos negócios é possível aprender (e muito!) com os concorrentes. Uma vez que vocês compartilham o mesmo público-alvo, provavelmente usam técnicas similares para atrair a atenção dos melhores clientes. Isso significa que você não só pode, como deve usar as falhas e sucessos do outro para determinar o que vale, ou não, ser colocado em prática.

Outro ponto que é preciso levar em conta é que, se seus concorrentes já expandiram, talvez não haja mais espaço para você no mercado de trabalho se continuar focada numa mesma ideia. Aí, talvez seja a hora de se reinventar e tentar criar um diferencial que justifique a sua presença nesse seguimento e principalmente, que te garanta novos clientes.

Você e sua equipe estão prontos para o desafio?
Mesmo que você tenha o capital necessário, o tempo e o espaço para expandir seu negócio, se não tiver motivação e a ajuda de uma equipe capacitada, dificilmente verá seu estabelecimento render bons lucros.

A expansão apresenta novos desafios que talvez você e sua equipe não tenham experimentados antes, por isso é preciso estarem preparados para enfrenta-los de frente se você quiser ser bem-sucedida. Como? Converse com seus funcionários antes de tomar a decisão de expandir e veja quem pretende estar ao seu lado nessa nova empreitada. Explique que a expansão significa uma carga maior de trabalho todos os dias, mas também um lucro maior e, num futuro próximo, um aumento de salário ou promoção.

Viu só como é importante levar todas as questões em consideração antes de assumir um novo negócio? Ao se fazer essas quatro perguntas, medir os prós e contras e se planejar, você vai se sentir mais segura para ir a diante ou esperar um pouco mais até o momento certo chegar.

Bjs e boa sorte,
Fabi Scaranzi

 

BIOGRAFIA
PALESTRAS
FAB PRODUÇÕES
APP VIVO MULHER
Stay Connected
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Fabiana Scaranzi
© Copyright 2017 - Fabiana Scaranzi. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily