Festas de fim de ano: cuidado com os exageros!

Como é difícil manter uma alimentação saudável durante as festas de fim de ano, né? Confira minhas dicas para não perder a linha nas ceias de Natal e Réveillon

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Tudo na vida exige preparação e organização, inclusive a dieta! Aliás, essa é a chave para se manter magra e saudável, mesmo durante as festas de fim de ano. Entretanto, só força de vontade não basta. Conversando com a nutricionista Daniela Cyrulin que indicasse algumas estratégias para quem quer precisa se manter no trilho, mesmo diante de banquetes tão deliciosos, com os de Natal e Réveillon. Espia só!

Lembre-se de seus objetivos
A primeira dica de Daniela é pensar sobre como você vai querer se sentir no dia seguinte das festas de fim de ano. “Se você quiser se sentir bem, sem aquela sensação pesada, fica menos propensa a ingerir alimentos que vão fazer você sabotar a dieta”, explica. Agora que você já estipulou suas metas, tente lembrar delas antes de cada refeição. Isso vai te manter no controle, com certeza.

Seja a anfitriã
Outra boa saída para se manter na linha durante as festas de fim de ano é sugerir que as comemorações sejam feitas na sua casa. Dá trabalho? Dá! Mas assim você terá a oportunidade de criar uma ceia com alimentos mais saudáveis e velhos conhecidos da sua dieta.

Fique na linha até o último minuto
Agora é a hora de medir o quão forte você é! Como é difícil resistir às tentações, né? “No dia da ceia de Natal e Réveillon, comece seu dia como faria em qualquer outro. Não pule refeições para economizar calorias”, explica a nutricionista. Coma um lanche a base de proteínas e gordura saudável uma hora antes da festa, como pepino com hommus ou um shake de proteína. O motivo? “Proteína e gordura ajudam a cortar o desespero por doces e dão a sensação de saciedade”.

Comece o jantar com escolhas espertas
Que tal abrir sua ceia com uma sopa, salada e até legumes frescos? Evitando aperitivos cheios de farinha refinada ou frituras fica mais fácil se manter na linha e tomar cuidado com os exageros. Uma sugestão da especialista? Levar você mesma um prato de entrada. Assim você garante que haja uma escolha mais saudável no cardápio.

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Evite ou limite o álcool
Além de reduzir suas inibições, o álcool pode leva-la a fazer más escolhas, principalmente nas festas de fim de ano. E vale lembrar que a maioria das bebidas alcoólicas são cheias de açúcar e calorias vazias, por isso, limite-se a uma ou duas taças, no máximo!

Por último: não se culpe!
“Se acontecer de você escorregar e perder o controle das calorias ingeridas, deixe a culpa para trás, afinal, ela é uma emoção tóxica que cria ainda mais danos”, sugere Daniela. Siga em frente e volte a sua rotina normal e saudável no dia seguinte, podendo até mesmo apostar numa dieta detox por alguns dias para limpar o organismo. Que tal?

Bjs e boas festas,
Fabi Scaranzi