Trabalha no computador? 9 dicas para se manter saudável e produtiva

Trabalhar o dia todo no computador tem suas desvantagens: o corpo fica parado, a vista cansada e, depois de algumas horas, manter o foco e a concentração é missão quase impossível! Abaixo, algumas dicas para se manter o rendimento no trabalho (e a saúde!) sempre em dia

0 1514

    destaque note

    Como é difícil manter a saúde, a boa forma e até mesmo a produtividade trabalhando sentada na frente do computador durante horas todos os dias, né? Eu, como jornalista, sei muito bem! Os olhos ardem, as costas doem e depois de algumas horas fica difícil manter o foco e a concentração. Entretanto, existem, sim, algumas atitudes bem práticas para você se manter saudável e produtiva todos os dias, mesmo trabalhando em frente ao computador diariamente.

    De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, ao ficarmos sentadas por muitas horas aumentamos nossas chances de doenças cardiovasculares, problemas metabólicos e até câncer. E o computador aumenta ainda mais os riscos à sua saúde, causando problemas de visão, enxaqueca, desequilíbrio no sono, distração e falta de produtividade.

    A solução? Nove dicas bem simples. É só seguir esses truques abaixo.

    1. Movimente-se já no começo do dia
    A falta de tempo e a rotina corrida não precisam ser um motivos pra você desistir dos exercícios físicos. Se você mora em apartamento, por exemplo, e vai de carro para o trabalho, que tal descer de elevador até o primeiro andar e ir até a garagem pelas escadas? Quem dá a dica é o site americano Everyday Health, especializado em pesquisas voltadas à saúde. Assim você não se cansa (nem fica suada!), e ainda exercita o corpo um pouquinho. O mesmo vale para quem pega o transporte público pra trabalhar. O segredo é descer uma ou duas paradas antes do seu destino e fazer o resto do caminho a pé.

    2. Santas escadas
    Quanto mais vezes você trocar os elevadores pelas escadas ao longo do dia, melhor! Parece óbvio e até mesmo inconveniente, né? Mas elas, além de trabalharem suas pernas e glúteos, melhoram seu sistema cardiovascular e tira sua mente do “automático”. Já notou como existem momentos do dia que nossa criatividade e produtividade vai lá pra baixo? Isso acontece porque nos condicionamos a fazer sempre as mesmas atividades em frente ao computador. As escadas são uma ótima forma de aliviar tensões, relaxar os músculos e tirar nossa mente do piloto automático. Pode apostar!

    3. Lanchinhos saudáveis sempre à mão
    Eu mesma já comentei aqui a importância de manter lanches saudáveis sempre à mão na mesa do escritório. Frutas, manteiga de amendoim e até mix de grãos vão dar a energia que você precisa para passar o dia inteiro cheia de gás e saúde. Afinal, só assim pra cumprir todos os compromissos da agenda, né?

    1

    4. Dê um descanso aos seus olhos
    A pesquisa revelou ainda é extremamente importante dar uma pausa de tempos em tempos aos seus olhos, principalmente se você trabalha no computador o dia inteiro. E não é preciso muito: quatro pausas de cinco minutos por dia é suficiente para relaxar a tensão muscular dos olhos, melhorar significativamente sua eficiência visual, melhor seu foco e concentração e ainda prevenir enxaquecas e problemas futuros de miopia ou astigmatismo.

    5. Beba mais água
    A dica é simples, mas infalível! Que é difícil tomar dois litros de água por dia, isso é, mas a quantidade é recomendada porque esses dois litros mantêm nosso organismo hidratado, equilibra nossa energia, melhora nosso humor e ajuda, principalmente a blindar nosso sistema imunológico, assim nosso corpo luta contra doenças como a gripe, cálculos renais e até problemas de artrite e reumatismo.

    6. Estica e puxa!
    Sorte a nossa que dá pra fazer alguns exercícios (principalmente de alongamento) pra gente fazer na mesa do trabalho. Ao movimentar os músculos das costas, pescoço, pés e joelhos você alivia tensões, melhora a circulação do sangue e relaxa o corpo para aguentar mais algumas hora em frente ao computador sempre precisar tomar um relaxante muscular quando chegar em casa.

    7. Substitua a cafeína
    Tem gente que não consegue passar um dia de trabalho sem café, afinal, a cafeína nos mantém “ligadas” e cheias de energia. Entretanto, suas consequências a longo prazo tendem a prejudicar nosso rendimento, mais do que ajudar. O excesso de cafeína está diretamente ligado a problemas de sono e você sabe como uma noite mal dormida reflete na nossa produtividade, né? A solução: mais café! Aí você acaba entrando nesse ciclo vicioso e se tornando totalmente dependente. Com o tempo, além de prejudicar seu rendimento no escritório, você vai apresentar problemas de úlcera e gastrointestinais. Minha dica é trocar o cafezinho por chás de ervas que tem esse mesmo poder: o de despertar e dar energia, sem maltratar o organismo.

    mac_java_coffee

    8. Lave as mãos
    Um artigo publicado no The Huffington Post provou que lavar as mãos com frequência no trabalho, além de manter um frasco de álcool gel sempre por perto, ajuda a manter sua área de trabalho sempre limpa. Sabia que nossa mesa no escritório tem mais bactérias do que um acento sanitário? Assustador, né? Aí fica fácil ficar doente! E basta um resfriado para o corpo ficar cansado e nossa produtividade cair drasticamente. O resultado: trabalho atrasado e serviço acumulado. Melhor se prevenir.

    9. Delivery inteligente
    Se sua rotina é tão corrida que não dá nem pra sair de frente do computador para relaxar na hora do almoço, recomendo que você procure por opções saudáveis de delivery. Pode esquecer os serviços de entrega de lanches, esfihas e até pizzas. Essas opções são rápidas e gostosas, é verdade, mas nosso corpo gasta o dobro de energia para queimar essa quantidade enorme de caloria, por isso que é tão normal se sentir “pesada” e cansada depois do almoço. Aí fica impossível mesmo se concentrar no trabalho e melhorar seu rendimento. A melhor opção é trazer pratos saudáveis de casa ou então encomendar sua comida de restaurantes naturais, com boas opções de saladas e grelhados. O sabor pode até não ser tããão gostoso, mas vai valer a pena e sua saúde agradece.

    Dicas anotadas?

    Bjs,
    Fabi Scaranzi